Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 27 de outubro de 2013

O importante é a Travessia



Reflexão: Pensando na vida e na morte...

A melhor maneira de ganhar a vida é produzir a vida. Produção em todos os sentidos. Afinal, qual é a tua obra? O que você e eu deixaremos quando tivermos partido deste mundo? Todos sabemos que vamos morrer, mas muitos não fazem nada a respeito. Nós temos o grande privilégio de pensar nisso, porque os outros animais não pensam.

A morte é um fato, nós precisamos é pensar na vida, nos preocuparmos com ela. Porque a vida é muito curta para ser pequena. Para muitos a vida é desperdiçada, e no final ela ficou banal, pequena, morna, superficial e fútil. O resultado depende das decisões, das atitudes e das ações de cada um.

Já se perguntou que falta você faria se não existisse? Para fazer falta você precisa ser importante. Mas, ser importante não é ser famoso. Há importantes que não são famosos, e há famosos que não têm importância nenhuma. Esta é uma frase que devia ser lida e pensada, principalmente, pelos arrogantes. Não esqueça que quando o jogo de xadrez acaba, tanto o rei quanto o peão vão para dentro da mesma caixinha. No nosso caso, algumas caixinhas mais vistosas outras mais comuns, mas todos acabaremos lá.

Na verdade, morrer é ser esquecido. Enquanto alguém pegar um objeto que lhe pertenceu, rir de algo que você fez ou uma lágrima rolar diante de uma lembrança, você não morreu. Você vai continuar a viver naquilo que você fez. Vida é o espaço entre o nascimento e a morte. Nascimento que não dependeu de você e morte que você não conseguirá evitar. E o importante está ali no meio, a travessia que você construiu entre estes dois extremos.

E, como dizia Guimarães Rosa: "O importante não é a saída ou a chegada, é a travessia."

E como sempre estamos sendo chamados a refletir sobre a realidade da vida, é importante lembrar que ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas pode começar agora e fazer um novo fim. E, como a vida para ter sentido precisa ser uma construção coletiva, cabe aqui reproduzir aquele ditado africano que diz: "se quiser ir apenas rápido... vá sozinho, mas se quiser ir também longe, vá com alguém."

Disse o professor Mário Sergio Cortella, em uma palestra que o mesmo proferiu, que em seu túmulo gostaria que escrevessem: "eu não estou aqui". Você estará naquilo que fez.

Trecho de uma crônica de Elio Migliorança.

Amigos queridos,
Uma semana iluminada a todos!!!
Beijos com todo meu carinho e gratidão.
                                                            Ilca


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Que não nos falte fé e amor...


Que não nos faltem bons sentimentos.

Que nos falte egoísmo. Que nos sobre paciência.

Que sejamos capazes de enxergar algo bom em cada momento ruim que nos acontece.

Que não nos falte a esperança.

Que novos amigos cheguem.

Que os antigos sejam reencontrados.

Que cada caminho escolhido nos reserve boas surpresas.

Que cada sorriso de uma criança nos faça ter um bom dia e enxergar uma nova esperança.

Que cada um de nós saiba ouvir todo conselho dado por uma pessoa mais velha.

Que não nos falte vontade de sorrir.

Que sejamos leves.

Que sejamos livres de preconceitos.

Que nenhum  de nós se esqueça da força que possui.

Que não nos falte fé e amor.

Caio Fernando Abreu

Amigos queridos!
Que sua vida seja repleta de paz! Que o amor faça parte do seu dia a dia e que a fé seja sua companheira constante, é o que desejo a todos vocês.
Obrigada por visitarem meu espaço e pelos comentários carinhosos.
Beijos no coração.
                              Ilca

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tempo...


O tempo pode ser nosso aliado ou nosso maior algoz, tudo dependerá da forma como vamos lidar com ele. Não adianta lutarmos contra o tempo e devemos entender que o passar das horas nos leva a uma profunda reflexão sobre quem somos e para onde desejamos prosseguir. Mesmo que em determinados momentos de nossa vida desejemos parar e dar um basta em tudo, por revolta ou apenas por comodismo, não devemos esquecer que o tempo prossegue nos levando de encontro ao nosso destino mesmo contra nossa vontade.

