Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

Os desígnios de Deus


Quantas vezes já nos escutamos dizendo "seja o que Deus quiser?" Quantas foram as vezes que encerramos um assunto comentando "foi a vontade de Deus?"
Ou ainda, das vezes que oramos o Pai Nosso, prestamos atenção de que sempre solicitamos que seja feita a Sua vontade e não a nossa?


Muito embora esteja na cultura das ruas, nos ditos populares entender que a vontade de Deus é a mais adequada, será que cremos nisso de verdade?
Você já teve arrancado do seu convívio íntimo, pelo fenômeno da morte, alguém que amava muito? Já teve a doença minando a saúde de alguém que lhe é caro e você se sentindo impotente?


É comum nessas situações a revolta tomar nossa intimidade. Mas porque orar pedindo a Deus para que seja feita a Sua vontade, se quando ela Se cumpre nos revoltamos?
Algumas vezes, perante os desígnios do Pai nos comportamos de maneira infantil. Quando a vontade Dele não é a mesma que a nossa, brigamos com Ele.


Você já percebeu o que acorre com uma criança mimada, quando os pais não fazem suas vontades? Ou quando os pais a obrigam ir à escola, escovar os dentes, tomar banho?
Somente depois de crescidos, entendemos o porquê de tantas coisas que não gostávamos, mas que nos ajudaram a formar o caráter.


Com as coisas de Deus, algumas vezes acontece dessa forma conosco. Muito embora não possamos entender completamente o porquê de alguns desafios que a vida nos impõe, eles, esses embates da vida, sempre têm um bom motivo para acontecer.
Compreender que Deus é Pai e nos oferece o que é melhor para cada um de nós, é um bom caminho para começar a entender Seus desígnios.


Entender que muito do que nos acontece na vida foi anteriormente programado, antes mesmo de estarmos por aqui, e ainda, que muito foi até solicitado por nós mesmos, faz compreensível a própria vida.
Os desígnios de Deus são pautados na Sua Lei de amor, e por nos amar, nos oferece desafios, nos oferece o bom combate, a fim de vencermos as limitações que ainda existem em nossa intimidade.


Todo o desafio que nos ocorre, seja no campo material, emocional, afetivo, é sempre convite da vida para vencermos barreiras.
Jamais encaremos perda, tropeços, carências afetivas ou financeiras, como castigos de Deus ou como obra do acaso. São sempre oportunidades da vida para que nos tornemos mais fortes, maiores intimamente.


Jesus nos lembra que até os fios dos nossos cabelos estão contados, tal é o cuidado que Deus tem para cada um de nós.
Dessa forma, aceitemos com o coração leve e a alma aberta esses desafios que a vida nos oferece. Percebamos neles a lição que carregam consigo.
E cada vez que oramos "seja feita a Sua vontade" que façamos das palavras a ação e o sentimento perante a vida.


Redação do Momento Espírita.
Em 17/07/2009.

19 comentários:

  1. Amiga Ilca,

    Que Deus nos ajude a aceitar sempre a Sua vontade.Amém.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  2. Oi, encontrei seu blog por acaso e me emocionei com a forma que vc trata a morte. Nós duas sabemos muito bem como é a dor de perder quem mais amamos...
    É, passei por muitos coisas dificieis sim, mas que me fizeram aprender muito.
    Obrigada pela atenção que direcionou a mim. Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida Ilca! Tens razão, pedimos a Deus que faça a Sua vontade, mas na verdade "torcemos" para que a vontade Dele seja a mesma que a nossa. E quando acontecem as perdas, questionamos e até mesmo nos revoltamos. Mas acho que isso faz parte da nossa condição humana, então peçamos a Ele a resignação e a compreensão que precisamos para passarmos por essa prova tão difícil que é a separação (temporária) dos nossos filhos.
    Beijos, e obrigada pelo carinho de sempre! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Oi.É verdade rezei tanto pela Letícia.Mas,depois que ela foi para o cèu eu me revoltei e pensei o que adianta rezar se estamos pedindo que seja feita a vossa vontade e não a nossa?É criancisse,mas no momento de desespero não tem como não pensar assim,hoje aos poucos estou voltando a rezar,mas um pouco desanimada na fé.Porque os outros podem ter filhos perfeitos e eu não?Porque é esta a vontade de Deus?Quem sabe um dia eu entenda tudo isso.A Thais é linda!Força amiga!

