Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Superação da perda de um ente querido


Perder um ente querido significa um dos momentos mais difíceis da existência humana. A dor da separação daqueles que amamos pode ser definida de inúmeras formas. Alguns a descrevem como uma dor no coração indescritível, outros dizem sentir uma sensação de vazio como se a alma estivesse despedaçada, há aqueles também que custam a querer acreditar no que aconteceu. O fato é que a dor da perda não pode ser evitada, mas a maneira de encarar a situação e a compreensão de que a morte não existe pode ajudar as pessoas a passarem por este momento doloroso.

A crença na vida após a morte e que a separação é passageira, diante da eternidade, traz um grande consolo no momento da partida daqueles que amamos. O desespero e a revolta diante desta perda podem prejudicar aqueles que partiram.
Além da busca do consolo espiritual, é preciso aprender a lidar com a perda do ente querido. Para compreendermos melhor como trabalhar interiormente esse momento tão difícil e doloroso, o indivíduo que tem conhecimento da existência da vida após a morte aprende a lidar muito melhor com a questão da perda de entes queridos, porque tem uma concepção diferente dos demais, sabe que a perda é apenas física e transitória. Então, quando a pessoa passa por essa situação, muitas vezes de uma forma inesperada ou brutal e tem a crença nos valores espirituais, consegue viver esse período de luto com maiores condições de enfrentar o distanciamento.

A pessoa que crê na existência da vida após a morte e passa pela dor da perda de um ente querido, lida melhor psicológicamente e emocionalmente com a morte. O indivíduo que não tem essa concepção da existência espiritual, acaba vivendo esse distanciamento de uma maneira pior e de forma conflituosa, por não acreditar na possibilidade de reencontrar a pessoa que partiu.
Com a dor da perda, o psiquismo sofre muitos danos e se existir uma ligação muito forte entre esses, a pessoa acaba vivendo com um grande drama. Muitas, até, não conseguem se curar quando perdem seus entes queridos; continuam sofrendo muitos anos com a mesma dor.

Nós temos que analisar o que é a perda. Ela significa que não podemos mais compartilhar com aquela pessoa que é muito importante em nossa vida. Todos nós temos pessoas importantes em nossas vidas, mas se estivermos mais preparados e desenvolvermos o autoconhecimento, aprenderemos a trabalhar melhor com os momentos difíceis. Muitas vezes existe uma dependência emocional muito grande entre elas e a perda parece brutal, até mesmo desesperadora. Então, uma forma melhor de lidar com essas situações é a busca da psicoterapia. Por intermédio do tratamento, acaba entrando em contato com suas potencialidades internas e desenvolvendo a auto-estima, pois em geral, as pessoas muito dependentes das outras são pessoas que não confiam em si mesma.
O autoconhecimento é uma ajuda para tudo na vida do ser humano, porque as perdas, as dificuldades e as frustrações existem e vão existir sempre. Mas a pessoa aprende, dessa maneira, a ter subsídios emocionais e afetivos suficientes para enfrentar as perdas em geral; aprende a canalizar o seu amor também para outras pessoas.

Falar, expressar seus sentimentos pode ajudar muito, mas apenas isso não resolve totalmente a questão. O tempo também ajuda a pessoa a enfrentar a situação.
É importante que aconteça a comunicação, porque as pessoas muitas vezes acabando entrando em um estado de isolamento e se distanciar não é a maneira mais adequada de solucionar o problema. Negar, jamais deve ser o caminho de resolução de uma questão, e evitar falar é fugir. O ser humano não foi criado para viver a dor, foi criado para viver o prazer, e desde criança aprendemos a lidar com a vida cheia de prazeres. Por isso que muitas vezes vemos os jovens com grandes frustrações e decepções, buscando até as drogas para fugir.
O importante é perceber os bons momentos que vivemos com esse ente querido. Além disso, tentar entender que nada acontece por acaso, tudo tem uma finalidade e se a separação ocorre, ela causa um grande impacto, mas temos que guardar um bom sentimento e sabermos que a caminhada foi importante enquanto estivemos juntos e que a separação não é o fim. Existe a possibilidade do reencontro.

