Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Viver e Morrer


Duas certezas contraditórias que marcam nossa existência é o "viver é morrer" e o "morrer é viver".

Olhamos o mundo com a certeza da transitoriedade e, ao mesmo tempo, a fé na eternidade.
Se por um lado reconhecemos nossa finitude, o limite natural marcado pela existência breve, por outro lado fica a certeza de uma vida além desta, aberta para a eternidade contida numa promessa de vida, que nos faz ser mais do que seres definitivamente limitados.

Vemos o tempo ir embora com uma rapidez surpreendente. O tempo deixa suas marcas em experiências vividas; tristes ou felizes, ali estão elas, carimbadas em nosso Ser.
Vemos o tempo fugir escapando por entre os dedos e só percebemos quando o espelho denuncia as marcas deixadas pelo tempo.

Viver e morrer constitui duas faces de uma mesma realidade, a vida. Uma não existe sem a outra.

A morte é o limite da existência. É também o grande exercício da nossa fé. Ou cremos numa vida eterna que jamais se acabará ou de nada vale nossa fé.
É por isso que minha prece incessante é, há muito tempo, a mesma. Que possamos apenas crer, independente das circunstâncias, independente do sofrimento, independente da saudade. Que possamos crer cada vez mais em Deus, Criador e Senhor da nossa vida.

Que Ele, somente Ele tenha o domínio, o controle e a direção da nossa vida.
Que nossa vida possa ser inteiramente vivida num abandono total na fé e esperança, no reencontro com nossos entes amados que nos precederam na eternidade.

Que a saudade seja um alimento da nossa fé; uma força que nos impulsione a caminhar ao encontro de Jesus em seu Reino, onde não haverá mais dor, lágrimas e tristezas, mas uma eterna alegria ao lado daqueles que nesta vida foram mais do que vencedores e por isso já contemplam a face do Deus da Vida.

Texto de Regina Araújo

Meus queridos amigos,
Obrigada a todos pela força, pelo carinho e pelas boas energias que me transmitem.
Muita paz e luz!
Um beijo e um abraço muito carinhoso.
                                                          Ilca

18 comentários:

  1. Hola mi hermosa. Como bien dice el escrito, vivir y morir son dos caras de la misma realidad, por que nacimos para morir. La diferencia esta en que nos aferramos a la vida con todo lo que trae. Bueno, malo, dulce, amargo. Pero no estamos preparados para cuando llega la muerte. Y menos cuando parte alguien a quien amamos. no lo aceptamos. No sabemos vivir sin esa persona. La pena nos sobrepasa. pero Dios hizo todo tan bien, que nos da la posibilidad de volver a ponernos de pie, de volver a sonreír, de ir entendiendo el porqué de tantas cosas, de volver a vivir. el dolor es inmenso, pero nos acostumbramos a el por que en nuestro corazón sabemos que va a llegar el día en que vamos a volver a reunirnos con la persona que nos dejo y esta vez va a ser para siempre. Solo hay que vivir esperando que llegue el momento de ese tan ansiado reencuentro. Te dejo un abrazo grande. que tengas una semana bendecida y llena de luz. Cuidate mucho. Bss Ö)

    ResponderExcluir
  2. Pois é amiga Ilca, realmente, vida e morte é um tema que mexe com a gente. Por mais que a palavra morte nos assuste, ela é um fato concreto em nossas vidas, aliás, muitos dizem que é a certeza mais certa desta vida! Creio que se já estivéssemos em um estágio evolutivo mais adiantando conviveríamos melhor com a morte.
    Um abraço. Tenhas uma tarde de paz.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga querida...
    Sempre falo que a morte e a vida caminham juntas...
    Começamos, morrer na hora que nascemos e damos o primeiro suspiro infelizmente a nossa cultura e nem a nossa família, não nos prepara para a morte só para vida..
    A coisa mais certa da vida que um dia, não sabemos nem o dia nem a hora graças a DEUS, muitas vezes ela chega de mansinho, outras como um furação destruindo as nossas vidas e as famílias.
    Vamos viver a vida com muito amor e solidariedade sempre fazendo o melhor para si mesma e para o próximo..
    Vamos nos preparar para a sua chegada e que ela nos leve para aquele lugar maravilhoso, junto com os nossos entes queridos que partiram antes de nós.
    As suas postagens sempre são um grande aprendizado e uma reflexão para a vida e também para a morte...
    Bjss amiga com todo o meu carinho..
    Um abração para o filhote....
    Te amo...

    o


    ResponderExcluir
  4. A única certeza que temos é a da morte, por isso vamos aproveitar cada minuto de nossa preciosa vida!
    fazer valer a pena sempre! bjssss e belos dias!

