Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 5 de agosto de 2012

Lágrimas: palavras da alma


Muitas vezes, na vida, vivenciamos situações em que a emoção é tamanha que nos faltam palavras para expressar nossos sentimentos.
Podemos considerar as lágrimas como as palavras de nossa alma.
Através delas, somos capazes de demonstrar incontáveis sentimentos.
As lágrimas, na maioria das situações, escorrem de nossos olhos sem que tenhamos controle sobre elas.
Em alguns momentos, elas contam histórias de dores, mas também têm na sua essência, algo de belo.
Quando elevamos o pensamento, sintonizando com a Espiritualidade maior, seja com nosso anjo protetor, com o amado amigo Jesus ou com Deus, sentimos os olhos marejados.
Observando a natureza, temos a oportunidade de presenciar alguns espetáculos que ela nos oferece. Emocionamo-nos percebendo a natureza e a perfeição Divina na presença de um pôr-do-sol, de uma queda d'água ou de um arco-íris.

Diante do nascimento de uma criança, somente as lágrimas são capazes de traduzir e qualificar a magnitude desse instante Divino.
Quando estamos sensíveis, por vezes carentes de alguma manifestação de afeto, um simples aperto de mão ou um afago carregado de amor é suficiente para provocar nossas lágrimas.
Quando deixamos que o som de uma música elevada alcance nosso coração, somos capazes de chorar de emoção, pois sentimos a alma tocada e acariciada por aquela doce e vibrante melodia.
Tanto a dor emocional quanto a dor física nos chegam sem pedir licença, ocupando espaço considerável em nossa alma e em nosso corpo.
Lágrimas são derramadas pela dor da partida de um ente querido, pela dor da ausência e da saudade, pela dor de um erro cometido e pelo arrependimento.
Ao constatarmos a dor do próximo, lágrimas jorram de nossos olhos. Deparamo-nos com tantas carências, tantas necessidades não atendidas, enfermidades, privações e abandono.

Cada lágrima derramada tem seu significado. Seja ela vertida pela dor ou pela alegria, nos diz que somos seres movidos pela emoção, capazes de exteriorizar os nossos sentimentos.
Demonstra que nos sensibilizamos em momentos simples e efêmeros, indicando que estamos sintonizados com o que há de belo na vida.
E quando as lágrimas derramadas forem de dor, façamos com que o motivo que nos comove seja também o motivo que nos move.
           
                 Que o movimento seja no sentido da modificação íntima.
Que seja impulso para olhar a vida sobre um novo ângulo, para trabalhar em nós mesmos a resignação, a paciência, a esperança, a fé e a confiança em Deus.

Redação do Momento Espírita.

20 comentários:

  1. Que lindeza de palavras, querida.
    É verdade, a lágrima está muito ligada a nossa essência, aos sentimentos, emoções do nosso espírito, sejam elas de alegria ou de tristeza. E de todas as maneiras, como elas nos aliviam.
    Doce semana amiga, beijinhos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Ilca, estou voltando lentamente e aos pouquinhos indo visitar todos os amigos. Te agradeço por suas palavras de conforto por minha cirurgia que, graças a Deus, deu tudo certo. Quanto ao texto simplesmente belo e emotivo, como são as lágrimas. Não tenho nada a acrescentar pois tudo o que foi descrito é verdadeiro. Concordo plenamente, e, aliás, sou emotiva demais. Beijos e até!!

    ResponderExcluir
  3. Lindas palavras,amiga.As lágrimas revelam nossas emoções mais profundas,nos deixam mais próximas dos anjos...

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Amiga Ilca, que mensagem linda! As lágrimas dizem muitas vezes o que não conseguimos expressar com palavras, como por exemplo:

    "Quando elevamos o pensamento, sintonizando com a Espiritualidade maior, seja com nosso anjo protetor, com o amado amigo Jesus ou com Deus, sentimos os olhos marejados."

    Verdade querida amiga, acontece assim! Muito obrigada pela visita e pelo carinho e que o nosso Amigo Jesus esteja sempre iluminando tua caminhada! Um abraço e muita paz...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada amiga pelo seu comentário no meu sinfoniaesol.
    Gostei muito de ler o texto deste seu último post.
    As lágrimas sem dúvida, revelam sempre as nossas emoções.
    Mesmo muito bom o texto.

