Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LUTO... Para quem perdeu alguém


Embora a morte faça parte do desenvolvimento humano, lutamos durante a vida pela ideia da imortalidade, e tentamos negar qualquer possibilidade de perda das pessoas que amamos. Quando a morte acontece, a sensação de dor é tão grande que temos a impressão de que vivemos um pesadelo que, em breve, vai passar. A tarefa mais difícil é constatar que o sonho é real e que é impossível fugir dele.

Abre-se um imenso buraco, e a sensação de vazio invade a alma com muita força. É como se ficássemos órfãos de nossas próprias crenças, e sem esperança de poder continuar vivendo depois deste duro golpe. O curso do tempo, que até então era sem importância, passa a ser um inimigo a ser enfrentado e, só aos poucos, descobre-se que é dele que virá o acalento.

Talvez, neste exato momento, muitos de vocês se sintam assim, experimentando um terrível vazio, e sem ânimo para continuar vivendo. Este é o início de um tempo muito difícil, de um tempo de dor, de um tempo de mudanças e transformações por dentro e também por fora. Este é o tempo do luto.

A dor que dói dentro do peito é do tamanho da ligação que se tinha com quem partiu. Leva tempo para nos ligarmos a uma pessoa e, portanto, será necessário também um logo tempo para nos desligarmos dela. Desligar não é esquecer, mas é poder viver com a lembrança da pessoa que partiu sem se machucar tanto. Com o passar dos dias e dos meses, essa dor se transformará em saudade e lembranças.

O sofrimento, o tempo do luto, é diferente para cada pessoa. Haverá dias em que a ausência parecerá algo muito recente, algo ainda muito doído. Em outros momentos, haverá uma impressão de melhora, como se o sentimento de falta houvesse rapidamente passado. Mas, como as pessoas são diferentes, vivem seus sofrimentos de forma diferente, e também elaboram o luto em tempos diferentes e de forma muito pessoal.

Lembre-se de que a morte, embora seja um processo natural da vida, é um grande enigma para o homem, e a dor da perda sempre será o seu maior sofrimento.

Ana Lúcia Naletto e Lélia de Cássia Faleiros Oliveira - Psicólogas
(especializadas no trabalho com enlutados).

Amigos queridos!
Grata pela visita e o carinho. Uma semana abençoada de muita paz, fé e esperanças renovadas para todos. Fiquem com Deus no coração!
Beijo com afeto e ternura...
                                            Ilca
                                            

28 comentários:

  1. Um texto verdadeiro o luta para cada pessoa é sentido de maneira como cada um vez a vida....a maioria acaba fazendo de conta que esta tudo bem para poder continuar vivendo...mas é preciso cair para um dia poder levantar mesmo que bem devagar.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  2. Um beijo lindo minha querida!
    Fica na paz de Deus
    bj
    anacosta

    ResponderExcluir
  3. SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    ESSA É A PALAVRA QUE TRAGO NO CORAÇÃO.
    ESTOU CHEGANDO DE VEZ PARA ME DELICIAR DE SUAS LINDAS POSTAGENS ...
    O TEXTO É MAIS UM QUE VC DEIXA ESCAPAR QUANDO FALA DE UMA SAUDADE SINGULAR...
    GRATA PELO CARINHO QUE VC SEMPRE DEIXOU LÁ NO MEU CANTINHO.SEU CARINHO É A EXPRESSÃO DO QUANTO TENS GUARDADO NA ESCRITA E NO CORAÇÃO...BJSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Oi Ilca querida...
    Como sempre suas postagens trazem sempre uma palavra de FÉ e Esperança apesar das dores e sofrimentos da nossa alma.
    A vida e a morte caminham juntas infelizmente só nos preparamos para a vida e de repente quando menos se espera ela chega de diversas maneiras e temos que enfrenta-la.
    A dor de cada um e a dor maior não existe um termômetro, que possa medi-la, se a minha é maior ou menor devemos sim respeitar a dor de cada um.
    "O luto pela perda é o preço que se paga por amar."
    Amiga sempre que visito o seu blog acrescento coisas boas na minha vida...
    Uma semana de muita Paz e LUZ..
    Te amo...

