Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 27 de outubro de 2013

O importante é a Travessia



Reflexão: Pensando na vida e na morte...

A melhor maneira de ganhar a vida é produzir a vida. Produção em todos os sentidos. Afinal, qual é a tua obra? O que você e eu deixaremos quando tivermos partido deste mundo? Todos sabemos que vamos morrer, mas muitos não fazem nada a respeito. Nós temos o grande privilégio de pensar nisso, porque os outros animais não pensam.

A morte é um fato, nós precisamos é pensar na vida, nos preocuparmos com ela. Porque a vida é muito curta para ser pequena. Para muitos a vida é desperdiçada, e no final ela ficou banal, pequena, morna, superficial e fútil. O resultado depende das decisões, das atitudes e das ações de cada um.

Já se perguntou que falta você faria se não existisse? Para fazer falta você precisa ser importante. Mas, ser importante não é ser famoso. Há importantes que não são famosos, e há famosos que não têm importância nenhuma. Esta é uma frase que devia ser lida e pensada, principalmente, pelos arrogantes. Não esqueça que quando o jogo de xadrez acaba, tanto o rei quanto o peão vão para dentro da mesma caixinha. No nosso caso, algumas caixinhas mais vistosas outras mais comuns, mas todos acabaremos lá.

Na verdade, morrer é ser esquecido. Enquanto alguém pegar um objeto que lhe pertenceu, rir de algo que você fez ou uma lágrima rolar diante de uma lembrança, você não morreu. Você vai continuar a viver naquilo que você fez. Vida é o espaço entre o nascimento e a morte. Nascimento que não dependeu de você e morte que você não conseguirá evitar. E o importante está ali no meio, a travessia que você construiu entre estes dois extremos.

E, como dizia Guimarães Rosa: "O importante não é a saída ou a chegada, é a travessia."

E como sempre estamos sendo chamados a refletir sobre a realidade da vida, é importante lembrar que ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim. E, como a vida para ter sentido precisa ser uma construção coletiva, cabe aqui reproduzir aquele ditado africano que diz: "se quiser ir apenas rápido... vá sozinho, mas se quiser ir também longe, vá com alguém."

Disse o professor Mário Sergio Cortella, em uma palestra que o mesmo proferiu, que em seu túmulo gostaria que escrevessem: "eu não estou aqui". Você estará naquilo que fez.

Trecho de uma crônica de Elio Migliorança.

Amigos queridos,
Uma semana iluminada a todos!!!
Beijos com todo meu carinho e gratidão.
                                                            Ilca


30 comentários:

  1. É isso, a pessoa só morre de fato, quando nao deixa lembranças boas para a recordarmos e nem saudades para chorarmos.
    Um texto lindo!
    bjkas doces e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Bela escolha, Ilca! É preciso buscar o Conhecimento, sempre; é ele que nos prepara para a Travessia! Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ilca
    Que lindo texto. Precisamos viver intensamente, pedindo sempre a Deus sabedoria nas escolhas. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ilca
    Você é sempre bem vinda ao meu blog, pode visitar sempre, o seu cantinho também é muito acolhedor, estarei sempre por aqui. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  5. Uma bela reflexão sobre a importância da vida e como nós devemos vive-la servindo no bem que podemos produzir e que será a memória que deixaremos...uma boa lembrança de afeto.
    uma braço

    ResponderExcluir
  6. Uma linda,suave e doce reflexão para quem sabe o verdadeiro significado que tem a Vida...
    Um beijo amiga e fica com Deus
    anacosta

    ResponderExcluir
  7. Oi minha amiga querida...
    Sempre gosto de falar do tempo que Deus nos da de graça, precisamos usa-lo da melhor maneira possível, pois o ontem mesmo maravilhoso não tem como voltar atrás.
    Assim é a nossa caminhada o importante e deixarmos exemplos aqui essa é a nossa maior herança, para os que ficam é a malinha de boas ações.
    Todos nós somos um anjo de uma asa, mais só conseguimos voar se estivermos abraçados com alguém do nosso lado....
    Adorei a mensagem e sempre estou aprendendo..
    Bjss.. Uma semana com muita Luz junto com o Thiago..
    Te amo...

    ResponderExcluir
  8. Hola mi preciosa. me encanta llegar a tu blog y ser recibida por la sonrisa hermosa de Thais. me transmite muchas lindas. te pido disculpas por no haber venido a verte la semana pasada. No me sentía muy bien y no visité a ninguna de mis amigas, pero ahora ya estoy bien y aquí estoy para decirte que encontré muy linda la reflexión.
    Para dejarte un abrazo y desearte una linda semana. Amiga, necesito que me envíes tu dirección para hacerte llegar un saludo de navidad. (No pienses que es muy anticipado. En esta época del año el cartero demora mucho en llegar)
    mi correo es: viesmart@hotmail.com
    cuidate mucho, bss. Ö)

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga! a frase de Guimarães Rosa diz tudo.Beijo

    ResponderExcluir
  10. ¡Hola, Ilca!!!

    Nos dejas una buena reflexión! Y bueno... no se puede cambiar el pasado, pero si podemos rectificar pensar que nos equivocamos y comenzar de nuevo a dar firmes pasos , porque la vida es eso, es todo un mundo consecuencias, a veces entorpecidas que no reconocemos y más tarde se ven con más claridad. Siempre estaremos a tiempo si vivimos para rectificar.

