Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Metamorfose


Você já observou uma borboleta pousada sobre uma folha nova, especialmente escolhida por ela, uma que não caia antes da saída das lagartinhas do ovo, dobrar o abdome até sentir a face inferior da folha e ali colocar o ovo?
Por essas maravilhas da natureza, que somente a Providência Divina explica, cada espécie de borboleta sabe exatamente qual o tipo de planta que deve escolher para colocar o ovo que, graças a uma substância viscosa de secagem rápida, fixa-se imediatamente.


As borboletas são muito admiradas pela leveza dos seus voos e a beleza do colorido de suas asas.
Elas procuram, nas flores, na areia úmida ou em frutos fermentados, o seu alimento, sendo que as flores são muito frequentadas pelas borboletas fêmeas, enquanto os machos preferem as areias úmidas.
Algumas espécies existem que têm a capacidade de permanecerem imóveis por tempo considerável, enquanto outras fazem voos curtos, por vezes muito rápidos, indo de uma flor a outra.


Elas buscam a pradaria, a ramada das árvores, beijam as folhas farfalhantes e driblam o vento apressado.
Bailam em meio às gotículas que se desprendem das quedas d'agua ou como pétalas voejam, balançando no espaço.
Seu matiz é mensagem de alegria. A sua liberdade é um convite à paz.
No entanto, dias antes de mostrarem-se tão belas não passavam de larvas rastejantes no solo úmido ou escondidas na casca apodrecida de algum tronco relegado.


Lagartas, jamais sonhariam com os beijos do sol ou com néctar das flores. Mas, passam as semanas e após a fase de crisálida, ei-las que surgem maravilhosas, coloridas, exuberantes, plenas de vida.


À semelhança da lagarta, vivemos no terreno das experiências humanas.
Afinal, chega um dia em que somos convidados a adormecer na carne para despertar na Espiritualidade, planando acima das dificuldades que nos afligiam.
É a morte que nos alcança e nos ensina que a vida não se resume num punhado de matéria que entrará em decomposição.
Também não é simplesmente um amontoado de episódios marcantes ou insignificantes, promotores de esparsos sorrisos e rios de pranto.


A vida é a do Espírito, que vive para além da aduana da morte, tendo como destino a vida na amplidão.
Por isso, quando formos constrangidos a acompanhar, com lágrimas, aquele afeto que se despede das lutas do mundo, rumando para a Espiritualidade, não lastimemos, nem nos desesperemos.
Mesmo com dores n'alma, despeçamo-nos do coração querido com um suave "até logo" porque exatamente como as borboletas, ele alcançou a liberdade, enfim.


Você sabia que ao morrer o corpo, o espírito que dele se utilizava como de um veículo, se liberta?
Ninguém se aniquila na morte. Muda-se simplesmente de estado vibratório, sem que se opere uma mudança nos sentimentos, paixões e anseios, naquele que é considerado morto.

Redação do Momento Espírita.

15 comentários:

  1. Comparação linda entre os seres humanos e as borboletas...um dia,borboletas nos tornaremos e nos uniremos ao Pai...

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  2. Somos iguais a elas e também nascemos aonde nos foi permitido nascer. E Deus sabe onde é esse lugar. Um grande beijo amiga e uma boa semana prá ti. Os teus textos são sempre maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Ilca,

    Obrigada pela visita e carinho lá no Tudo a Ver.Um domingo lindo para você e uma semana de alegres realizações.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. Minha querida amiga. É com todo prazer que venho retrinuir tanto carinho e deparo-me com esse belíssimo texto, comparando a borboleta a vida, pois algo tão simples, estranho, se transforma em belíssima cor, vida, liberdade e paz como são as borboletas, estas são exatamente tudo mencionado e quanto lutam para se transformarem nessa obra-prima da natureza, esse colorido mágico. Adorei a comparação ao espirtismo, pois realmente da nossa carne, nosso espírito se liberta como a borboleta, com luta, mas uma hora se liberta, nosso corpo é uma prisão, porque dele ganhamos experiência espiritual quando acordamos e percebemos ela. Amei esse texto querida, muito sugestivo e adequado, dá gosto de viver passando por aqui.
    Me perdoe quando fechei meu blog, estava mudando a carinha dele, acho que agora está por enquanto como eu quero... rsrs...
    Muito obrigada pelo carinho de suas palavras que confortam-me muito também e Quinta terá mais. Beijos nesse lindo coração e fica com Deus, adoro muito sua companhia da sempre sua amiga.

