Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 17 de março de 2013

Feridas da alma


Feridas da alma são aquelas que doem, mesmo quando não vemos mais o machucado; quando o que causou a ferida não está mais presente e, portanto, no silêncio da noite voltam e incomodam. Às vezes impedem o sono. E doem... dói o peito, doem os olhos, dói o coração...

São aquelas causadas na infância por abusos, desamor, indiferenças, incompreensão. Ou causadas pela perda irreparável de alguém que era especial na vida da gente. Ou pela mágoa causada por traições de pessoas nas quais depositávamos toda a nossa confiança.

Todos os anos, possíveis gastos em terapia podem até amenizar o sentimento doloroso, mas não apagar. O tempo também não apaga. Mesmo se a memória procura mil facetas de "esquecer", há sempre aquele dia em que um fato ou qualquer outra coisa pode trazer tudo à tona.

Infelizmente, as centenas de mensagens de auto-ajuda também não conseguem curar esse tipo de doença que consome a alma. Remédios são inúteis, quando são prejudiciais mesmo.

E então? Estamos condenados a viver o resto das nossas vidas carregando essa "bola" acorrentada nos pés, como prisioneiros condenados?

Não necessariamente...

O primeiro grande passo é a vontade de se curar. Sem isso, nada feito. Ninguém pode fazer por nós o que não desejamos nós mesmos.
Sabe-se que, mesmo fisicamente, uma pessoa não pode curar-se sem que haja uma íntima vontade e desejo de estar curado.
Não são os médicos que fazem milagres, eles fazem a parte deles. Mas o maior trabalho fica por conta da própria pessoa.

Depois... só há um meio de apagar essas cicatrizes que se abrem com frequência: entregar, inteiramente, nossos males nas mãos d'Aquele que "verdadeiramente tomou sobre si todos os nossos males."
Ainda assim não é fácil, pois para entregarmos é necessário tirar uma parte da gente e se desligar dela. E o ser humano não está preparado para isso. Não que ele não queira, mas porque não é mesmo fácil.

É necessário uma enorme força de vontade e um amor profundo por si mesmo e por aqueles que nos amam e querem que estejamos bem.
É necessário tentar esquecer uma página do livro da própria vida, rasgá-la, queimá-la.
E depois, é preciso aprender a viver sem essa parte, viver uma vida nova e  diferente.

É realmente difícil... mas possível! E possível somente se a própria pessoa se dispõe a isso. É algo pessoal, muito pessoal... Pessoal, entre Deus e nós!

Letícia Thompson

Meus amigos(as),
É realmente muito, muito difícil, machuca, dói... mas, também acredito que o primeiro passo para a cura é o desejo de obtê-la. É preciso querer melhorar, querer ficar bem!
Há momentos em que nos faltam forças para continuar, mas sempre podemos buscar a nossa LUZ interior e confiar plenamente no amor de Deus, que alivia e cura as dores de nossa alma.

Abençoados sejam todos os nossos dias !!!

Grande beijo.
                    Ilca

                                                    Imagem criada por mim - Ilca, 
                                               colaborando por uma blogosfera ética.
           

15 comentários:

  1. Que Deus conforte teu coração a cada dia. Esquecer? nunca.
    amenizar? sim.

    Bj em teu coração



    Ro

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE MINHA QUERIDA !
    TEXTO MUITO FORTE PARA QUEM PERDEU UM ENTE QUERIDO,DO QUAL
    ESSA SUPERAÇÃO DE DORES E LIMITE TEM UM PESO MUITO GRANDE ...TE ENTENDO E DEIXO UM BEIJO AZUL !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca é fácil ter que reaprender a viver para tentar amenizar as dores deixadas por quem partiu, mas precisamos tentar e achar este querer dentro de nós. Um grande beijo para ti minha amiga.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ilca...
    Li essa mensagem e fiquei pensando naquelas mãezinhas hoje na nossa reunião,passou como um filme cada uma com a sua dor, procurando como conviver melhor com essa dor que não tem nome, a Patricia disse a minha dor é como um punhal cravado 24 hrs no meu peito.
    Temos que viver só o hoje sem pensar no ontem ou no amanhã.
    Tivemos pela primeira vez duas terapeutas musicais, e as psicólogas, que acompanham a nossa reunião, eu estva meio tensa sem saber como seria a aceitação, graça a Deus, o resultado foi excelente muito bom, todos sairam satisfeitos,com certeza com a alma mais leve.
    Tive que contar para vc esse acontecimento.
    Uma semana muito abençoada...