    ResponderExcluir
  5. Olá Ilca! Obrigado pela sua visita!
    Não adianta querer fazer passar rápido a dor...como um analgésico combatendo o sintoma, a inflamação do afeto continua, lá dentro do coração. Mas o consolo é que, com o tempo, a dor se transforma em saudade, e a resignação é como um jardim de girassóis sobre o campo da espera.
    Um grande abraço!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  6. Olá Ilca... quem me indicou o seu blog foi minha irmã, que mora em POA, perdemos um irmão recentemente... somos entre quatro meninas e ele (era o do meio), nosso único irmão homem, então já pode imaginar como é o sofrimento, assim para meus pais também. Sem contar que ele deixou filhos pequenos de 6 e 3 anos... e uma mais velha de 18...
    Complicado a perda, mas é bem o que você escreveu, tem momentos que estamos muito bem e outros que parecem que todos os momentos que passamos antecedentes a morte vem a tona na nossa memória...
    Ótimo o seu blog, através da sua experiência pode acalentar os nossos corações, que também perdemos pessoas especiais.
    Um grande abraço.
    Aline Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline Cristina,
      Obrigada por sua visita e pelas palavras tão cheias carinho. Fiquei muito feliz! Seja sempre bem vinda!
      Sinto muito pela perda de seu querido irmão. Peço a Deus por você e sua família, que Ele alivie a dor em seus corações, pois nesses momentos só o amor divino nos conforta, e posso sim imaginar o profundo sofrimento de todos, especialmente de seus pais. Muita paz!
      Receba meu abraço carinhoso e solidário.

      Excluir
  7. Olá amiga Ilca!
    sem duvida cada pessoa é diferente no modo de agir e pensar!
    mas a dor essa sim é igual para todos que perdem seus entes queridos!
    e sempre essa saudade , saudade!, saudaes!!

    fica na paz! boa semana !! bjsss

    ResponderExcluir
  8. Bela escolha, Ilca. Há pouco vivenciei essa situação e sei que a fé e as lembranças doces são os nossos maiores pontos de apoio. Boa semana, amiga!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida amiga Ilca, o luto é vivido de maneira diferente por cada pessoa, mas a dor e a saudade embora atenuadas pelo tempo jamais passarão! E há momentos como diz o texto em que os acontecimentos parecem ter sido ontem. Sinto assim em relação a alguns familiares próximos que perdi há já alguns anos. Um grande beijinho e forte abraço pedindo a Deus que a ajude no seu caminhar. Ailime

    ResponderExcluir
  10. Ola querida amiga ,fiquei muito feliz em receber tua visitinha.Desejo-te uma semana tranquila e com muita paz e deixo aqui meu abraço com muito carinho.SU

    ResponderExcluir
  11. OI ILCA!
    COMO VISITO TEU BLOG, SEI DA DOR QUE PASSASTE, A PERDA DE UMA FILHA. NÃO PASSEI POR ISSO, GRAÇAS A "DEUS",MAS COMO AMO MUITO MEUS FILHOS, SÃO TUDO PARA MIM, POSSO AVALIAR ESTA DOR.
    UM TEXTO MUITO BOM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Quem esta numa escala acima na evolução, tem como luz, essa de doar aos aprendizes uma forma de lidar com os sofrimentos: agradecido! abraços

    ResponderExcluir
  13. ¡Mi querida Ilca!!!

    Nos dejas un texto que, al leerlo, no pude evitar una lágrima, es la pura verdad su lectura.
    No sabes como siento tu dolor, sé muy bien que perder un ser querido, resulta muy duro, como dice tu texto, nos invade una gran tristeza que tarda en desaparecer, uno anda por la vida un tanto desorientado, como perdido. ¡Aunque esto no afecta a todos por igual! O eso parece aparentemente, porque unas personas exteriorizan más la pena que otras, a veces sufre mucho más el que no llora en publico. Si llora y hasta sangra su corazón por dentro.

    Ilca, la vida sigue y Dios no quiere que vayamos tristes por ella, al contrario Dios quiere que estemos alegres eh!! Pues solo cambiamos de lugar cuando morimos, salimos de la tierra y a ella volvemos y nuestra alma se va al cielo donde la espera un tiempo eterno colmado de la paz de Dios. Donde no hay tristeza ni peleas, ni luchas ni ambiciones. Si creemos en todo esto, no debemos estar tan tristes cuando alguien se nos va.

    Gracias Ilca, por compartir tus sentimiento con todos nosotros.
    Te dejo mi abrazo amigo, y todo mi estima.
    Se muy -muy feliz.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ilca! Tua gentil visita me deixou muito feliz,e vim te agradecer,Eu já passei por momentos de muita dor quando perdi meus pais ,mas perder um filho acredito que seja um dor inexplicável.
    Tive meu filho muito mal ,quase o perdi ,mas graças aos médicos á Nossa Senhora de Fátima ,meu filho se salvou... tive muito medo.Mas acredito que a dor irá passar ... aí ficará saudade ... você tem um filho que também precisa de você.Sua filha era uma moça linda
    Este texto que postaste é muito profundo ,lagrimas derramei.Avida segue....
    Que Deus te abençoe amiga.Beijo no coração

    ResponderExcluir
  15. Amiga Ilca, as psicólogas estão corretas sobre o teor do tema dissertado. Realmente, a dor varia de pessoa para pessoa e com o andar do tempo, aquela dor terrível que dava a impressão de jamais diminuir a intensidade, começa lentamente a dar lugar a saudade. Amiga Ilca, imagino que também acontece contigo o que às vezes ocorre comigo, ou seja, apesar de viver a fase da saudade, de repente, sinto aquela dor intensa, angústia, desamparo, sensação de pesadelo...
    Um abração. Tenhas uma noite de paz.

