Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

terça-feira, 26 de junho de 2012

Por que dói tanto?


Não há quem caminhe pelas estradas da vida sem que cruze, em algum momento, pelos caminhos da dor. Em um mundo inconstante, onde as certezas são relativas, a dor é processo quase que inevitável.
Algumas vezes, ela vem carregando consigo a separação de quem amamos, pelo fenômeno da morte. Outras vezes é a doença que se instala, no nosso ou no corpo alheio.
Seja qual for sua origem, a dor vai sempre provocar momentos de reflexão e análise. Ela é o freio que a vida faz em nosso cotidiano, em nossos valores, em nossas manias mesmo, provocando o questionamento das coisas da vida  e dos caminhos que percorremos.


Nesse questionamento, alguns optam pelo caminho da revolta. São os que maldizem a Deus, que se veem injustiçados, pois não mereciam tal desdita, que não veem utilidade nenhuma na dor, a não ser o sofrimento pelo sofrimento.
Outros utilizam a dor como aprendizado. São os que entendem o mecanismos de Deus como justos, e Deus como infinitamente amoroso para cada um de nós. Isso porque se Deus é a síntese maior do amor, certamente Seus desígnios são pautados pelo amor.
As perguntas: Por que comigo?, Será que eu mereço isso?, ou Para que tudo isso?, são os anseios de nossa alma a tentar entender as Leis da vida.


É necessário que repensemos qual o papel da dor para cada um de nós. Ela não é simples ferramenta de castigo de Deus, ou ainda, obra do acaso. Um Deus amoroso jamais agiria por acaso, ou castigaria Seus filhos. Toda dor que nos surge é convite da vida para o progresso, para a reflexão, para a análise de nossos valores e de nosso caminhar. Sempre que ela surge, traz consigo a oportunidade do aprendizado, que não se faria melhor de outra forma, caso contrário, Deus acharia outros caminhos. Não que devamos ser apologistas da dor, e buscá-la a todo custo. De forma alguma. Deus nos oferece a inteligência, e os recursos das mais variadas ciências, para diminuir nossas dificuldades e dores.
Assim, para as dores da alma, devemos buscar os recursos da psicologia e da psiquiatria. Para as dificuldades do corpo físico, os recursos clínicos ou cirúrgicos.


Porém, quando todos esses recursos ainda se mostrarem limitados, a dor que nos resta é nosso cadinho de aprendizado. A partir daí, nossa resignação dinâmica perante os desígnios da vida nos ajudará a entender qual recado e qual lição a vida nos está oferecendo.
Quando começarmos a entender que a dor sempre vem acompanhada de aprendizado, começaremos a entender melhor a música da vida, e qual canção ela está nos convidando a aprender a cantar. Afinal, nada que nos aconteça é obra do acaso. Somos herdeiros de nós mesmos, desde os dias do ontem, e hoje inevitavelmente nos encontramos com nossas heranças. As carências de hoje é o que ontem desperdiçamos, e as dores que surgem são espinhos que colhemos agora, de um plantio que se fez deliberadamente nos caminhos percorridos.


A dor é mecanismo que a vida nos oferece de crescimento e aprendizado. Porém ela somente será necessária como ferramenta de progresso enquanto o amor não nos convencer e tomar conta do nosso coração.


Redação do Momento Espírita.

17 comentários:

  1. Eu admiro pessoas que passam por esses momentos difíceis e com muito esforço e ajuda de pessoas amadas conseguem superar, ou pelo menos fingem que superaram e sobrevivem. Mas muito não tem a mesma sorte ou compreensão, e sou sincera tem horas que revolta sim e Deus que me perdoe, mas sou carne lutando contra o esprito e tem horas que fraquejo demais.