    ResponderExcluir
  5. Este texto é a expressão da verdade. E muitas verdades...Mesmo que aceitemos e entendamos a Doutrina Espírita ainda não conseguimos " aceitar " aquilo que não queremos. Somos caminhantes, ainda não somos entendidos nestas coisas..mas conforme evoluírmos, quem sabe saberemos melhor aceitar estas situações. Beijos minha amiga e obrigada por tuas palavras sempre tão lindas em meu blog. Fica com Deus, Suzana.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga.Depois q perdi a minha filha com 40 semana de gestação minha fé está abalada pois lendo esse post me fez refleti q no dia da morte dela fui rezando no carro "o pai nosso" e falei q "seja feito a sua vontade" e foi feita a vontade dele mas ficou um porque? Esse porque sem resposta que é difícil de se conforma.
    Grande abraço.

    Minha historia está no meu blog (um Anjo em minha vida)
    anjolais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ilca querida...
    Os planos de Deus não são os nossos, é muito difícil aceitar as coisas que nos machucam e nos fazem sofrer do outro lado da moeda, quanta coisa linda e maravilhosa ele nos presenteia muitas vezes por pouco tempo e nos fizeram sentir uma felicidade plena..
    Uma coisa eu tenho certeza,depois destas tempestades que a vida nos oferece,nunca mais seremos iguais, mais sim muito melhores como ser humano.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Ilca, jamais desanime!! Embora sua dor pareça insuportável e sem remédio, ela há de terminar algum dia e a alegria voltará a brilhar em seu coração. Não há noite eterna à qual não suceda a luz de um dia radiante. Dos sofrimentos passados, conservamos apenas uma lembrança quase apagada. Assim acontecerá amanhã com os sofrimentos de hoje. Entregue tudo ao Tempo, que, com sua mão compassiva balsamizará todas as tuas dores. Bom final de semana, beijos no teu coração. Suzana.

    ResponderExcluir
  9. A vida nao pode ser vivida sem fe, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  10. OLÁ, querida Ilca

    Páscoa é:

    "Coragem é a resistência ao medo,
    domínio do medo,
    e não a ausência do medo."
    (Mark Twain )

    SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

    Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

    Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  11. Olá Ilca!
    Assisti seu vídeo, muito lindo!
    Até hoje todas as minhas dores e perdas me fizeramcrescer e amadurecer enquanto pessoa, sei que isso já esta se passando com vc...
    Existem muitas pessoas que mesmo orando "que seja feita a sua vontade", depois se revoltam e se questionam "onde estava Deus quando levaram esta pessoa tão querida para mim?" Deus estava no mesmo lugar, que esta até hoje quando seu filho foi morto por todos nós!Que amor é este? Ele enviou seu filho amado para que pudéssemos ser livres.Que grande amor! Ele enviou seu filho amado para que Este fosse o nosso único intercessor! Ele enviou seu filho amado para que tivèssemos vida abundante!
    Áh! mas Ele nos entende, entende até nossa revolta, e nunca, jamais deixa de nos amar, e quando morremos descansamos, mas um dia todos viveremos novamente junto com Ele e com os anjos uma vida eterna e para sempre sem dor, sem lágrimas, mas só de alegria e adoração a este Pai tão bondoso tão maravilhoso!
    Bom domingo minha amiga!
    Fica na paz do Senhor Jesus Cristo!
    Com muito carinho por você!
    Marly

    ResponderExcluir
  12. Um texto maravilho, que me fz refletir muito com certeza.