Nós aprenderemos a lidar melhor com essa separação se tivermos a certeza de que ela é transitória. Todos nós partiremos um dia para o plano espiritual. Lidar com a morte não é nada fácil, porque é conviver com a perda. O enfrentamento vem a partir do momento em que tentamos aproveitar a presença de nossos entes queridos enquanto estão conosco, demonstrando carinho e amor, para quando partirem, não sofrermos tanto. Mas o que resta quando esse ente desencarna é lembrar desses bons momentos e ter a certeza de que a perda não é permanente, é apenas transitória. É um período de afastamento.
A pessoa deve tentar levar sua vida adiante, pois quando ficamos presos demais à perda, no futuro acabamos tomando conhecimento de que não vivemos a própria vida e sim, a vida do outro.
A pessoa que sofre a dor da perda de um ente querido não deve depender emocionalmente de uma mensagem psicografada. Apesar de muitas vezes servir como consolo, ela precisa criar forças em seu próprio mundo interior.

( Autor desconhecido ).

30 comentários:

  1. Oi Ilca...
    Gostei muito desta postagem, realmente se a gente acreditar que vamos ter esse reencontro e que vai ser a coisa mais linda, quando estivermos tds juntos.
    Mais enquando o dia não chega vamos amar e curtir muito os que estão ao nosso lado aproveitando muito, dando muito amor e dizendo eu te amo e a importancia deles na nossa vida.
    Com carinho bjs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ilca, minha querida...que mensagem de extrema importância. O ser humano não sabe lidar muito bem com perdas, especialmente de entes queridos, porque cria elos muito baseados no apego e na dependência do outro e não em si mesmo e quando o outro se vai, quem fica, acaba se desnorteando.
    Precisamos ter mais esta noção de vivermos os nossos elos com muito amor, com muita valorização, mas entendermos que a morte é algo que não acaba com o espírito de quem se foi, que este continua vivo num outro plano e que haverá o momento de reencontro,isso ajuda por demais.
    Minha amiga, tenha um feliz dia, uma semana de paz e amor...beijos
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Querida Ilca,

    é muito difícil para quem fica viver sem a presença física daquela pessoa tão especial, mas se ficamos ainda nesse plano é pq a nossa missão aqui ainda continua e por isso temos que ter força e coragem para superar um dia de cada vez essa dor infinita da saudade e lembrarmos de cada momento feliz que tivemos ao lado dos nossos anjos, mas o importante é não esquecer que outras pessoas tão especiais tbm ficaram aqui e anseiam por nos ver felizes, e enquanto aguardamos o grande momento desse reencontro devemos viver plenamente o grande presente que é a vida.

    beijos querida Ilca

    ResponderExcluir
  4. Olá Ilca que lindo texto, adorei, é a pura verdade temos que aceitar a pedar doi, doi muito, mas devemos aceitar e ter a certeza que um dia nos reecontraremos de novo.bjs amiga.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ilca....as vezes eu paro e penso.."Como eu consigo trabalhar,estudar, sorrir ?"...e percebo que só consigo viver sem terapias,antidepressivos e etc pq acredito e sinto que meu fiho está bem, está vivo..e q logo ficaremos juntos..claro que choro de saudades, que ao ver um desenho que ele adorava na televisão o meu olhar se entristece..pq a saudade é grande, é infinita..mas a certeza de que esse distanciamento é provisório é maior ainda.
    Adorei o post beijos !!

    ResponderExcluir
  6. oi dona ilca!!tudo bem??espero q sim.desculpe ter estado um pouco distante d vc...mas ñ consegui mais entrar eu estava sem net e tb ñ achei mais o orkut da thais no meu,sempre entro no blog pelo o orkut dela.nunca deixo de pensar em vcs estarão sempre em meu coração!!bjuss minha véia se cuida saudades.Regina

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Ilca,

    Uma realidade,amiga:o importante é nunca esquecer os momentos felizes que passamos junto ao ser que se foi e saber que um dia nos tornaremos a ver.
    Obrigada pea visita e carinho.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  8. Olá Ilca, que texto lindo e esclarecedor, gostei muito!
    Um grande abraço e muita paz!

    ResponderExcluir
  9. ¡Hola Amiga!!!

