Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

sábado, 5 de maio de 2012

As Angústias e o Remédio


Existem noites em nossas vidas que são mais escuras, noites em que o vento violento e ruidoso traz a tempestade forte e barulhenta.
Os trovões e os relâmpagos fazem estremecer a madrugada como se fossem durar para sempre.
Não há como a gente ignorar os sentimentos que tomam de assalto nossos frágeis corações.
O medo e a incerteza tiram nosso sono, e passamos minutos infindáveis, imaginando o pior. Ficamos com medo de que o céu possa, de um momento para o outro, cair sobre nossas cabeças.
Mas sem qualquer aviso, o vento vai se acalmando, as gotas de chuva começam a cair com menos violência e o silêncio volta a imperar na noite.
E então adormecemos sem nos dar conta do final da tempestade, e quando acordamos, com o sol da manhã a nos beijar o rosto, nem sequer nos recordamos das angústias da noite.
Os galhos caídos na calçada, a água ainda empoçada na rua, nada, nenhum sinal é suficientemente forte para que nos lembremos do temporal que há poucas horas nos assustava tanto.


Assim ainda somos nós, criaturas humanas, presas ao momento presente.
Descrentes, a ponto de quase sucumbir diante de qualquer dificuldade, seja uma tempestade ou revés da vida, por acreditar que essa dificuldade poderia nos aniquilar ou ferir irremediavelmente.
Homens de pouca fé, eis o que somos.
Há muito tempo fomos convidados a acreditar no amor do Pai, soberanamente justo e bom, que não permite que nada que não seja necessário e útil nos aconteça.
Mesmo assim continuamos ligados à matéria, acreditando que nossa felicidade depende apenas de tesouros que as traças roem e o tempo deteriora.
Permanecemos sofrendo por dificuldades passageiras, como a tempestade da noite, que por mais estragos que possa fazer nos telhados e nos jardins, sempre passa, e tem sua indiscutível utilidade.


Somos para Deus como crianças que ainda não se deram conta da grandiosidade do mundo e das verdades da vida.
Almas aprendizes que se assustam com trovões e relâmpagos que nas noites escuras da vida, fazem-nos lembrar da nossa pequenez e da nossa impotência diante do todo.
Se ainda choramos de medo e não temos coragem bastante para enfrentar as realidades que não nos parecem favoráveis ou agradáveis, é porque em nossa intimidade a mensagem do Cristo ainda não se fez certeza.
Nossa fé é tão insignificante que ante a menor contrariedade bradamos que Deus nos abandonou, que não há justiça.
Trata-se, porém, de uma miopia espiritual, decorrente do nosso desejo constante de ser agraciados com bênçãos que, por ora, ainda não são merecidas.


Falta-nos a coragem para acreditar que Deus não erra, que esta falha, a de errar, não é dele, mas apenas nossa, caminhantes imperfeitos nesta rota evolutiva.
Falta-nos humildade para crer que, quando fazemos a parte que nos cabe na tarefa, tudo acontece na hora correta e de forma adequada.
As dores que nos chegam e nos tocam são oportunidades de aprendizado e de mudança para novo estágio de evolução.
Assim como a chuva, que em algumas ocasiões nos pareça inconveniente e assustadora, também os problemas são indispensáveis para a purificação e renovação dos seres.
Por isso, quando tempestades pesarem fortemente sobre nossas cabeças, saibamos perceber que tudo na vida passa, assim como as chuvas, as dores, os problemas.
Tudo é fugaz e momentâneo.
Mas tudo, também, tem seu motivo e sua utilidade em nosso desenvolvimento.


A escuridão nada mais é do que a falta de luz, assim como o mal é a ausência do bem. Quando pensamentos negativos contagiarem os nossos pensamentos e começarem a esconder os nossos melhores sentimentos, busquemos a luz da verdade e o caminho do bem.
Há dois mil anos atrás uma estrela brilhou diferente na Terra...
Há dois mil anos houve Alguém que amou tanto a humanidade que voltou, após a morte, para que tivéssemos a certeza de que o túmulo não aniquila os nossos amores.
E esse Alguém não impôs nada a ninguém. Não fez e não faz nenhuma cobrança para ninguém. Deixou apenas um convite: "quem quiser vir após mim, tome a sua cruz, negue-se a si mesmo, e siga-me."


