Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aprendendo a viver a perda de um filho


A morte, por si só, é um mistério, é incompreensível, e é um assunto que ninguém gosta de falar. Aos olhos da fé a morte não é o fim. Cremos que a partir dela começamos uma nova vida, plena, feliz e eterna. Isso não quer dizer que somos indiferentes e não sofremos por causa dela, mas amparados pela fé, cremos que nossos filhos estão vivos na presença de Deus, e temos esperança de um dia reencontrá-los no céu. Sem a fé, a morte é o fim. O desespero chega, a dor nos vence. Mas não é nada fácil essa compreensão. Por isso precisamos de um tempo, de um avanço na fé, precisamos da graça de Deus nessa hora tão difícil e cruel. 

O luto é um processo, um tempo necessário que precisamos para aprender a viver com a dor causada pela morte de um ente querido, no nosso caso um filho ou uma filha. Não tem como não viver esse processo. É nesse tempo que vamos reaprendendo a viver, a refazer nossa vida e nossa rotina de outra forma.

São vários os estágios do luto, e nem sempre vivemos todos. Existem momentos de tristeza profunda, de silêncio interminável, de questionamentos desesperadores. Experimentamos sentimentos contraditórios, emoções nunca vividas, nem conhecidas. Mas aos poucos a dor se acalma e vamos colocando as emoções nos lugares. Aos poucos vamos percebendo que é preciso retomar a vida, seguir em frente, amar e cuidar daqueles que ficaram ao nosso lado, que também precisam e contam conosco para seguir suas vidas.

Sabemos que nunca mais seremos os mesmos, mas podemos e devemos lutar para que esse sofrimento nos faça pessoas melhores, que valorizam cada minuto como se fosse o último, que aprendem a olhar a vida com os olhos da fé, valorizando o que realmente precisa ser valorizado, e conseguem perceber em cada gesto o amor de Deus sendo derramado sobre nós. São atitudes sábias que transformam a dor em aprendizado, em passos largos rumo ao encontro dos nossos filhos no céu. Do contrário, ficaremos parados, imobilizados, indiferentes ao amor de Deus, dos nossos filhos, familiares e amigos que estão conosco.

O sofrimento pode nos paralisar ou nos ensinar, depende exclusivamente de nós. É claro que num primeiro momento a dor nos tira o chão, mas aos poucos precisamos confiar mais em Deus e seguir em frente. Não dá para simplesmente "virar a página" e esquecer. Não é possível arrancar a saudade do coração, porque ela é a presença dos nossos filhos no coração. Ela só não vai doer se esquecermos, e quem deseja esquecer? As lágrimas nunca secarão, mas qual o problema? Elas não significam fraqueza nem falta de fé. A superação dessa dor, se assim posso dizer, só se dá a partir de um processo, e cada um tem seu tempo, e não significa esquecimento ou que não sentiremos a dor com as lembranças.

Superar, no nosso caso, também significa continuar, reaprender a viver, refazer a vida apesar dessa dor. É seguir em frente mesmo sem as respostas para os questionamentos. É buscar em Deus forças para enfrentar a vida com suas alegrias e tristezas. É olhar bem além dessa dor e crer que nossos filhos vivem em Deus e com Deus. Já que não podemos mudar a situação, podemos ao menos mudar a maneira de como enfrentá-la.

Superar é aprender a olhar além da dor, além do quarto vazio, é aprender a olhar além da dor pela falta daquela voz suave a nos chamar de "mamãe", "papai", daquele abraço que não nos envolve mais, daquele sorriso que preenchia nosso coração.
É compreender que embora a casa tenha ficado mais vazia, mais triste, nela moram pessoas escolhidas por Deus para fazer parte da nossa vida.

Cada filho é único e seu lugar jamais será preenchido, sabemos disso, e justamente por isso não podemos nos fechar na dor e deixar de amar com toda intensidade aqueles que ficaram e, em alguns casos, aqueles filhos que ainda virão pela graça e misericórdia de Deus. Que o amor gravado por Deus em nosso coração nos dê sempre, e cada vez mais, força, coragem, fé e a esperança de um dia reencontrar com os nossos filhos no céu.