    Ha sido un placer. Te dejo un beso y mi estima.
    Feliz semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ilka, a morte é um bom tema para refletirmos de como estamos vivendo. Em Eclesiaste 7:2 a Bíblia diz que "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração." Boa postagem para se pensar como está a nossa vida, pois só podemos viver uma vez. Parabéns pela postagem. Deus abençoe a sua vida. bjsss

    ResponderExcluir
  12. Bom dia minha flor!!!!!!!!!!
    No texto encontramos uma grande reflexão ,do qual nos caminha para seguir nosso caminho sempre a ver o lado da travessia...
    bjs de bom dia !

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Ilca.
    Bela reflexão.
    Dia a dia eu convivo com o risco de partir,logico que eu sei que pará morrer basta está vivo.não tenho medo,pelo contrario sei que o meu lugar está reservado rsrs.
    Mas a minha maior angustia é a certeza que sou útil, amada,vou deixar grande saudade nas pessoa do meu convivo,principalmente a minha filha,irma com problemas, e sobrinhos e isso é triste.
    Os médicos dizem que a minha situacao é grave, alguns idiotas deram tempo de vida,isso foi a 9 anos atras rsrs,nessa época aprendi a não pensar no futuro,mas pensar e respeitar a morte,ela nós fazem viver a vida de uma maneira mas justa,mas humana e de uma forma mas intensa.
    A morte para mim é um lembre-te.
    Aproveite a vida enquanto pode.
    Um ótimo dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga Ilka!
    Bela reflexão sobre a vida e a morte, penso que é sempre bom refeltirmos sobre isso, pois nos força a valorizar cada momento aqui, porque são únicos, porque não voltam,porque a vida é uma só!Bj
    Marly

    ResponderExcluir
  15. Oi Ilca,
    É um texto que nos leva à refletir, e refletir em algo que não gostamos de pensar, na morte, eu tenho essa dificuldade, mas hoje bem menos, mas o importante é fazer uma boa travessia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá llca,
    Quanta sabedoria nessa postagem.
    A morte é algo que precisamos estar consciente sobre ela.
    Cada minuto vivido aqui tem um valor enorme.Por isso refletir sobre a vida e morte é importante.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa tarde.

    Não te esqueça, o Sol, é reluzente para todos nós.
    Por isso, não deixe de ocupar um espaço que é somente seu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Gracias Ilca: Muy buenas moches, que tengas felices sueños.
    Un abrazo y mi estima siempre.
    Chauuuuu

    ResponderExcluir
  19. Ilca, querida, bela crônica! Somos o reflexo de nossas ações e nossa ações de hoje construirão nosso futuro, seja na matéria ou no espírito. Estaremos vivos na memória de nossos entes queridos, além de estarmos vivos no plano espiritual. Muita paz!

    ResponderExcluir
  20. Como sempre seus textos fortes para reflexão.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  21. É certo que ao partirmos para uma outra dimensão só terão importância os atos que aqui cometemos, e só seremos lembrados por aqueles que nos dignificaram como seres humanos, as palavras e gestos de bondade, de perdão, de amor, principalmente, ficarão marcados no coração daqueles que deixamos neste plano. Apenas isto ficará!
    Amiga, um texto para ler, reler e fazer as próprias reflexões.
    Fica meu carinho numa estrela brilhando entre sorrisos... aqueles que desejo estejam sempre iluminando seu lindo coração.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
  22. Pensieri profondi, sospesi tra speranza e realtà,

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Ilca.
    Nesse amanhecer,quero lhe desejar um més de novembro com muita paz, com a certeza que um dia vamos nós encontrar com todos os nossos amores.
    Que seja um lindo més para todos nós.
    Um ótimo final de semana.
    Que Deus lhe abençoei e lhe guarde.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Ilca, vim aqui te desejar um dia maravilhoso, mesmo em meio
    a tanta saudades. Mais saiba que Deus está contigo sempre. bjsss
    http://nal-pontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá amiga Ilca, uma reflexão linda para meditar e muito! Sempre uma bênção ler as suas meditações. O Senhor nosprepara para a Travesia. Hoje passo para lhe deixar um abraço e um beijinho muito carinhosos. Muita luz e paz no seu coração. Ailime

    ResponderExcluir
  27. Querida Ilca!
    Amo ler suas postagens, sempre nos traz ótimas reflexões.
    Realmente a vida é curta para ser pequena, pois dela nada levamos a não ser as boas ações que fizermos. Amo essa travessia entre o nascimento e a morte.
    Só desejo que Deus nos ensine atravessar esse tempo com sabedoria e discernimento seguindo sua palavra de forma leve e amorosa.
    Abraços! Boa noite e um amanhecer radiante pra ti.

    ResponderExcluir
  28. Sei que hoje deve ocorrer saudade,assim como acontece comigo,por isso tomei a liberdade de escrever-te essa mensagem .
    De santo Agostinho.
    “A morte não é nada.
    Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.
    Eu sou eu, vocês são vocês.
    O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.
    Me deem o nome
    que vocês sempre me deram,
    falem comigo
    como vocês sempre fizeram.
    Vocês continuam vivendo
    no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo
    no mundo do Criador.
    Não utilizem um tom solene
    ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.
    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.
    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra
    ou tristeza.
    A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas?
    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho…
    Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi.”
    Ilca com todo o carinho eu lhe desejo, Que Deus com sua infinita misericórdia te de muita paz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Ilca. O importante é a travessia! Nesse mundo material é buscar conhecimento para que possamos assim preparar para esse momento. È a volta para Deus! Más em quanto aqui estamos, procuremos fazer sempre o bem, vivendo com alegria e boas lembranças. Paz e todo carinho sempre! Viva com alegria! Não estamos sós. Bjos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  30. Pura verdade.....adoro os livros do Cortella, a vida deve ser feita a cada dia.
    Beijo Lusette.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...