    ResponderExcluir
  16. Preciosa Ilca, o meu abraço...
    Texto muito bem elaborado e verdadeiro... A perda/luto é um processo e cada um tem o seu tempo de superação... A dor é enorme, mas o conforto e consolo de Deus trazem sempre meios para continuar a vida firmemente!

    Com afeto

    ResponderExcluir
  17. MINHA AMIGA:Bom dia!
    Já perdi pessoas muito queridas, e sofri muito!Morro de medo de perder outras pessoas que amo.O tempo é o melhor remédio para amenizar a dor, mas a tristeza fica arquivada no nosso coração; a sensação de perda, o vazio, a saudade, são sentimentos que imperam para sempre na nossa vida. Temos que aprender a conviver com o luto/morte...infelizmente faz parte da vida!!
    Bjs amiga e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  18. Olá Lica,
    boa tarde,
    se é que podemos aceitar que é um processo natural da vida,
    seria mais fácil, mesmo a dor, pode não seja tão duro.
    mas é muito difícil, certo? =(
    um texto muito belo.

    Desejo a vocês uma linda tarde de quinta-feira
    um grande beijo
    bênçãos

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,
    seu texto é profundo que me faz comover, julgo eu, que ninguém consegue controlar o destino, este traz-nos acontecimentos inesperados.
    Todos sabemos que após o nascimento caminhamos para a morte,
    devemo-nos preparar para as situações desgradeáveis que sabemos que podem acontecer, mas nunca nos preparamos para que o sofrimento seja mais leve.

    ResponderExcluir
  20. Ola amiga!
    Gostaria de ter o mesmo dom que vc
    Fiz todo ao contrario
    Perdi meu companheiro, pai de minhas 4 adoráveis filhas
    Faz um ano, desde de então não consegui escrever nenhum poema, que sempre nascia do nada transformando em letras e rimas, imagino a sua dor, perder um companheiro doi doi muito, mas imagino que não se compara a perder uma filha, um dos pedaço de nós,,, te aplauso em pé,,,és fantástica
    Abraços surper apertado no coração
    Preciosa Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida amiga Preciosa!
      Lamento profundamente por sua perda. Estava mesmo sentindo sua falta. Obrigada pelas suas palavras de conforto e imenso carinho. Que Deus a abençoe e console o seu coração, com a certeza de que seu amado companheiro está ao lado do Pai.
      Logo irei retribuir sua carinhosa visita.
      Um forte abraço com todo meu carinho. Muita força pra vc.

      Excluir
  21. Querida amiga comovente texto de Luto. Que nada mais é que eterna saudade daqueles que amamos e partiu. Até hoje, essa saudade me dói o coração, e peço a Deus por eles e por mim. Mas a Vida continua e nosso Pai nos dá força de seguir em frente.
    Desejo de todo coração uma semana de muita Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  22. O luto é necessário vivermos para seguir em frente, cada pessoa se expressa de uma maneira mais faz parte do processo da vida. Quando ele ultrapassa o tempo que é designado,como sou da área de saúde, sei o tempo que leva..se ultrapassar, já necessita de ajuda de um especialista.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  23. O luto é necessário vivermos para seguir em frente, cada pessoa se expressa de uma maneira mais faz parte do processo da vida. Quando ele ultrapassa o tempo que é designado,como sou da área de saúde, sei o tempo que leva..se ultrapassar, já necessita de ajuda de um especialista.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelo carinho e apoio à minha dor. Fiquei aqui pensando, se a dor pela perda do marido é quase insuportável, nem posso imaginar de um filho.Filhos nunca deveriam morrer antes dos pais... Eu posso apenas imaginar sua dor, diante da minha.
    Bjkas doces

    ResponderExcluir
  25. graça mota o4 12 2013 00:34
    minha querida hoje faz 2 anos que perdi minha nora em um acidente de moto também, foi muito ruim essa perca principalmente por ela ter deixado comigo o meu netinho,que exatamente no dia de seu sepultamento ele estava completando 7meses de vida,foi e continua sendo muito doloroso para mim, mas Deus o maior de todos está me confortando. Amanhã ele estará com 2 anos e sete meses sem o aconchego de sua mãezinha.Um abraço,colega.

    ResponderExcluir
  26. outra coincidência que acabei de perceber, a minha nora também tinha completado 31 anos no dia 28 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...