    ResponderExcluir
  5. minha querida amiga ilca muito tenho lembrado de voce sei que estou
    em falta com as visitas aos amigos de muitos blogs mas tenho andado adoentada estou aguardando a chamado do meu medico para uma cirurgia de coluna bem complicada que me privou do movimento da perna direita
    estou com pouca locomoção mas estou comfiando em deus uma linda mensagem achei incrivel parabens por sua escolha adorei,agradeço sua visita que me deixa sempre muio feliz bjs com carinho marlene

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Ilca. Lindo e emocionante texto. Você sabe o quanto isso me toca. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,Ilca!!
    Amei tê-la como amiga.
    Li e assisti o vídeo sobre sua filha!!me condoí com você,amada.
    Só o Espírito santo, é capaz de consolá-la.Tamém tenho filhos e imagino sua dor.Mas, o amor de Deus, está sobre vc.
    Tenha uma noite de paz,repleta das bençãos do Pai.
    Beijos no coração.
    Soninha.

    ResponderExcluir
  8. Ilca, maravilhosa essa comparação da borboleta com a nossa ida para o plano espiritual. De fato, ao partirmos adquirimos liberdade. Nos libertamos desse corpo pesado e alçamos voo, nos encontrando entes queridos e nos preparando para uma nova jornada. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá!Bom dia
    Tudo bem?
    Belo texto!
    ...a transformação da feia lagarta em uma elegante borboleta é um dos milagres executados pela Natureza.Assim como imaginam os poetas, as borboletas são muito delicadas. Delicadas, encantadoras e coloridas.Há algo mágico, na transformação de uma lagarta em uma bela borboleta. Mais que uma mudança, sugere algo bem profundo. Ao se fecharem em si, como crisálida, fecham-se para o mundo e isso permite toda essa transformação, que vem de dentro para a superfície. Elas bem guardam isso, como íntimo segredo...talvez, como ao morrer o corpo, o espírito que dele se utilizava se liberta...
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Boa quinta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei deste texto. É muito bonito e faz-nos reflectir muito
    em tudo o que envolve a vida e a morte. Gostei de receber a sua
    visita.
    Desejo que se encontre bem.
    Um grande beijinho da amiga
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  11. Oh, amiga venho dizer-lhe que tenho um blogue
    (o meu último) que não aceita seguidores,
    apenas comentários que é:
    http://sinfoniaesol.wordpress.com
    Beijinho grande.
    Irene

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Ilca querida


    Gostei muito de ler-te hoje...
    Pensamentos invadiram minha alma...


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  13. Olá meus queridos amigos,
    Obrigada pela presença de todos, pela atenção e o carinho enorme que sempre me dedicam e pelas palavras reconfortantes e solidárias de cada um de vocês, que renovam minhas forças para continuar a caminhada. Adorei!
    Fiquem com Deus... amo vocês!

    Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,adorei seu blog.
    Gostei muito guando vc fala das borboletas,elas são como uma pessoa que se fecha para o mundo,e depois voltam com voltam com vontade de voar!Lindo beijos.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Ilca...
    Digitei "Natal sem minha filha...", e cai aqui neste seu site.
    Ha nove anos passo os Natais sem a minha unica menina (tenho mais tres filhos homens), que se foi com dezoito anos...e desde entao, minha vida é uma eterna busca por ela, pelas verdades, pelas esperancas de reencontro...Acho sempre importante escrever, mandar mensagens, trocar sentimentos, nem que seja mentalmente, pois nesse abarço de maes que perderam as filhas, talvez a gente se sinta um pouco mais forte. Grande abraço...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...