Não há nada que possamos fazer para que o tempo volte atrás e, desta forma, só nos resta aproveitar cada minuto que temos a favor de nosso crescimento intelectual e espiritual, para que não sejamos engolidos pela inércia. Não podemos deixar que aquela sensação de incapacidade tome conta de nossa alma perante os desafios impostos pela nossa necessidade de amadurecimento, pois desta forma o tempo se tornará um medicamento muito amargo a nos acompanhar.

Perante as grandes tragédias que abalam a nossa jornada terrena, devemos compreender que temos a opção de nos sentar à beira do caminho e chorar nossas derrotas e nossas perdas ou quem sabe enxugar as lágrimas e entender que tudo o que acontece, de certa forma, está escrito e faz parte de um plano maior, onde o grande Criador está tentando nos ensinar que, independente de nossa escolha, o tempo não será paralisado simplesmente para aguardar nossa decisão.

Se decidirmos por uma vida repleta de sofrimento e autoflagelação, certamente, o tempo será nosso maior inimigo, nos lembrando a cada segundo que somos incapazes de lidar com as provações impostas naturalmente em nosso caminho e devemos aprender a olhar para aqueles que nos cercam, pois todos os nossos irmãos de jornada também são merecedores de dificuldades e aflições em sua caminhada.

Portanto, quando for surpreendido pelas difíceis provações, cure suas feridas e siga em frente sempre, pois nossa caminhada rumo à verdadeira sabedoria necessita de força, resignação e coragem e, somente assim, o tempo será nosso aliado e nosso melhor amigo, nos lembrando que muitas oportunidades postas em nossa jornada são únicas, e repletas de mensagens a serem decifradas pela nossa alma.

Por Affonso Celso Gonçalves Jr.

Meus amigos queridos,
Tenham uma semana maravilhosa!
Abraços com carinho e muita paz!!!
                                                      Ilca 
 

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Viver e Morrer


Duas certezas contraditórias que marcam nossa existência é o "viver é morrer" e o "morrer é viver".

Olhamos o mundo com a certeza da transitoriedade e, ao mesmo tempo, a fé na eternidade.
Se por um lado reconhecemos nossa finitude, o limite natural marcado pela existência breve, por outro lado fica a certeza de uma vida além desta, aberta para a eternidade contida numa promessa de vida, que nos faz ser mais do que seres definitivamente limitados.

Vemos o tempo ir embora com uma rapidez surpreendente. O tempo deixa suas marcas em experiências vividas; tristes ou felizes, ali estão elas, carimbadas em nosso Ser.
Vemos o tempo fugir escapando por entre os dedos e só percebemos quando o espelho denuncia as marcas deixadas pelo tempo.

Viver e morrer constitui duas faces de uma mesma realidade, a vida. Uma não existe sem a outra.

A morte é o limite da existência. É também o grande exercício da nossa fé. Ou cremos numa vida eterna que jamais se acabará ou de nada vale nossa fé.
É por isso que minha prece incessante é, há muito tempo, a mesma. Que possamos apenas crer, independente das circunstâncias, independente do sofrimento, independente da saudade. Que possamos crer cada vez mais em Deus, Criador e Senhor da nossa vida.

Que Ele, somente Ele tenha o domínio, o controle e a direção da nossa vida.
Que nossa vida possa ser inteiramente vivida num abandono total na fé e esperança, no reencontro com nossos entes amados que nos precederam na eternidade.

Que a saudade seja um alimento da nossa fé; uma força que nos impulsione a caminhar ao encontro de Jesus em seu Reino, onde não haverá mais dor, lágrimas e tristezas, mas uma eterna alegria ao lado daqueles que nesta vida foram mais do que vencedores e por isso já contemplam a face do Deus da Vida.

Texto de Regina Araújo

Meus queridos amigos,
Obrigada a todos pela força, pelo carinho e pelas boas energias que me transmitem.
Muita paz e luz!
Um beijo e um abraço muito carinhoso.
                                                          Ilca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...