    ResponderExcluir
  2. Ilca querida!
    Suas postagens são sábias e edificantes.
    Esse texto nos leva a refletir sobre
    o quanto Deus é amoroso por seus filhos,
    Você é um exemplo de amor,de fé e bondade
    pra todos nós. És muito especial e Deus a ama muito.
    Abraços amiga! boa noite e um amanhã
    abençoado pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Toda alegria ou sofrimento que venhamos ter nesta nossa jornada terrena será para progredirmos espiritualmente, porisso, devemos ter consciência suficiente em saber aceitar o que surge para nós. Amiga, sempre tens lindods textos para nós com belas reflexões.Obrigada por repartir conosco. Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida,

    Este texto nos faz refletir e repensar as nossas posições frente às dificuldades e transtornos que ocorrem em nossas vidas.E nos lembra que só o Amor Àquele que sabe o que é melhor para nós,nos faz superar e vencer estes obstáculos.
    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Lindo este texto...é minha querida Ilca, a vida se utiliza de tudo o que é possível para nos fazer despertar, evoluir e vez ou outra se utiliza da dor para que este processo ocorra.
    Feliz daquele que entende que até mesmo a dor é caminho e evolução e despertar, porque revolta, não ensina nada e ainda fica-se fadado a repetir determinadas lições.
    Que a gente consiga sempre ver assim cada dificuldade ou lição que a vida nos traz.
    Beijinhos amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Ilca. Sei exatamente o que está falando. Choro a sua dor. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida, aí está o caminho, a dor por pior que seja é nosso maior aprendizado espiritual, se todos pensarem assim, realmente ninguém se perde na fé, amor a Deus, Jesus, santos e anjos, estes são nosso maior refúgio quando temos dores, quando falamos com eles, ficamos de alma lavada, para isto, nos ajudam, nos protegem. Se todos também paracem para pensar que todos temos um tempo, que daqui nada levamos a não ser estes belos ensinamentos que você acrescenta em seus textos espíritas, o mundo ficaria mais humano, digno e acima de tudo, repleto de paz e amor ao próximo.
    Acredite, esta é a grande lição, da dor tiramos o maior aprendizado e nosso espírito se eleva e nos completa.
    Estava com saudade de você e do seu cantinho tão especial. Considero um dos mais lindos, especial e transmite uma paz interior. Beijos minha querida amiga e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida
    A dor arranca um pedaço de nós mas ninguém pode senti-la a não ser que já a tenha experenciado...
    Receba o meu carinho...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga,

    Existem vários tipos de dores quando amamos as pessoas e algo acontece que nos separa delas como a partida para outra cidade, Estado ou país, um coma, uma doença, um falecimento. As vezes digo que somos seres em adaptação, pq existe o inesperado e é necessário aprende a lidar com isso. Acontece que cada pessoa é diferente uma da outra e as reações podem ser maiores ou menores.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Muy profunda reflexión... el dolor es parte de nuestra vida.
    Todo sirve para bien de los que aman a Dios.
    Un abrazo Ilca.¡Feliz semana!
    Dios te bendiga.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado por visitar, seguir e comentar meu blog, estamos muito gratos, parabéns pelo blog, lindo. Um grande abraço!
    http://blogacimadenos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ilca querida,

    seu texto prova o quanto seu coração é grande! Transforma a dor em reflexão.
    É bem verdade que em primeiro momento perguntamos porque comigo, se merecemos isso.
    Mas só pra quem, no fundo, é forte, consegue entender o que buscamos no sentido de melhorar, por amor e pela dor.

    A forma que encontrou de "administrar" a dor é tal qual Chico Xavier - hoje, 30.06, completando 10 anos da partida - muito bem disse:
    "Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro."

    Deus te abençoe sempre!
    Saiba que tem uma amiga que admira e a tem no coração.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ilca, esse texto diz muito, afinal, quem não tem algum sofrimento durante a vida? Obrigada pela visita. Um ótimo fim de semana. Muita paz!

    ResponderExcluir
  14. Ilca querida, este lindo texto ilustra bem a finalidade da dor, afinal vivemos ainda em um mundo de provas e expiações, mas já podemos experimentar a transição planetária para um mundo de regeneração.É sobre evolução que falo no novo blog, acho que vais gostar.
    beijos e fica com Deus :)

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, nao podemos nos revoltar contra o que é natural em nossas vidas, a dor sempre existirá, mas devemos aceita-la com serenidade e fé.
    Bjks e otima noite.

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos do coração!
    Agradeço imensamente pela visita de todos. Fico feliz em ver cada um de vocês aqui, trazendo-me sempre palavras de conforto e ânimo. Obrigada pelas manifestações constantes de carinho, que me emocionam e me fazem um bem enorme!
    Obrigada por estarem comigo nesta difícil jornada. Vocês são um presente de Deus em minha vida!

    Desejo muita paz e muita luz a todos!
    Grande beijo com muito amor e carinho, sempre!

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente lindo!Parabéns bjus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...