Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 26 de junho de 2011

O valor do sofrimento



O sofrimento é um caminho inevitável e indispensável ao nosso crescimento. Ele nos ensina a vida, a apreciá-la, ter mais prazer em sentí-la e vivê-la inteiramente.
Nascemos pedra bruta, embora já cheguemos a esse mundo carregando toda uma bagagem de características que nos fazem únicos.
E as dificuldades nos lapidam. Por vezes tanto e tanto que não compreendemos. Nos olhamos no espelho e nos perguntamos "por que eu?" Olhamos as criaças que sofrem e nos dizemos "que injustiça!" Olhamos a nossa volta, vemos pessoas rindo despreocupadas e nos sentimos ainda pior, como se a felicidade dos outros pudesse aumentar nossa dor.
Mas o sofrimento é uma condição do nosso aperfeiçoamento. Olhem as flores que são podadas cada ano!!! Elas choram também. Mas... em cada galho cortado um novo broto se forma. E como as flores são mais belas, viçosas, renovadas. Elas renascem a cada vez, enquanto a base fica mais forte e sólida.
E a vida nos poda com frequência. Umas pessoas mais que outras. Os que aceitam as dores e fazem delas escudo tornam-se grandes, grandiosos mesmo. Os que se debatem tentando evitá-las são sufocados e morrem pequenininhos.
Grandes homens e mulheres têm geralmente atrás de si uma grande história de lutas e batalhas.
Não lamente porque a vida te trouxe sofrimentos, que sejam físicos ou emocionais. Aceite-os! E faça deles sua arma de luta. Diga-se que quando a tempestade tiver passado você vai poder olhar para o céu calmo e contar as estrelas que te olham de longe... e te admiram, com certeza!
Só percebemos o valor das coisas quando não temos mais ou quando arriscamos perdê-las. Quem nunca sentiu fome e sede realmente não sabe o valor de um prato de comida ou de um copo de água. Esses são tesouros inestimáveis para quem carece deles.
Assim é a vida. Aprenda que os sofrimentos não vêm para te derrotar, mas para te tornar mais forte. A felicidade você merece como todo mundo, só que através de suas provações você vai ter uma visão diferente do que ela representa.

Abençoadas sejam as dores se, nos tornando humildes nos engrandecem!

Abençoada seja a vida que, nos lapidando, faz de nós uma jóia inigualável e sem preço!


Letícia Thompson

18 comentários:

  1. Bom Dia Ilca! Concordo plenamente com o texto acima! O sofrimento, quando o aceitamos sem revolta, no torna pessoas melhores!
    Amiga, passei pra te desejar uma semana abençoada e cheia de luz!Deus te abençoe! Bjus. Josi

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Josi, com certeza amiga, a dor nos ensina, nos torna mais fortes, com ela aprendemos e crescemos.
    Obrigada amiga, pra você também uma semana maravilhosa, saúde e paz!!!
    Fique com Deus!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Ilca querida
    Obrigada por sua tão amável visita ao meu Blog. Ficarei feliz em sempre te receber por lá.
    Gostei muito desse texto dessa postagem, porém, faço uma resalva, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade: " A dor é inevitável, o sofrimento é opcional". Trocaria nesse texto, portanto a palavra "sofrimento" por "dor".
    Dor, para mim, é um caminho de evolução e aprendizado. Sem ela não nos aperfeiçoamos como seres espirituais que somos. Mas o sofrimento, para mim, é apego, é não aceitação. Pode parecer um detalhe, e é meu ponto de vista, sei lá...
    Olha, tenho também um outro blog, tem algumas mensagens, quem sabe possa te trazer conforto também. O endereço é:
    http://sundrix.blogspot.com/
    Que Deus sempre encha seu coração de paz e luz. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ilca, linda mensagem,como sempre em seu blog. Realmente podemos crescer com o sofrimento, nos tornamos integrados às dores alheias, e isso nos faz querer ajudar ao próximo, minimizar a dor do nosso semelhante. Tem uma mensagem de Emmanuel, do livro Crer e Agir, que também nos faz pensar sobre isso.