    Uma boa semana, gostaria de informar que meu blog Sei que Deus existe foi excluído sem eu saber porque, estou fazendo um blog novo e gostaria de convida-la para conhecer, já te sigo com meu perfil, não alterou nada nesta parte, obrigada.

    http://www.blogueirosquepensam.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Ilca, realmente nem sempre a nossa vontade está associada a vontade de Deus, isso nós sabemos na carne, na alma. Não sabemos os desígnios de Deus pois ele escreve o certo em linhas tortas e não fazemos a leitura compreensível do texto que ele nos revela. Sabemos também que no nosso caso e de muitas outras mães oramos para que ele nos trouxesse nossas filhas de volta ao nosso convívio e que não fomos atendidas em nossos pedidos. Mas Deus é pai amoroso e estamos aqui de passagem polindo nossos sentimentos, agregando valores. E quando chegarmos à casa do pai estaremos reunidos com a nossa grande família em plena harmonia. Beijos amiga e tenha uma semana iluminada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha amiga mais querida!
    Toda vez que te visito,aprendo, cresço, evoluo mais. Sabe minha amiga, tenho passado por provações, em consequencia do problema de saúde do meu amado marido. E as vezes me pergunto, será que aprontamos tanto em outras encarnações? Passamos para nossos filhos valores morais,amor ao próximo, respeito as diferenças,respeito a vida. Nos pautamos numa conduta segundo o evangelho espírita, e estamos vez por outra nos decepcionando com atitudes mesquinhas e mal intencionadas de alguns que nos cercam. Daí me pergunto, será essa a vontade de Deus?
    E após estes questionamentos, para minha alegria, tem recado seu. E ao retribuir a visita, me deparo com um texto maravilhoso que vc nos presenteia.
    Obrigada minha doce amiga. Muito amor pra vc.
    Espero de coração, que o tratamento esteja lhe ajudando.
    Muito bj com abraço apertado.
    Bjs.
    Rita

    ResponderExcluir
  15. Minha querida amiga Ilca, venho novamente agora para te desejar uma feliz e abençoada Páscoa com muita luz, muitas alegrias junto aos teus amados, sempre lembrando que Deus nos guia e faz o melhor por todos nós. Com carinho desta tua amiga Suzana.

    ResponderExcluir
  16. ¡Feliz Pascua de resurrección!
    Un abrazo. Dios te llene de bendiciones.

    ResponderExcluir
  17. Olá querida Ilca!
    Saudades de tí, estou passando por tropeços que a vida nos dá, por conta disso ando meio afastada
    Mas sempre visito esse seu cantinho
    Me traz muita paz ler suas escritas, sempre ditadas pela alma e escritas pelo seu coração
    Desejo a tí uma quarta regada de paz
    Feliz fiquei com sua visita
    Beijos na alma
    Preciosa Maria

    ResponderExcluir
  18. Olá Maria Del Carmem, fiquei feliz por sua amável presença e pelo carinho de suas palavras. Lindo seu texto, gostei muito!!
    Obrigada minha querida! Seja bem vinda sempre!
    Logo irei retribuir sua visita.
    Um grande beijo em seu coração.

    ResponderExcluir
  19. Olá minhas queridas amigas, quero agradecer pela presença tão carinhosa de todas vocês e pelos excelentes comentários. Quanta mensagem linda e iluminada, amei!... enriqueceram muito o meu post e me deixaram imensamente feliz!
    Que o nosso bom Deus em Sua infinita sabedoria nos ajude a aceitar Seus desígnios com humildade e resignação! Vamos perseverar na fé diante das nossas provações, e a resposta que esperamos, um dia virá, nosso Pai fiel sempre responde a todos Seus filhos no momento certo. Obrigada, mais uma vez!
    Que os dias sejam repletos de luz e paz para todas!
    Um grande abraço e muitos beijos...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...