Texto de Regina Araújo

A saudade é imensa, minha filha querida! Mas o amor que nos une é infinitamente maior, capaz de me fazer suportar tamanha dor. E através da minha fé, aos poucos vou reaprendendo a viver, um dia de cada vez, e vou seguindo em frente, pela graça de Deus. Te amo muito, minha linda! 
Até o nosso reencontro...
Beijos de amor e luz! 

Tua mami
 

24 comentários:

  1. Esse aprendizado é difícil. A saudade enorme. Beijos,linda semana, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga Ilca, o texto da Regina expressa com propriedade o quadro vivido por aqueles/aquelas que experimentaram/estão experimentando a dor da perda de um ente amado. Amiga Ilca, nós sabemos, porque estamos sentindo na carne a consequência da tragédia, o significado da palavra dor. Quando experimentamos a GRANDE DOR, já não seremos mais os mesmos. Nossa vida muda, pois começamos a ver o mundo de outra forma. Geralmente ficamos mais sensíveis à dor alheia, mais solidários, mais humanos, menos egoístas; já não tememos mais a morte, porque a vimos de perto, principalmente, quando sabemos que ela não é o fim, mas um novo recomeço no ciclo da multiplicidade de reencarnações.
    Um grande abraço. Que a paz esteja contigo.

    ResponderExcluir
  3. Minha flor dizer o que né mesmo, fico admirada com sua força não tive filhos por isso só consigo sentir um pouquinho da sua dor, pois imagino como seria perder um irmão, pai..mãe..mas enfim como disse até um dia, onde não haverá mais tristezas nem dor.

    ResponderExcluir
  4. Hola hermosa. Gracias por venir a visitarme. Yo tuve dos padres, y a los dos los amé. A mi padre biológico y al segundo esposo de mi Má. Los dos ya partieron y viví dos veces el mismo dolor. Pero ¿sabes que? Cuando los recuerdo y siento pena por ellos, cambio el dolor de no verlos por todos los momentos que viví con cada uno. Me acuerdo de todas las cosas lindas que cada uno me dejó y sonrío, así la pena se hace mas pequeña. Miro sus fotos y les hablo como si estuvieran acá. Por que mientras estén en nuestro pensamiento y en nuestro corazón, jamás se van a ir. Thais está y va a estar siempre presente. Yo se que cada día, ella viene, te abraza, te consuela, te da fuerzas, animo y por sobre todas lasa cosas, te ama con todo su corazón. Te envío un abrazo muy grande. Cuidate. Bss Ö)

    ResponderExcluir
  5. Ola querida amiga,
    Thais esta com voce sempre, agora como um anjo, mas adelante, en outra vida celestial voces se reencontraram e sera uma presenca alegre, serena, feliz e plena de amor, eu acredito totalmente.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, perder qualquer ente é triste, agora perder um fruto de nós mesmos é dor inimaginável, eu imagino o quanto você sofreu e o quanto ainda sofre, agora eu sei mais pela saudades do que pela perca, porque bem sabe que você não perdeu ninguém apenas houve uma passagem para outra dimensão que apenas um véu invisível as separam, eu sei que você sabe disto e eu sei por mim em relação ao meu companheiro que falar é fácil, acreditar nem tanto, mas eu acredito e você também, aprender a viver esta ausência apesar de saber isto tudo é difícil, então viver um dia de cada vez tentando ser útil a todos que nos rodeiam e nos amam e nós amamos também apesar que a dor da perda nos faz esquecer dos que estão a nossa volta. Mas eles precisam de nós como nós deles, então temos que aproveitar o máximo, pois só o Pai sabe até quanto estaremos perto deles, sei que tua linda menina e meu Luiz estão lá torcendo por nós e nos esperando, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  7. Ilca, que belo texto..simplesmente sem comentários, só mesmo refletir sobre a vida e a morte.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  8. Ola querida amiga,sinto não ter palavras para te confortar,pois acredito ser esta a maior dor que possa existir no mundo:a perda de uma amada filha ou filho.Tens minha imensa admiração por manter sempre acesa esta grande chama viva através de teu blog e de toda fortaleza que emanas de teu interior.Agradeço muito tuas visitinhas e aprecio demais teus comentários.Um abraço com todo meu carinho.SU