    ResponderExcluir
  5. Um lindo texto que nos faz refletir sobre este binômio VIVER/MORRER, e viver sabendo desta transitoriedade que é a existência, e nos prepararmos da melhor maneira possível para quando a nossa hora chegar, para então descobrirmos que é neste momento que a verdadeira VIDA vai começar...
    Minha linda, deixo sorrisos e estrelas na tua semana, e que ela seja iluminada com as bênçãos do Pai no teu coração.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderExcluir
  6. Linda reflexão nos oferece esse texto! Obrigadão pelo carinho por lá! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Olá Ilca, uma reflexão linda tão bem ilustrada pela magnífica foto! Um tema que toca sempre os nossos corações. Que a Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo que por nós deu a Vida e pela Ressurreição nos liberou da morte e nos ofereceu uma Vida nova seja o motor para que acreditemos na vida eterna e no reencontro com os que partiram! Um grande beijinho com os meus desejos de muita paz no seu coração. Ailime

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga Ilca
    Um texto bastante reflexivo, colocando a gente em emoção, mas com fé, coragem e certezas alcançamos nossos caminhos se ele qual for


    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  9. Ola Ilca,
    sim, a vida eterna existe, eu acredito e voce tambem! :)
    Beijo grande, querida amiga.

    ResponderExcluir
  10. Viemos a este mundo para vivenciar as lições que nos prepararão para a vida verdadeira, em que nos reencontraremos com os queridos de nosso coração...ainda que devamos aproveitar e nos alegrar com estes momentos terrenos, com certeza eles são apenas a transição, como o trem que nos leva ao destino de casa. Quem deve se decepcionar quando o trem chega na estação do outro lado da vida, se desde que nele embarcamos, sabíamos que este momento chegaria?
    Deixamos para trás os que ainda não chegaram ao final de sua viagem, mas na Estação do Céu lenços que acenam nos mostrarão os rostos felizes dos que nos aguardaram por tanto tempo...
    Um grande abraço, feliz finalzinho da semana, Ilca!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela reflexão que nos obriga a pensar sobre temas tão fortes ...
    Deixo um beijinho amiga e obrigada pelas tuas visitas
    anacosta

    ResponderExcluir
  12. Boa noite amiga!
    Viver e morrer! Esta dualidade nos acompanha sempre...
    Li o seu texto com atenção e o tema exige muita reflexão.
    Acabo de vir de um funeral e sinto-me triste!
    Um abraço e bom fim de semana.
    M. Emília

    ResponderExcluir
  13. ¡Hola, Ilca!!!

    Nos dejas un interesante texto como siempre nos tienes acostumbrados: Es verdad que la muerte va siempre a nuestro lado, es nuestra sombra, son la vida y la muerte, dos amigas inseparables. llegan juntas al final de nuestros días, la muerte se lleva el alma al cielo, y el cuerpo que era polvo de la tierra, polvo se vuelve y, vuelve a ella.

    Gracias Ilca, ha sido un placer leer este texto.
    Te dejo mi gratitud mi estima y mi abrazo afectivo.
    Un beso, y se muy feliz.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ilca,
    A morte é a maior das nossas certezas, porem a vida eterna, só a fé nos faz acreditar, a ter essa esperança, as vezes tenho minhas duvidas, mas logo me esforço para acreditar, senão a vida perde todo o sentido.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  15. Amiga, não encontrando nova postagem, deixo estrelas no seu coração para iluminar essa criança que eu sei está guardadinha dentro de você. É ela quem vai trazer sorrisos ao seu rosto neste sábado de tão linda comemoração.
    Meu carinho e amizade, desejando que você seja sempre muito feliz,
    Helena

    ResponderExcluir
  16. Um belo texto, sem fénão se constrói nada e não se vive.

    ResponderExcluir
  17. BOA NOITE !!!!!!!!!!
    A REFLEXÃO É VALIOSA NAS PALAVRAS...
    A CRIANÇA QUE EXISTE EM MIM SAÚDA A CRIANÇA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ...
    FELIZ DIA DAS CRIANÇAS !!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...