    Pues Dios no quiere que lloremos, porque un día nos sentaremos al lado de Jesús c
    Cuando nos falta un ser querido: quedamos con el corazón roto, partido, por su pérdida, pero hemos de seguir caminando y caminando y a medida que pase el tiempo el dolor se va aliviando, hemos de seguir viviendo porque Jesús es nuestro amigo nos da la mano para hacernos fuertes y seguir paso a paso la senda que nos ha marcado.
    El ser amado ya descansa en la paz de Dios. Nosotros debemos recordarlo siempre pero angustiados porque le haríamos daño. Ellos no ven, y sufriría si nos ven tristes, alegre es como hay que vivir. Dios no quiere que lloremos, porque un día nos sentaremos al lado de él- con ellos.

    Ánimo adelante siempre. Te dejo mi gratitud y mi estima un fuerte abrazo y se muy feliz.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Passando para desejar dias de paz nesse carnaval.

    Um abração.

    Antonio (Apon)

    ResponderExcluir
  11. Ilca, eu que agradeço o seu carinho, entendo bem querida, as vezes também passo alguns dias sem entrar no blog , não consigo postar nada, quando abro e me deparo com a realidade, entro em desespero, e parece que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica suportar a saudade.
    No dia 03 de março completa 01 ano e 3 meses sem o meu Thadeuzinho, sem a minha vida, parece que foi ontem daquela tarde terrível de sábado que a minha vida acabou junto com a dele.
    Mas, só nos resta esperar, pedir a Deus que cuide dos nossos anjos e nos levante quando não tivermos mais forças para seguir em frente.
    Que Deus te abençoe amiga, vamos em frente, um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Ilca, hermosas y reflexivas letras brotan de tu corazón
    Buen inicio de semana
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  13. Oi Ilca, desculpe andei bastante ausente dos blogs, mas agora estou voltando aos poucos tentando me dividir entre os cuidados com mamãe e os afazeres diários..
    Um bju querida!
    Fk na paz de Deus!
    Marly

    ResponderExcluir
  14. Eu sei amiga eu conheço esta dor..eu sei o que supera-la..o que ter saudades...sentir a pessoa ao nosso lado e ao mesmo tempo não poder ver .nem tocar...
    dia 23 agora na quinta feira estarei comemorando meus 50 aninhos..e como eu queria que minha máe e eu pai estivesse aqui para poder me abraçar...é incrivel como em datas comemorativas ..como a saudade se torna maior...

    Amiga!mais sei e sinto que onde eles estiverem estaram muito felizes por mim que cheguei até aqui tão sem juizo e com maturidade!rsrs!é!sou apenas brincalhona,,mais tenho meu lado sério também!

    Abraçei meu pai e minha mãe..em forma de oração e pedirei a eles que continuem sempre a me enviar muita luz!

    Feliz semana!adorei o texto apesar de ter me feito chorar...

    Te convido a vi fazer um brinde comigo na quinta feira!

    ResponderExcluir
  15. Oração Do Anjo
    Padre João Carlos
    músicas (76)
    no seu sitegênero:
    Gospelletra originalMeu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos
    Sim, eu creio porque sois onisciente
    E não me enganareis que sois meu Pai
    Vossa mesma bondade o não consente

    E pelos infelizes que não crêem
    Nem vos adoram, meu Jesus clemente
    Nem esperam em vós e nem vos amam
    Eu vos peço perdão humildemente

    E pelos infelizes que não crêem
    Eu vos peço perdão humildemente

    Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos
    E vos quero adorar perenemente
    Empolga-me, Senhor, e me extasia
    Essa vossa grandeza aurifulgente

    Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos
    Sim, espero, Senhor, que sede ardente
    De ver-vos lá no céu que me alcançastes
    Redimido, na cruz, o penitente

    Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos
    Sim, vos amo, ó Divino Padecente
    Sois bom, sois belo, sois três vezes santo
    E sereis meu tesouro eternamente

    http://toptvz.com.br/padre-joao-carlos/oracao-do-anjo

    ResponderExcluir
  16. Ilca
    Eu já perdi tanto...mãe, pai, sobrinhos e minha querida filha também. Para continuar seguindo me apoiei em Deus, na fé, porque a dor é grande e a saudade....vc sabe. Que Deus a abençoe muito! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá meus queridos amigos!
    Obrigada pela visita, pelo carinho e palavras de alento vindas do coração de cada um, palavras que me trazem conforto e me dão força e coragem para continuar.
    Que Deus abençoe infinitamente suas vidas!
    Paz e luz sempre!