    ResponderExcluir
  9. Olá Ilca!
    Perder um amigo, um familiar é doloroso, perder uma filha na flor da idade é uma dor fortíssima que só quem a sente sabe explicar.
    Certamente que todos os visitantes deste seu blog, sabem e lamentam a sua dor, também lhe dedicam enorme admiração pela sua coragem.

    ag

    ResponderExcluir
  10. Olá querida amiga, como deve ser doloroso à medida que o tempo passa encarar essa realidade da perda de um pedaço da nossa carne! Só quem passa poderá na verdade entender! Se a perda de nossos outros familiares custa tanto, um filho ou filha deve ser a maior dor do mundo e inexplicável!
    Fico muito feliz em saber que a amiga Ilca está entrosada pela Fé com Nosso Senhor e a reaprender aos poucos a olhar a vida de uma outra forma.
    Que Deus lhe continue dar toda a força e coragem para ir percorrendo o seu caminho com serenidade.
    A sua menina linda continua a brilhar em cada estrela que cintila no céu.
    Um grande beijinho com muito, muito carinho. Ailime

    ResponderExcluir
  11. É um texto para ler e ficar retendo as palavras e a sua enorme
    coragem, que muitas outras mães não conseguem ter. Conheço uma
    mãe que perdeu seu filho, já homem e não consegue superar
    a perda. Como só a conheço da Net, não me atrevo a indicar-lhe
    este seu blogue para ela vir aqui, mas talvez lhe fizesse bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  12. Olá, queira Ilca
    O único que te posso dizer é dar o meu abraço silencioso e contrito com muito carinho fraterno pelo que escreveu...
    Não quero jamais sentir a sua dor, amiga...
    Bjm de solidariedade e obrigada pela linda mensagem deixada no blog pelo níver de 4 anos dele...

    ResponderExcluir
  13. Ilca, texto muito rico e abençoador!
    Um novo tempo se constroi aos poucos, passo a passo... É, realmente, um processo e a força, consolo e a presença viva de Deus trazem UMA CONTINUAÇÃO COM PROPÓSITO!

    Abraços... BOM FINAL DE SEMANA!

    ResponderExcluir
  14. Passando para te desejar um ótimo domingo!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, passei para te desejar um mês de Setembro, lindo a abençoado e que a nuance das flores de primavera, nos sirva de exemplo, porque depois dos dias frios de inverno , o sol volta a brilhar e com ele as flores brotam nos campos e nos jardins, colorindo e perfumando os dias.
    O exemplo de que devemos seguir é viver plenamente cada ciclo da vida, um de cada vez. Não podemos esperar que no inverno seja verão e no outono primavera. A nossa vida é como as estações do ano, haverá dias no inverno que não encontraremos as flores, nem o sol, nem a vivacidade das cores, mesmo assim, na vida temos que ser felizes enquanto há tempo.
    Que o mês de Setembro seja colorido e alegre como a Primavera !
    Feliz Primavera!!
    Abraços Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  16. OI LICA
    Neste momento só Deus para nos confortar,"Que setembro consiga colorir ainda mais os sonhos, que exista festa escancarada de bem querer no jardim de cada alma, que todos possam colher a flor do amor, da paz e da verdade. Que exista harmonia exagerada e que o fermento da vida cresça aguardando a linda primavera. Que venha setembro o querido mês juvenil. Que venha, que traga chuva de prosperidade, que as sementes plantadas no coração brotem com a chegada da menina primavera, a pupila do mestre setembro. E que venham as flores, os frutos com gosto de esperança, que a colheita de luz cubra cada alma que a vida sem querer pintou de cinza. Que neste novo mês de olhar primaveril nós possamos ver o outro com as lentes da mansidão e caridade. Que as flores venham acompanhadas do sucesso espiritual, que haja entrosamento e luminosidade. Que os elos de compreensão não se soltem, que as mudas de otimismo se espalhem por entre os ramos de compaixão. E que assim seja não apenas neste amontoado de frases, mas que se prolongue nos dias de luz e nos dias de escuridão. Espero que por dentro de nós exista sempre alguma flor para encantar o próximo, que a caixa do peito seja a porta de saída dos medos e que os olhos possam ser o orvalho surpreendente de cada manhã. Que assim seja."
    Um bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Oi minha amiga...
    Que lindo texto tão cheio de amor e de sabedoria sei que as pessoas vão entender e aceitar melhor e tentar cada dia recomeçar a reconstruir as peças do quebra cabeça que foram todas espalhadas, nunca ficara igual mais podemos com a passar do tempo arruma-las e aprender a conviver com elas com os olhos da Fé renovada todos os dias..
    Uma semana de muita LUZ..
    Bjss amiga te amo...