Esse Espírito ficou conhecido na Terra pelo nome de Jesus, o Cristo.
E hoje sabemos que Ele habita mundos sublimes, onde a felicidade suprema é uma realidade, e mesmo assim continua amparando e socorrendo Seus irmãos aqui na Terra, independente de crença, raça, posição social ou cultura, pois como Ele mesmo afirmou: "nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou se perderá."
Sigamos esse Mestre maior, entendendo e colocando em prática as Suas imortais idéias que são ensinamentos sublimes, e são tão simples, e estaremos de posse do remédio que poderá nos curar de nossas angústias.


Trecho da Palestra organizada por Sérgio Avelhaneda em 12/09/2004.

18 comentários:

  1. Este texto nos mostra como somos ainda muito apegados ao mundo material, nos mostra a falta de fé e de que como ainda temos muito a aprender e a crescer. Belo texto bem explicativo. Amiga, te desejo um ótimo final de semana e um grande beijo em seu coração. Suzana.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, querida amiga Ilca.

    Somos fracos na nossa fé, e por isso temos muito medo. Acreditamos na vida eterna, e nos angustiamos com a ideia da "transição".
    Só mesmo Jesus para aquietar a nossa alma; suas ovelhas!

    Desejo-lhe um lindo domingo de paz, alegria no coração, e muita saúde.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que texto precioso amiga!
    Estou aqui refletindo sobre essa verdade.
    Ainda somos criaturas humanas,presas ao momento presente.
    Só em Jesus alcançaremos sabedoria e discernimento pra
    enfrentarmos as adversidades da vida sem medo.
    Abraços e uma semana abençoada pra ti.

    ResponderExcluir
  4. Sigamos esse Mestre maior, entendendo e colocando em prática as Suas imortais idéias que são ensinamentos sublimes, e são tão simples, e estaremos de posse do remédio que poderá nos curar de nossas angústias.
    Olha que trecho lindo de seu post, parabéns querida uma grande reflexão para tirar-mos uma lição de vida, bjs com carinho desse amigo desde sempre.
    Vanderlei

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Ilca...

    Temos sim muito que aprender,nossa ligação com o material é muito grande,mas que nós consigamos,mesmo que aos pouquinhos melhorar nossa oportunidade que estar se melhorando sempre.
    Que DEUS te proteja,um grande e forte abraço no seu coração!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga Ilca, muito bom o texto. A palestra postada ilustra bem o nosso comportamento. Nós ainda nos parecemos crianças no jardim do conhecimento espiritual.
    Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  7. Ilca neste mundo em que vivemos tão violente o único conforto é Jesus, só ele pode nos livrar de todo o mal, Ilca obrigada por você está seguino o meu blog, desda já Ilca te Gostaria de convidar você pra fazer parte do "agenda dos blogs" esse blog é da minha irmã Magda, o blog tem a finalidade de divulgar os blogs dos amigos, lá o seu blog vai ser visto por várias pessoas, você vai fazer várias amizades com outros blogs, esse espaço é pra ajudar os amigos a conhecerem outros blogs amigos, é um espaço bem legal venha fazer parte você também, eu já faço parte vamos nos encontrar lá também, caso você queira fazer parte é muito simples, basta seguir algumas regrinhas que é bem fácil e clicar no link: http://www.agendadosblogs.blogspot.com e depois clicar no link (faça parte você também) que fica no lado esquerdo do blog, lá você terá todas as informações para se cadastrar, pronto você já fará parte do agenda dos blogs, te espero lá beijos.

    ResponderExcluir
  8. Sublimes estas palavras, um verdadeiro alento para nossas almas e corações.
    Também penso desta forma Ilca, mas todos temos nossas noites escuras e quando as estamos vivendo, nos fragilizamos e é sempre bom reforçarmos que tudo é lição, que nos lembremos que tudo é passageiro, que depois que algo nos "atinge", com certeza o sol há de brilhar forte para iluminar nossa vida outra vez, fazendo com que passemos a ver tudo com outros olhos, com os olhos do amor, seguindo o valoroso exemplo de Cristo.