    Um beijo a todos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Ilca
    Obrigada pela visita!É mesmo bem difícil,perder um ente querido,principalmente uma filha!Todas dizem que é a pior dor que uma mãe pode sentir!Só o tempo e o amor de Deus,te darão alento!Muita fé,minha amiga!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Ilca, entrei no seu blog procurando palavras que abrandassem o meu coração, pois há um mes perdi minha mãe e amiga querida. Assim como vc, vejo-a em toas as coisas e sei q um dia iremos nos reencontrar..minha amiga eterna...difícil..um abraço

    ResponderExcluir
  20. gente ta muito dificil perdi meu pai a 15 dias não consigo me conforma gente le não queria morrer ele apertou minha mão queria sair do hospital eu me culpo por não ter tirado ele dela colocado em algum outro hospital melhor ele morreu vitima de uma trombose no intestino quando os medicos descobriram fizeram um cirurgia da quele jeito mais depois de 8 dias teve que fazer outra ele não conseguiu ficou só mais 2 dias vivo eu disse que eu o amava gostaria de ter fieto alguma coisa .

    ResponderExcluir
  21. Não há conheço, mas sei o quanto é difícil perder alguém muito querido. Mensagens, palavras, carinho, compreensão, oração - tudo muito nos conforta e por isso deixo esta mensagem do próprio Cristo pra todos vocês!!

    Salmo 23:4 – “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra e da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”

    Fiquem todos com Deus !
    Abraços,
    Priscila Costa

    ResponderExcluir
  22. Oi li seu blog porque estou procurando uma ajuda pra me consolar estou meia perdida perdi minha mae faz 7 dias e estou chorando todos os dias estou muito triste muito mal mesmo e nao sei o que fazer se vc poder me ajudar

    ResponderExcluir
  23. Olá Lica tudo bem
    voc~e não me conhece ,meu nome é Juliana ,estava navegando pela internet algo que podia me consolar ,pois perdir meu pai há 1 ano e meio e a minha mãe há dois meses ,e a perda de minha mãe foi muito dolorosa ,pois ela estava muito doente do coração e veio a falecer de pois de uma cirurgia de ponte de safena ,quando li sua postagem entendi o que realmente estou sentindo ,é muito dificil perder uma mãe do jeito que perdi ,mas agradeço a Deus que tenha pessoas que possa compartilhar seus sentimentos e pensamentos .hoje dormirei mais tranquila com seu texto muito obrigada e sua filha era linda e abençoada ,e aonde que ela tiver ,tenho certeza tem muito orgulho da familia dela.

    abraços


    desculpe entrar no seu blog assim ,é que realmente adorei seu texto e me ajudou muito

    ResponderExcluir
  24. a perda é um derivado de ganho,todos ganhamos avida por vim ao mundo material mas anossa falta de entendimento nós faz ser:(gananciosos,mesquinho,auto piedoso,desobediente,e etc...)resumo de tudo isso sendo praticante da infidelidade com deus ele nós comfiou a vinda(vida)afim que fossemos felizes fazendo o nosso proximo feliz a nossa missão tem prazo determinado pelo criador,o espirito vem ao mundo como um trabalhador que cumpre sua jornada de trabalho,e após a sua labuta de trabalho vai pra casa. dessa forma todos voltaremos aos braços do pai para nossa casa eterna.o triste é que muitos irmãos não valoriza a comfiança que deus nós deu,está escrito que deus mata e faz viver.logo saberemos que só podermos ser felizes de verdade se tivermos AMOR,o amor de verdade nunca pode acabar porque é eterno,porque o amor é a natureza de DEUS(OSCHUA).estou entre 6 dias que tenho a perda de minha querida mãe laudiceia caetano o amor da minha vida estou respirando com muita saudade mas o dono da vida já o transportou para um lugar de felicidade que não tem fim,junto com seus anti queridos que já partiram.que deus me der força para completar minha missão aqui na terra.

