Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Inexplicável dor...


Não tenho a intenção de escrever sobre as dores de quem passa pela perda de um filho, até porque é uma dor única, indescritível, inexplicável. Cada um sabe o tamanho de sua dor. No entanto, a intenção é contribuir através de uma rápida reflexão.

Perder alguém não é fácil, principalmente se esse alguém é nosso(a) filho(a).
Seja lá como essa perda aconteceu, seja ela de causa natural ou não. Seja jovem ou mais velho, sadio ou doente, isso não importa.
Perder sempre é dolorido demais.

Não temos respostas, até porque as que temos são insuficientes ou incapazes de aliviar essa dor.
O tempo não mata a saudade, não diminui as distâncias, mas nos faz reorganizar sozinhos, quase sempre, aquele momento que para nós era o fim.

Queremos entender o porquê. Tentamos buscar explicações que nos aliviem. Tentamos compreender o que aconteceu. Diante de tantas perguntas, nenhuma resposta.
De imediato, nada faz sentido.
Passam-se os dias, as semanas, muitas noites mal dormidas, o silêncio interminável, a dor que transpassa nossa alma, aquela vontade de se ter um sinal.

É um caminho a ser percorrido. Apenas podemos optar a percorrê-lo com fé, confiança em Deus ou simplesmente optamos por nos render e aí, nada mais faz sentido.
Os familiares são importantes. Os amigos também. Eles sempre são importantes. Mesmo o silêncio, o abraço, a companhia, um olhar apenas faz muita diferença nesse momento.

O importante, embora a gente sinta vontade de fazer, é não se isolar. Não se isolar significa que às vezes podemos ficar sozinhos, mas que não devemos nos afastar dos outros, da vida. O isolamento é prejudicial. É um salto para a depressão, a angústia sem fim.

Poder falar sobre a perda faz toda a diferença. É importante estar ao lado de pessoas que possam nos ouvir. Em certos momentos, basta nos ouvir.

Ter fé faz toda a diferença, porque vivemos dela, e é por ela que continuamos nossa jornada. Sem fé nada faz sentido. Sem fé tudo parece ter terminado sem explicação. Mas sabemos que não é assim. Somos seres dotados de uma força interior vinda do coração do nosso Criador, nosso Deus. É Ele, pela fé que acalma o coração e nos impulsiona a seguir, certos de que no Céu um dia nosso(a) filho(a) vamos reencontrar.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Autor: Regina Araújo

15 comentários:

  1. Minha amiga,vc disse tudo!!!

    Realmente vc se expressou com as palavras certas,pois é dessa forma que nos encontarmos no momento,acho que será assim por toda nossa vida.
    As vezes só um ombro amigo,aquele que nada diz apenas nos ouve e mesmo não entendendo aceita.
    Ilca que nossa fé se fortaleça a cada dia ,e nossos anjos possam designar o que para eles foram descritos.
    Deus te abençoe minha amiga e um forte abraço pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dor de mãe , é dor única.
    sempre digo que só mãe pode entender outra mãe que perdeu um filho.
    e mesmo assim conseguimos ser feliz dentro da nossa dor.
    e a cada dia vamos nos fortalecendo.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Ilca querida, concordo que o tempo não cura nada, a dor é a mesma sempre, sem tréguas e sem descanso, a mais cruel das dores, a mais dura provação que um ser humano pode passar.
    Concordo também que, é um caminho longo e sem a fé no amparo de Deus, fica difícil , eu diria impossível.
    Que Deus nos ajude a suportar...Um beijo e que Ele te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!acredita que agora entrando no meu blog...o seu link foi o primeiro que me chamou atenção nas novas postagens?pois estava lá a palavra inexplicavel dor...tem pessoas que até fogem de ouvir falar nesta palavra DOR..sendo que ela faz parte da nossa vida...assim como ganhamos..perdemos também!sendo cedo...ou sendo tarde perdemos um ente querido.