    Provas
    Não olvides a fé
    quando as provas te busquem
    A dor onde aparece
    é formação da luz
    A terra golpeada
    enriquece a lavoura
    A árvore sob a poda
    abre-se em novos frutos
    A lágrima na vida
    é um guia no caminho
    Sofre, mas age e serve
    entregando-te a Deus

    Emmanuel

    Beijos, e tenha uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  5. Querida Sandra!...
    Obrigada por sua presença, fiquei muito feliz!
    Pois é, amiga, bem colocado o seu ponto de vista, no meu comentário anterior também me referi à dor, embora eu ache que toda a dor, seja física ou emocional, é sempre um sofrimento.
    Na verdade, o que muda, é a reação de cada um que passa por um momento difícil, e o sofrimento pode ser passageiro, durar pouco tempo, ou às vezes pode se arrastar por anos ou até mesmo por toda uma vida.
    E acredito, que isso depende somente de nós escolhermos o melhor caminho, jamais será nos entregarmos ao sofrimento, e sim lutar sempre, buscando forças em Deus, ter muita fé, também em nós, sobretudo, acreditando que um dia tudo passará, e encarar a dor como uma lição de vida, para o nosso crescimento espiritual.
    Querida amiga, obrigada por gostado do meu post, e pela sua carinhosa mensagem.
    Logo irei visitar seu outro blog, aguarde.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline, é sempre um prazer ter você por aqui.
    Obrigada pela sua participação, contribuindo sempre com seus comentários sobre os meus posts, isso realmente é muito importante para mim.
    Gostei muito do texto, lindas e sábias palavras de Emmanuel... uma bela reflexão.
    Agradeço querida, seu carinho e visita.
    Que Deus ilumine sempre sua vida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Deus, quanto sofrimento está em seu coração minúsculo.
    A belas palavras obrigar um homem a reflexão, caiu fora de minhas lágrimas os olhos.
    Saúdo-vos cordialmente e seus entes queridos. Irena
    Polônia

    ResponderExcluir
  8. Bendito sea el dolor que nos hace exaltar a los
    humildes! Bendito la vida del pulido, nos convierte en una joya única que no tiene precio!¡Que preciosidad! Sabes Ilca, estás muy cerca del Señor y de tu hija. Una persona no puede decir tales palabras si el Espíritu Santo no se lo ha inspirado.Me encanta cuando vienes a mi blog, siempre aprendo algo de ti.
    ¡Enhorabuena por tu post tan precioso.
    Un abrazo muy fuerte. Dios te bendiga.

    ResponderExcluir
  9. Irena, agradeço a sua visita, e o carinho de suas palavras.
    É sempre um grande prazer ter sua presença amiga por aqui.
    Um beijo, volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Marian querida!... Fiquei muito comovida com suas palavras!
    Muito obrigada por compartilhar com suas palavras tão lindas, e tão cheias de carinho, sou feliz por ter pessoas como você fazendo parte da minha vida. Você é muito especial, emana uma energia extremamente positiva!!!
    Amiga, seja sempre muito bem-vinda.
    Beijos, e um caloroso abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ilca querida,

    concordo com o texto, no primeiro momento que fui surpreendida , naquele que seria o pior dia da minha vida, senti uma dor tão profunda, era uma confusão de sentimentos que não sei descrever, hoje entendo que, aceitar tamanha provação com resignação e serenidade diante de uma fato que não posso mudar, me tornou mais forte para enfrentar o que a vida ainda me reserva,sempre confiante no nosso Pai Maior que nunca desampara Seus filhos.
    Um beijo,
    Régia.