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga, lindo texto da Regina Araújo e sentida e amorosa conclusão a tua...é mesmo através da fé que vamos aprendendo a viver sem termos mais a presença física do ser amado... e, precisamos tanto do abraço, do carinho...sentir o cheiro! Mas o tempo, que não cura, mas ameniza e dor da separação, faz com que entendamos que outros seres, bem próximos, precisam do nosso abraço e do nosso amor...substituir? Jamais! Mas amenizar a saudade, sim!
    Um abraço carinho e vibrações de muita força, fé, esperança...

    ResponderExcluir
  19. BOA NOITE MINHA QUERIDA !
    HOJE AO ABRIR MEU BLOG FUI SURPREENDIDA COM SUA VISITA E COMENTÁRIO.E RETROCEDI NO TEMPO.LEMBRA-SE QUE UM DIA EU COBREI TUA PRESENÇA NELE?
    VALEU MUITO A PENA.POIS ERA DE PESSOAS HONESTAS E QUERIDAS QUE ESTAVA ATRÁS.
    HOJE VALEU,ABRI E LER TODOS QUE POR LÁ PASSARAM.VOCÊ FOI UM DELES
    AGRADEÇO O CARINHO DEIXADO LÁ.NEM TEM PREÇO,SABIAS ?
    DEPOIS VOLTAREI PARA COMENTAR TEUS BELOS POSTS.HOJE É MARCANDO PRESENÇA,RSRSRSRSRSR
    BEIJO GRANDE !!!!!

    ResponderExcluir
  20. Hola amiga pasé a dejarte un abrazo. que tengas una semana bendecida y llena de luz.
    Dios está contigo. Cuidate. Ö)

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga Ilca
    É muito difícil comentar um texto assim, a dor sempre é terrível de suportar, ainda mais quando se perdi alguém que amamos incondicionalmente, mas pela tua luz e desenvolvimento espiritual, acredito que esteja dando a força necessária


    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  22. Querida amiga, deixei neste texto o meu comentário, há dias atrás, realmente não tive mais problemas, eu é que nos últimos sete dias tive problemas sérios com a família, na verdade como eu ainda não encontrei um lugar pra mim, depois que o meu Luiz fez a passagem, qualquer aborrecimento emocional me joga no chão, hoje melhor estou aqui na net, mas nem postagem fiz, estou tentando criar uma vida minha, mas apenas me sinto de fora como se assistisse a vida dos outros, estou me esforçando, ajudando minha filha que tem dois adolescentes, cuido de sua casa que agora é nossa, faço tudo, fico cansada e não consigo mesmo assim me achar, desculpe sei que estou decepcionando os amigos, perdoa, tem muita gente com muitos mais motivos para estar triste, agarro-me a fé e vamos que vamos, meu email é mmluconi@gmail.com, brigadão te adoro, Luconi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...