    Eu convivo com perdas desde muito pequena...pois vi minha avó perder uma filha de 28 anos que havia nascido com uma doença rara...presenciei a perda de um filho novo ainda que teve um ataque no coração fuminante...de outra filha...do marido...e a ultima perda a minha mamis a 3 anos atrás!

    Senti muito a dor da perda do meu pai ...a perda da minha mãe..é também uma dor inexplicavel...mas a superei....quer disser em termos pois a gente nunca supera uma perda..a gente encontra sim com muita fé em DEUS a conformação e o alivio para esta dor.

    Eu me espelho muito na minha avó!que é com certeza um exemplo de superação...se força!afinal hoje ela irá completar 97 anos..e apesar de ter sofrido a perda de 4 filhos jovens ainda ela...está aí!querendo viver muito ainda!não foi fácil não!achei que a iria perder também a 3 anos atrás..quando sofri com ela a perda da minha mãe!mas ela reagiu...hoje ela já consegue falar dos filhos com saudades e sem chorar.

    Quando perdi minha mamis...eu amparava minha vózinha e a consolava...dava a ela a força que nem mesmo eu tinha...mais isto me fazia sentir mais forte!
    E logo será ela...
    Eu gosto de tocar minha dor!como fiz agora ao relembrar minhas perdas!

    Adicionei o seu espaço...porque existem muitas pessoas que não se conformam quando perde um ente querido e até mesmo um animalzinho...como aconteceu com uma amiga minha aqui na net que perdeu o gatinho que estava a 13 anos com ela!acabou entrando em depressão...e chegou até fechar o blog depois desta perda...no fundo ela já estava sofrendo antecipadamente também..pensando que logo poderá perder a mamis dela também...pois está muito debilitada e com uma idade já avançada!e ela po ser filha unica vc imagina...
    Sofrer por antecipação também faz um grande mal as pessoas...sendo que elas precisar trabalhar esta questão de perdas...pois o desenlace com nossos entes queridos seja cedo ou tarde é a unica certeza que temos...
    E eu acredito em vida após esta passagem por aqui...uma vida eterna!
    Se eu não acreditasse nisto eu não acreditaria em Deus..

    Bem desculpa!deixo meu depoimento aqui hoje!
    Um abençoado domingo!

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Ilca. Esse texto é perfeito. Cada palavra é como se estivesse saindo de mim, de você, de todos aqueles que sabem e experimentaram a dor de se perder um filho(a). Não é fácil, mesmo para quem acredita no outro lado da vida. Vamos caminhando, um dia de cada vez, vencendo alguns momentos, superando outros, caindo em outros. O importante é continuar, sabendo que um dia, estaremos lado a lado com nossos filhos(as). Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Ilca!

    Receita de Paz

    Ora com mais confiança em Deus.
    Trabalha um tanto mais.
    Serve com mais alegria.
    Age mais caridosamente.
    Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores.
    Usa mais calma, particularmente nas horas difíceis.
    Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis.
    Coloca mais gentileza no trato pessoal.
    Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação.
    E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.
    (Emmanuel-Chico Xavier)

    Um abraço carinhoso e que a semana que se inicia lhe seja repleta de bênçãos!

    A paz esteja contigo

    http://hajalluz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amiga vc disse td, claro que minha dor não é igual a sua, é uma dor diferente mas a perda é a mesma. ausencia da pessoa que agente ama, agente aprende a cada dia a conviver com isso mas esquecer jamais, pois vai ficar pra sempre guardado no nosso coração.bjs amiga adorei seu post diz td.