    ResponderExcluir
  5. Amiga como é bom estar aqui e ler as tuas belas mensagens, sempre me fazem muito bem e tem razão o importante é querer melhorar, é a consciência disto, obrigada pelo teu sempre carinho, Luconi

    ResponderExcluir
  6. Querida Ilca!
    Amo passar por aqui e ler essas
    sábias mensagens escolhidas com tanto amor.
    Como dissestes:
    É realmente difícil a aceitação, machuca, dói... mas, também acredito que o primeiro passo para a cura é o desejo de obtê-la...
    e ela acontece quando a pessoa se dispõe a isso. É algo pessoal, muito pessoal... Pessoal, entre Deus e nós!
    Abraços! Uma semana abençoada pra ti.



    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Encontrei seu blog e gostei muito!
    Você é uma pessoa iluminada e com certeza está ajudando muitas pessoas com suas lindas mensagens. Continue confiando no Senhor, Ele lhe ama!
    Sou evangélica, vou orar muito por você e sua família.
    Abraços, Marcilene

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga...
    Obrigada pelo teu tetemunho e comentário no blog dos ASDL, deixei um agradecimento para vc bjs...

    ResponderExcluir
  9. Querida Ilca, bom dia,
    sabe? as vezes sinto que a vida e uma ferida absurda.. mais siento que uma mulher como usted, de grande integridade moral ilumina tudo e injeta esperancas a os caidos.
    Um afectuosoo abraco.

    ResponderExcluir
  10. Que gran mujer eres, autentica, con una integridad y fortaleza
    que no son de este mundo. ¡Gracias Ilca por todos los ejemplos que nos das. Un abrazo muy fuerte.Dios te bendiga!!!

    ResponderExcluir
  11. Folhas de Outono está aqui,para ler mais uma postagem que escreves com maestria e aproveito para parabenizar o dia do Blogueiro,então nada mais justo do que vir até aqui para parabenizá-los.
    Que continuemos, por muitos e muitos anos,
    colaborando com uma Blogosfera ética,
    sem plágio e unida.
    Um viva pra você e um viva pra todos nós !!!!

    ResponderExcluir
  12. Ilca, a dor pode ser amenizada através do perdão e do auto-perdão. Todas as ocorrências são para o nosso aprendizado, principalmente as dores da alma. Só entenderemos o real significado desses sofrimentos quando retornarmos ao plano espiritual. Por enquanto, é como vc diz, ter vontade de estar bem. Muita paz!

    ResponderExcluir
  13. Um beijinho para ti, Ilca. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Querida Ilca, as dores da alma sempre são mais fortes que as feridas que marcam nosso corpo físico... No corpo físico fazemos um curativo, colocamos anestésico, tomamos um analgésico, enfim... Mas quando a alma dói...é como se um ferro em brasa estivesse queimando...ardendo! Só quem sente sabe... O texto é grandioso...nos convida a sair da dor e vivênciar o momento presente, tomar a difícil decisão de virar a página e lutar pelo presente...

    "É necessário uma enorme força de vontade e um amor profundo por si mesmo e por aqueles que nos amam e querem que estejamos bem."

    Desejo um abençoado final de semana! Bjos...

    ResponderExcluir
  15. Oi D Ilca gostei muito de lhe conhecer a viagem foi muito legal na sua companhia. Porém na minha volta ao trabalho tive uma decepção muito grande, fui demitida. Estou meio no ar ainda não caiu a ficha. O seu blog vai me ajudar. Bjs querida. Liliana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...