    ResponderExcluir
  25. Oi Ilca
    achei seu blog por acaso, navegando a esmo, procurando alguma leitura que me desse algum consolo ... perdi meu único filho Murilo dia 08 de Setembro de 2012 em um acidente automobilístico. Meu mundo deixou de ser colorido e ficou cinza ... Já era separada do pai dele que hoje já também é falecido. Aos 48 anos de idade me vi completamente sozinha e precisando recomeçar do zero. O único consolo e caminho que ainda vejo uma luz é sem dúvida a crença em Deus e fé... muita fé ... para não enlouquecer... Também vivo, sempre na esperança de um dia reencontrar meu filho na continuidade dessa vida...essa esperança é para mim, hoje, mais essencial do que o ar que respiro... Nas minhas orações colocarei vc ... Peça a Deus por mim também...para que eu encontre a Paz ...
    Denise Paco

    ResponderExcluir
  26. perdi meu filho dia 5de junho de 2013 com oito anos atropelado por um onibus..a dor eo vasio e imenso oq me consola e saber que vamos se encontrar um dia de novo e que ele esta bem..e deus esta do meu lado me dando consolo....

    ResponderExcluir
  27. Ola Ilca, obrigado pela messagem no meu blog em homenagem os meus filhos, pois o 18 agosto vai fazer 9 anos que o drama aconteceu e para mim e como se fosse ontem, a dor e muito forte, nunca passa.
    nao escrevo bem o português porque foi pouco tempo a escola portuguesa, imigrei para frança em pequena, espero que você comprende o que eu escrevo. Muitos beijinhos e coragem para você. Maria Hélèna, blog : 2angessebmel.skyrock.com

    ResponderExcluir
  28. Parabéns ! Este blog e muito confortante ,perdi minha irma dia 23 setembro,nao estou conseguindo aceitar e a dor da saudade e mto,grande,estou com terapeuta e psiquiatra e até agora nada resolve.Ela foi por Avc e estava bem,foi td.rapido minutos antes falávamos no tel.e no outro dia soube que estava na clinica em coma.Perdi a graça. Pra tudo...ela tinha 47 anos e mto.alegria de viver bjosss

    ResponderExcluir
  29. Perdi meu esposo, a menos de dois meses, e não consigo me conformar, sou revoltada com Deus pq não o livrou ele daquela morte tão terrível, pois morreu com um tiro na cabeça, ele era jovem com 33anos de idade, amava sua família, não bebia não fumava não gostava de farras, ele era muito família mesmo, era um homem íntegro, justo generoso, daí minha revolta pq acontece essas coisas ruins com pessoas tão boas, eu sinto uma dor terrível no peito, chego pedir a morte todos os dias, queria q esse mesmo Deus q o levou, q me levasse tbm, pq não tem sentido algum eu continuar sem ele, as veses penso, será q vou me encontrar com ele um dia? É será q quando chegar onde ele estiver vai me reconhecer? É como será nosso relacionamento? Não me conformo de ter lo perdido, é muito dolorido perder uma pessoa q vc ama, ele será meu eterno amor pra sempre, não tenho dúvidas quanto a isso, mais queria ele aki comigo. Desculpe o desabafo mais é q ti ao ponto de enlouquecer.

    ResponderExcluir
  30. Perdi meu esposo, a menos de dois meses, e não consigo me conformar, sou revoltada com Deus pq não o livrou ele daquela morte tão terrível, pois morreu com um tiro na cabeça, ele era jovem com 33anos de idade, amava sua família, não bebia não fumava não gostava de farras, ele era muito família mesmo, era um homem íntegro, justo generoso, daí minha revolta pq acontece essas coisas ruins com pessoas tão boas, eu sinto uma dor terrível no peito, chego pedir a morte todos os dias, queria q esse mesmo Deus q o levou, q me levasse tbm, pq não tem sentido algum eu continuar sem ele, as veses penso, será q vou me encontrar com ele um dia? É será q quando chegar onde ele estiver vai me reconhecer? É como será nosso relacionamento? Não me conformo de ter lo perdido, é muito dolorido perder uma pessoa q vc ama, ele será meu eterno amor pra sempre, não tenho dúvidas quanto a isso, mais queria ele aki comigo. Desculpe o desabafo mais é q ti ao ponto de enlouquecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...