    ResponderExcluir
  8. Não existe um termômetro, para medir a dor de cada um, a de cada um é a dor maior...
    Dor de mãe dói muitoooooooooooooo em qualquer do mundo.
    Essas pessoas precisam ser muito amadas serem ouvidas e compartilhar seu luto com outras pessoas que estão vivenciando o que ela está vivendo.
    Apesar de tua dor tão grande vc ainda está dando forças e ajudando essas pessoas enlutadas,
    a encontrar uma luz e um sentido para sua vida.
    Nunca mais tua vida vai ser igual mais tem outras pessoas que nós cercam e nos rodeiam que precisam de nós inteiras e não pela metade.
    Com carinho!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ilca, sempre estamos refletindo sobre o nosso passado, sobre o que passamos com a partida dos nossos amores. Realmente o tempo não mata a saudade e nem acaba com a minha dor a qual só eu sei o tamanho e como enfrentá-la e suportá-la. Estamos percorrendo esse caminho à duras penas. Somente a família e os(as) amigos(as) que também passaram por essa dor sabem nos compreender e essa força superior que nos impulsiona a seguir em frente. Beijos e tenha uma semana iluninada.

    ResponderExcluir
  10. Ilca, que texto mais lindo!!
    Um abraço com muito, muito carinho e que a Paz de Jesus esteja sempre contigo.

    ResponderExcluir
  11. Querida não a perdeste... irá ainda encontrá-la porque nosso espírito é imortal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ilca...que texto mais providencial minha querida, um alento a todos que assim como voce, "perderam" seus filhos.
    Tenho plena convicção que ter fé, ajuda e muito, crer que somos eternos, que o reencontro em um momento certo, sera realidade, ajuda demais a amenizar e a dar forças para continuar, pra quem fica, mas querida, temos que nos lembrar de mandar muita força e amor para que sse foi, pois lá, uma nova jornada se inicia e como tanto os amamos, queremos que eles sigam felizes seus caminhos.
    Minha querida, fique na paz, que de seu coração transborde muito amor, o amor é melhor alento e força para cada um de nós, sempre...beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
  13. Querida Amiga.
    Eu imagino como deve se sentir e acredito ser a pior dor que uma mãe pode sentir nessa vida.
    Que Deus esteja do seu lado confortando sempre seu coração.
    E pelo texto escrito por você tenho certeza que ajudara muitas mães que passaram a mesma dor.
    Amada que Deus lhe de paz e serenidade para seu coração.
    Conte comigo embora estando aqui do outro lado da telinha.
    Um beijo carinhoso fica com Deus.
    Evanir

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Ilca! Desculpe não ter comentado antes, mas minha internet estava com problemas e fiquei praticamente uma semana sem acessar. Mas agora parece que está resolvido (tomara).
    Senti muita saudade de vocês nesse tempo, vocês realmente já fazem parte da minha vida e sinto falta dessa nossa troca de energia através dos blogs.
    Bom, mas vamos ao comentário! Esse texto é realmente muito verdadeiro, apesar dessa dor ser inexplicável, está muito bem retratada nessa mensagem. E a fé é imprescindível! Apesar de em alguns momentos pensarmos não ter mais fé, depois percebemos que foi Deus quem nos segurou e continua nos amparando nessa jornada. Ele sabe o porquê de estarmos passando por isso tudo.
    E que comentário emocionante o da Sandrinha! Deixo aqui a minha admiração por ela e por sua avozinha tão guerreira!
    Beijos, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Olá queridas amigas Sandra, Lena, Régia, Sandrinha, Maria José, Liene, Francisca, Zelinda, Liane, Leo, Carla, Valéria, Evanir e Aline... fico imensamente feliz com suas presenças por aqui. Obrigada por cada palavra amiga, pelo constante apoio de vocês e pelo amor e carinho deixados em seus comentários.
    Que Deus as abençoe grandemente minhas queridas!!
    E sigamos confiantes, de que o nosso Pai Maior está sempre a guiar os nossos passos... e que nunca nos falte a fé, pois ela é o que nos move e que nos sustenta, com fé no coração teremos forças e coragem para prosseguir em nossa jornada terrena.
    Fiquem na paz!

    Muito obrigada a todos que me visitam e bem vindos os novos seguidores.
    Amo vocês meus queridos(as)!
    Um beijo e o meu carinho a todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...