    Beijos, boa semana amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  9. Querida Ilca...
    Sempre é um grande aprendizado visitar o teu blog, realmente somos frageis muitas vezes com a nossa FÉ abalada,o importante que estamos caminhando, e seguindo em frente e como São Paulo dizia nos momentos de maior aflição..."Tudo posso naquele que me fortalece".
    Graças a Deus um dia não é igual ao outro existe uma noite para descansar, e começar tudo de novo...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Olá, minha amiga mais querida!
    A minha Luz ( meu marido ), ainda não está bem, mas em compensação, minha fé e resignação estão cem por cento. Tenho meus momentos, mas não me permito ficar triste. Sabe porque?
    Acredito plenamente em tudo que acabei de ler nesse texto maravilhoso e esclarecedor.Mais uma vez obrigada por seu carinho, sua amizade, sua existencia em minha vida. Que vc e o Thiago sejam sempre abençoados.Muita saúde, muita paz e muita luz na sua tragetória.
    Me mande notícias, quero saber se estas bem.
    Muitos bjs com aquele abraço de sempre, bem apertadinho.
    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Ilca!
    Será sempre uma alegria imensa recebê-la aqui,
    fique sempre a vontade para comentar o que seu
    coração ditar.
    Tenho um outro blog que fiz em homenagem ao meu
    marido que eu amo tanto,poesias e músicas, fique
    a vontade para visitá-lo também.
    Amei tudo que vi por aqui e é linda a homenagem
    que você faz a tua linda filha.
    Já estou a segui-la também e muito obrigada
    pelo carinho, beijinhos no coração

    ResponderExcluir
  12. Olá Ilca. Tudo isso é verdade. Mas nem sempre conseguimos agir com essa calma e serenidade. Estamos aprendendo. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. ¡Te felicito Ilca por tan profunda reflexión! ¡Muchas grcias!
    Jesús llena toda nuestra vida, El es la Resurrección y la vida.
    Por eso nosotros que estamos en El, nos unimos por la comunión de los santos con nuestros seres queridos. que han partido ya para el Cielo.
    ¡Me alegra que estés bien.
    Un abrazo. Dios te bendiga.

    ResponderExcluir
  14. Hola Ilca: gracias por tu comentario. Que bonita entrada,gracias por compartirla.
    No se porque me dices que, Me faltas tú, en mi blog, si es porque no te salen mis entradas en tu escritorio, a mi también me pasa algunas veces, espero se solucione el problema.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  15. ¡Hola llca!!!

    Un texto precioso que enseña a reflexionar sobre la fe que debemos tener en Jesús.
    Él, es el camino la verdad y la vida, el que acoge a él, no morirá para siempre.
    Ese es el mensaje que nos ha dejado y que perdurará hasta el final de los tiempos.
    Sin Fe, caminamos hacia ninguna parte: debemos confiar en él para que nuestra vida tenga algún sentido en este mundo cruel.

    Gracias por compartir esta preciosa entrada.
    Te dejo mi gratitud y mi estima. Un abrazo y se feliz.

    ResponderExcluir
  16. Sábias palavras mas cada momento em nossa vida temos reações diferentes.
    Espero um dia chegara esta paz, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  17. Oi querida Ilca!
    É verdade Deus deu seu único filho para perdão pelo nossos pecados. Ele morreu por cada um de nòs, para que fôssemos livres!
    Obrigada por estar sempre lá pelo meu cantinho...fk sempre feliz com suas palavras...
    Estou passando para desejar antecipadamente um feliz dia das mães pra ti, sei que tem o Thiago para comemorar este dia com ele, e tbém sei que Thais descansa com o Senhor, e na hora que Deus nosso Senhor determinar, nós encontraremos todos aqueles que amamos que agora estão adormecidos.
    Que vc possa recordar-se sempre dos maravilhosos momentos que deve ter tido com Thais, e tenha certeza a dor da perda irá passar, e ficará somente a doce saudade junto com a esperança que de que um dia todos nos encontraremos para adorar de perto nosso maravilhoso Deus que é Fiel, é bondoso, é maravilhoso e jamais nos desampara nem pede que entendamos nada, mas apenas que continuemos a confiar somente Nele!
    "Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim" João 14:6
    Um bju querida.
    Com amor
    Marly

    ResponderExcluir
  18. Amigos tão queridos!
    Agradeço a presença e a participação de todos nesta postagem. Fico feliz que tenham gostado do texto! Obrigada pelo carinho e pelos comentários sempre enriquecedores! Lindas palavras, adorei!
    Realmente, essa mensagem nos faz refletir... nos faz tomar consciência do quanto ainda precisamos nos aprimorar, aprender, fortalecer nossa fé e elevar nossa alma, seguindo os sublimes ensinamentos do nosso Mestre Jesus, o maior exemplo de amor e humildade!
    Beijo enorme a todos!
    Luz e paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...