A cada outono, certas plantas e árvores preparam-se para um repouso necessário e vital à sua vida e continuação.
Algumas espécies de árvores matizam-se de várias cores num maravilhoso contraste entre a melancolia e a beleza extrema.
Depois, uma a uma, as folhas caem, como lágrimas, até que as árvores nuas e cruas, abram os braços ao inverno e esperem, pacientemente, a primavera, que restaurará cada folha caída.
Por que para nós seria diferente? Por que não perder antes de reencontrar... por que não as lágrimas... por que não dias áridos, frios e secos! E por que não a esperança de que a primavera volte? Pois, creiam, ela volta sempre!
Talvez nos julguemos bons demais para receber o sofrimento, como se ele fosse sempre símbolo de castigo e não algo necessário ao nosso crescimento.
As folhas caem e as árvores parecem assim tão desprotegidas, tão solitárias... e eu me pergunto o que faz com que sobrevivam.
Elas entendem que esse período é necessário à sua renovação. Elas aceitam, doam-se, esperam e recebem de volta, no tempo oportuno.
Assim somos nós com todas as perdas que sofremos, com as lágrimas que escorrem e salgam nossa boca, com o tempo que parece interminável ou as noites longas demais.
Tanto que não entendemos e não aceitamos o sofrimento, ele se prolongará. Tanto que não vemos isso como uma fase, apenas uma fase, a ferida estará aberta e sangrará.
Não aceitar o outono e negar o inverno não faz com que não existam. Apenas nos deixam fora de uma realidade que chega para todo mundo.
Não somos maus demais para recebê-los como castigo e nem bons demais para que não possamos acolhê-los.
As árvores perdem as folhas e nós perdemos os nossos seres amados. Elas choram e choramos também. Elas esperam e não há o que nos impeça de esperar.
E elas recebem, em seu tempo determinado, novos galhos e novas folhas, novas flores e novos frutos. Sentem-se assim completas.
Somos o que somos e o mesmo Deus que sustenta as árvores, sustenta a nós!
E Ele nos poda, nos molda, nos deixa nus e aparentemente sem defesa, mas está sempre presente e ainda estará quando a primavera voltar, quando então estaremos, depois do frio inverno, renovados e prontos para recomeçar.
Letícia Thompson
Amigos queridos meus,
Tenham todos um final de semana abençoado, cheio de boas energias!
Beijo no coração.
Imagem criada por mim - Ilca,
colaborando por uma blogosfera ética.
Leticia escreve com a alma e coração! Linda demais! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirOI LINDINHA AMIGA
ResponderExcluirPassando para te desejar uma final de semana super feliz.Um beijinho.
Ana
P.S Parabéns pelo bom gosto do texto.
Hermoso mensaje!
ResponderExcluirÉ isso aí Ilca... temos que seguir o exemplo das árvores!
ResponderExcluirAbração
Jaan
Pois é amiga Ilca, eis um texto calcado na observação da natureza e na reflexão sobre as alternâncias pelas quais nós passamos durante a caminhada terrena.
ResponderExcluirUm abraço. Tenhas um fim de semana abençoado.
Oi minha amiga...
ResponderExcluirSempre que visito o seu blog sinto uma enorme emoção essa mensagem é como a nossa vida é feita de estações precisamos aprender a amar e respeitar o que ela nos oferece e seguir em frente...
"Se um dia lágrimas vierem ao seu rosto, não pense no porque! Pense nas folhas do outono, elas não caem porque querem, e sim porque chegou a hora."
Raphael Bacellar
Um final de semana com muita LUZ te amo...
Amiga
ResponderExcluirbelo texto, um dia maravilhoso linda
beijos no coração.
Maravilhoso texto!
ResponderExcluiruma semana de luz! bjsss
Olá Ilca como vai? Este texto é muito belo e não há dúvida que na natureza as árvores são um bom exemplo de como suportam com resistência o outono e sobrevivem ao inverno para se mostrarem na primavera vestidas de novas folhas. Elas nos dão mesmo uma lição de tolerância e esperança numa vida nova. Não é nada fácil, mas vamos tentando que a nossa vida se reja pelo mesmo princípio! Deus nosso Criador nos ajudará. Tenha uma semana bem iluminada. Beijinhos com o meu carinho Ailime
ResponderExcluirOlá; excelente mensagem....