    ResponderExcluir
  12. Siento el dolor de esta muerte, pero debes superarlo, amiga, ella está contigo, porque no morimos, seguimos en la otra vida que a todos nos espera. Hermosa la narración que le dedicas. Me ha emocionado.
    Agradezco tu entrada a mi blog. Cuenta con mi sincero afecto y no dejes de leer el libro:
    La muerte un amanecer, te ayudará mucho.
    Te dejo con esta frase de Tagore: "Si lloras por haber perdido el sol, tus lábgrimas te impedirán ver las estrellas". Un fuerte abrazo y muchas gracias por seguir mi blog. Yo también seguiré el tuyo. Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Régia, é sempre um prazer ter sua presença aqui, e receber seus comentários. Obrigada pelo carinho.
    Amiga, é exatamente isso que sentimos, perder um filho é uma dor que não tem nome, a dor é muito grande, mas Deus é Maior!! Confiemos!... Ele é a nossa força e esperança.
    Que o seu caminho seja sempre de luz e muita paz!
    Beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  14. Olá Julie, que prazer enorme conhecê-la!!!
    Quero dizer que suas maravilhosas palavras de força, coragem, e esperança encheram meu coração de ânimo, de conforto e paz. Feliz com sua visita!
    Obrigada pelo seu apoio e carinho.
    Adorei a frase!... linda, e profunda!!!
    Um grande beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  15. Здравствуйте! Хочу поддержать Вас, с любовью Господа нашего Иисуса Христа. Живя на этой земле, каждый человек проходит через скорбь и боль! Это неизбежно! Через это мы учимся сострадать другим, умению поддержать тех, кто проходит такие жизненные ситуации. Даже сам Великий, Всемогущий Бог и Божий Сын Иисус прошли, через потерю и скорбь! Для чего? Да, чтоб самим понять и прочувствовать, какого будет человеку, когда на его долю выпадет это. Поэтому, Господь Бог предлагает нам, чтоб в скорбях мы обращались к Нему, а Он знает, как помочь и утешить. Терять всегда тяжело! Терять близких, родных, а тем более детей, более тяжело! Да,утешит Господь сердце Ваше.
    Взгляни на небо.
    * * * Взгляни на небо, как оно прекрасно!
    Там, в высоте небес, где нет скорбей.
    Живёт Великий Бог! Его там Царство!
    Он видит всех! Кто, как живёт.
    Бог с высоты,всю землю созерцает!
    Ведь жизнь на время каждому Он дал.
    Господь желает,чтоб Ему служили.
    И приносили плод Любви,добра!
    Бог любит нас,мы все Его Творенье!
    Хвала Ему!За Милость и Любовь!
    Он каждому из нас,чрез Сына дал Спасенье,
    Чтоб каждый с Ним пребыл
    Вовек веков!
    03.02.2008г. Ирина Я.

    ResponderExcluir
  16. Olá Amigos, segue abaixo a tradução do comentário em russo da amiga Irina, do dia 08 de julho.

    "Olá! Eu quero apoiá-lo, a amar o nosso Senhor Jesus Cristo. Vivendo nesta terra, cada pessoa passa por sofrimento e dor! É inevitável! Através dela aprendemos a simpatizar com os outros, a capacidade de apoiar aqueles que realizou tais situações da vida. Até mesmo o grande, o Deus Todo-Poderoso e Jesus o Filho de Deus passou, devido à perda e tristeza! Por quê? Sim, isso por entender e sentir o que será o homem, quando sua participação cairá ele. Portanto, o Senhor Deus nos oferece, que na dor, nós nos voltamos para Ele, e Ele sabe como ajudar e conforto. Perder é sempre difícil! Perder entes queridos, parentes, e especialmente as crianças, mais difícil! Sim, o Senhor conforte o coração.
    Olhe para o céu.
    * Olhe para o céu, como é bonito!
    Lá, na altura do céu, onde não há mágoas.
    Vidas How Great Thou Art! Seu reino não!
    Ele vê tudo! Que, como ele vive.
    Deus das alturas, eis que toda a terra!
    Afinal, a vida na época em que deu a todos.
    O Senhor quer ser servido.
    E fruto de amor, bondade!
    Deus nos ama, somos todas as suas criações!
    Louvá-Lo! Por misericórdia e amor!
    Ele todos nós, por meio do Filho deu Salvação
    A todos com ele tarry
    Para todo o sempre!
    03.02.2008g. Irina Y."

    Querida amiga, obrigada pela visita e pela linda mensagem.
    Fiquei muito feliz!
    Espero que você volte a me visitar mais vezes, será sempre um grande prazer.
    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  17. Não é bom saber que tenho uma companheira de dor mais é muito reconfortante encontrar pessoas como você solidárias a dor do luto aliás esse é o nome de um blog muito bom que eu sigo você já conhece?amigos solidários na dor do luto. como disse a solidariedade de quem realmente conhece a minha dor é providencia Divina pois muitas vezes perdemos ate a força para pedir forças a Deus.Que dor dilacerante é essa amiga que não ha remedio que passe só mesmo Deus nos seus propósitos para nos manter de pé.Que Deus te ilumine e dê coragem para seguir a caminhada apesar de tudo,Amei o seu contato.bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Josi, obrigada pela visita e pelas palavras amigas e solidárias.
    Prazer enorme!
    Estamos juntas amiga, e vamos continuar nossa longa e dolorosa caminhada, na luta para sobrevivermos à essa imensa dor.
    Vamos em frente, com fé e esperança em nosso Bom Deus.
    Conte sempre comigo para o que precisar.
    Tenha força, e fique em paz!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...