    Um grande beijinho para si.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  6. Oi Lilica, vim agradecer sua visita e participação no meu blog, obrigada pelos elogios, também améi suas postagens, já estou seguindo o seu blog. Postei na página de agradecimentos um mimo pra você, espero que goste.Abraçossss um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, é a minha primeira vez aqui, e lhe juro "já me emocionei, pois tenho um filho que não mora comigo, ele está c o pai em Florianópolis/ SC, tem somente oito anos e choro tanto por isso, queria estar perto, a guarda está com o meu ex-marido ...
    Então, imagino a sua dor "a saudade da sua filha, lágrimas fazem bem sim, lavam a alma da gente ...
    Vejo que não perdeste a Fé***
    Isso é bom, acredito no espírito, sou um*
    Chico Xavier é um amigo de luz *
    Creia e tenha forças ninguém pode questionar os desígnios de Deus.
    Um forte abraço da Mery/ do Rio de Janeiro.

    obs: existe uma moça portuguesa q usa o meu link, é fake; o nome dela é Esther. Eu só tenho um Blog.Obrigada.
    Muita Paz*

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga querida...
    Vc sempre escolhe mensagens que tocam o nosso coração e a alma.
    Eu sempre falo que a lágrima graças a Deus não tem cor imagine se ti
    vesse cor... como ficaria a aparência de uma mãe.
    Podemos derramar um Vale de Lágrimas, e aparecer para outras pessoas e só dizer que estamos resfriadas...
    Te amo.. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá, queria Ilca
    Sabe de uma coisa que me aconteceu, amiga??
    Recebi do Senhor Deus o Dom das Lágrimas e foi isso, justamente, que me fez viver em contentamento contínuo apesar dos pesares...
    Lágrimas de purificação e renovação!!!
    Obrigada pelo carino derramado na Série Comemorativa do meu Blog pelos seus 3 anos...
    Deus abençoe, ricamente, toda a sua vida!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  10. Tus palabras hoy llegan al alma, conmovedoras,
    mis felicitaciones por tan bello texto.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ilca!
    Verdadeiramente nossas lágrimas falam muitas vezes mais que qualquer palavra!
    saudades de ti!
    Bju
    Marly

    ResponderExcluir
  12. este belo texto nos remete à ideia que predomina em todas as mensagens espiritas, que é a de que através da dor aprendemos e evoluimos, além de conseguir valorizar mais a vida...
    Fica com Deus, beijos

    ResponderExcluir
  13. Passando para te desejar boa noite e pedir desculpas pela ausência. Mas esta semana está de arrepiar. Conciliar os afazeres profissionais com esta vida de blogueira dá um trabalho danado. Mas aqui estou eu só para te deixar o carinho da minha amizade e dizer que você é muito importante para mim. Um abraço apertadinho e um cheirinho com carinho.
    Beijokinhas docinhas
    Gracita

    ResponderExcluir
  14. Oi,,amada amiga Ilca!!
    Amo sua visita!!!Vc mora no meu coração!!
    Sim, a lágrima seja da forma pela qual venha,vem da alma!!Sentimento profundo!!Quando palavras nos faltam!!!
    Abençoado dia. Beijos / Abraços.
    Soninha.

    ResponderExcluir
  15. ¡Que bien me hace siempre venir a tu casa Ilca.
    Tus escritos profundos salidos del corazón...
    ¡Muchas gracias! Te dejo mi cariño y mis oraciones.
    Dios y la Virgen te bendigan.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ilca, que saudades! Ando sumida mas não esqueço nunca de vocês! Essa postagem sobre a lágrima é muito verdadeira, pois a lágrima é a tradução de vários sentimentos, tanto de alegria quanto de tristeza e às vezes até de raiva. Uma vez li uma frase que achei linda, dizia " Quando o sentimento não cabe mais no coração, transborda nos olhos..."
    Adorei as fotos da Thaís na lateral do blog, ainda não tinha visto!
    Beijos, querida, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  17. Um domingo de paz no teu coração,que Deus te abençoe muito e continue te dando força no bom caminho da Fé* e que saibas entender o significado de...n]ão sei...Ah, certas coisas são assim "como são e não como deveriam ser"" não é?
    Hoje vou chorar pela ausência do meu pai, que foi tão cedo...Deus quis assim!
    Saudades..."muita saudade é o q sinto!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  18. Meus queridos amigos,
    Agradeço a cada um pela amável visita e pelos maravilhosos comentários, trazendo-me sempre luz e força para continuar minha caminhada. Obrigada por todo o carinho e atenção.
    Pois é amigos, concordo com vocês, as emoções fazem parte de nós e precisamos expressar nossos sentimentos, liberá-los. Independente dos motivos, sejam eles de alegria ou de tristeza, as lágrimas são sempre um desabafo da alma. Chorar faz bem!!
    Desejo a todos que a paz e o amor de Deus reine em suas vidas... e que as lágrimas derramadas sejam de alegrias!

    Beijos meus, cheios de carinho e amor.

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga!1! vim agradecer o carinho da visita e participação no meu blog. Volte sempre será um prazer ver você naquele cantinho que cuido com carinho para nós. bjuss uma linda noite.

    ResponderExcluir
  20. Esse texto é formidável e emocionante, adorei.

    ps: adc com meu novo perfil pois o outro travou e não conseguia postar em blogs. Convido vc ler nosso divã virtual deste sábado a moça que nos enviou o e-mail esta desesperada creio que poderia confortar-la. leia que entenderá, obrigada de coração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...