ResponderExcluirCumprimentos
Precioso Ilca, querida amiga.¡Feliz semana!
ResponderExcluirUn abrazo grande. Dios te bendiga.
.•★•.♥ •..•★•.♥ •..•★•.♥ •..•★•.♥ •..•★•.♥
ResponderExcluirOla Ilca,
encantadoras palavras, reconstituyentes...
eu acredito que voce e um anjo muito grande e amoroso.
Muito obrigada por seu comentario hermoso no meu blog!
Adorei, querida amiga. Beijos.
.•★•.♥ •..•★•.♥ •..•★•.♥ •..•★•.♥ •..•★•.♥
Seu texto está maravilhoso com o elogio à natureza que é a única que é perfeita no planeta.
ResponderExcluirBoa noite minha querida !
ResponderExcluirMuito me gratifica sua visita,pois me dar o entendimento que as amizades existem e se faz presente neste universo de forma amigável ...E vc sempre tem me revelado isso.
As folhas caem, nos ensinando o desapego, é chegada a hora de deixar ir o que se acaba, o que não nos serve mais.
Quantas vezes tenta-se segurar o que já foi, sejam valores, emoções, coisas ou pessoas.
As velhas folhas ajudarão como adubo para o nosso solo ficar mais fértil.
Este momento nos solicita a introspecção, a análise, um mergulho mais profundo em nossas almas.
No Outono também celebramos a semente que fomos, a árvore que nos tornamos, as flores que demos, as frutas que geramos e é lógico as novas sementes que surgirão a cada momento.
Bjs minha doce amiga !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bom dia !
ResponderExcluirpassando para lhe desejar um lindo dia!
amei o comentário da amiga Severa, me emocionou!
obrigada pela presença!
bjssss
Ilca, que belo ensinamento! As folhas caem e assim como as folhas, é preciso que tudo se renove, para que haja progresso. E assim como as folhas, necessitamos crescer e entender que Deus mora dentro do nosso coração. Muita paz!
ResponderExcluirOlá Ilca também aprecio muito os textos de Letícia Thompson, nos trazendo comparativos e pensamentos que ainda não passaram por nossas mentes e que nos fazem refletir como esse que você postou. Somos árvores aguardando nossa primavera para o reencontro com as nossas flores e frutos. E esperamos em Deus o sustento e no tempo que ele nos determinou para retornarmos ao nosso verdadeiro lar. Obrigada por sua amizade e apoio. Beijos.
ResponderExcluirQue texto lindooooo!!Tenha dias abençoados.Bjss
ResponderExcluir¡Hola Ilca!!!
ResponderExcluirPrimero perdón por mi tardanza, segundo mi felicitación por este precioso post y la deliciosa imagen. Que bonitas se ven las hojas cayendo y el color dorado del otoño.
Así es, los árboles son similares a los seres humanos, pierden un poco de belleza en otoño invierno, pero recobran explendor y energía en primavera verano.
Nonsotros decaemos en tiempos dificiles, en tiempos fríos de tristezas, pero tenemos o debemos tener la suficiente fuerza de recuperarnos y ver salir el sol de nuevo en el horizonte, Dios nos ayuda, nos da el ánimo y la oportunidad de ver nuevas primaveras, Dios no quiere que estemos tristes, aunque el dolor nos queme.
Hay un tiempo para todo, para reír -para llorar, para las penas, para las alegrías, para la salud y para la enfermedad.
Gracias,preciosa, por compartir algo tan hermoso con todos nosotros. Eres un solecito cálido, un cielo azul donde nos miramos los que te leemos..
Te dejo un abrazo muy grande y mi estima siempre.
Feliz fin de semana.
♡✿♡ ♡✿♡ ♡✿♡ Beijos Ilca ♡✿♡ ♡✿♡ ♡✿♡
ResponderExcluir