Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

segunda-feira, 16 de março de 2015

Como superar a perda de um filho

        Fotos do evento na Praça da Juventude em homenagem aos jovens que perderam a vida no trânsito.
                                              Vida Urgente- Fundação Thiago Gonzaga                                           Porto Alegre - Setembro/2010


Não há nada maior que possa afetar um pai e uma mãe do que a perda de um filho tão amado. É uma dor muito profunda e difícil de cicatrizar.

Seja por motivo de doença, tragédia ou outro qualquer, perder um filho não é fácil. Só sabe o tamanho dessa dor quem um dia já a vivenciou, de fato é um pedaço seu. E se algo pudesse ser feito para ter seu filho de volta, com toda certeza, que faria todo o esforço possível.

Sabemos do crescente número de pais que perdem seus filhos na infância, adolescência ou na fase adulta. Independente da idade, perder um filho é perder o bem mais precioso. Porém, a vida precisa continuar, não podemos nos fechar e viver presos e focados nessa dor.

A dor é parte do processo da perda, mas os pais devem buscar soluções para viver o luto, buscar conforto e vencer, um dia após o outro; lutar pela vida e não entregar sua vida. Para superar a dor da perda de um filho querido, é necessário abrir-se; falar sobre sua dor é importante. Extrair de dentro o pesar, desabafar com o companheiro, familiares e amigos de confiança, e aceitar o conforto e o apoio de todos fará bem.

Ocupar-se e preencher seu tempo é o segundo passo. Participar de grupo de autoajuda. Ajudar pais que tenham passado por problemas parecidos com o seu. Fazer trabalhos voluntários. Reunir e estar com a família. Não se isolar.

Orar e meditar. É preciso vencer os medos e a dor, é preciso buscar consolo, conforto, paz interior, até mesmo no silêncio. O apoio espiritual fortalece nas angústias da alma. Muitas famílias recorrem a oração.

Pensar positivo. Sabemos que haverá dias mais fáceis e outros mais difíceis, mas é preciso pensar e agir positivamente. Se o dia começou ruim, a lembrança, a saudade... Começou a ter um acesso de choro e pensamentos negativos bombardeando a sua mente? Pare... respire fundo. Com certeza seu filho não gostaria de lhe ver triste, então por você e por ele, alegre-se.

Lembrar os momentos felizes é bom, mas não para torturar-se, evite deixar lembranças espalhadas por toda a casa, escolha um lugar, para quando quiser reviver os momentos bons que passaram juntos. E se os pertences de seu filho começarem a lhe causar sofrimento, doe-os, irá ser melhor assim, ele não estará nos objetos, estará sempre em seu coração e na sua memória.

"Sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica."

Fernanda Ferraz - Graduada em RH



                                                 (clique nas imagens para ampliar)




Memorial que traz o nome da minha filha Thais entre as vítimas da violência no trânsito.




   

3 comentários:

  1. Um texto lindo e há que ser forte demais pra superar! Beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Amiga. estoy triste por que hace mucho tiempo que no se nada de ti. Espero que todo esté bien. Extraño tus visitas en mi blog. Un abrazo grande. Cuidate. Bss.

    ResponderExcluir
  3. Que a lembrança de sua filha seja um motivo a mais para que você permaneça em paz.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...