Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

quinta-feira, 26 de março de 2015

O Luto e a Fé


Quando passamos por situações de profundo pesar, nossa mente faz verdadeiros malabarismos para elaborar e processar uma verdade que é inaceitável, e assim nos proteger da dor insuportável que advém da morte de uma pessoa que é única em nossa vida. Ela (a mente) precisa de um tempo e de um espaço para assimilar o fato traumático, para lidar com uma nova realidade, repentina e terrível, para desenvolver estratégias que consigam relacionar a verdade do passado com o futuro que precisa ser vivido. Mas, como?

O processo do luto não é linear e a dor precisa ser externada, cada pessoa precisa de um tempo só seu para reformular conceitos de justiça, de impotência, de culpa, de revolta, mas principalmente de Fé. Ela, e só ela, nos faz aos poucos entender que a vida é realmente eterna e que as pessoas que nos fazem tanta falta e despertam em nós uma saudade tão intensa, continuam vivas e que com elas vamos um dia nos reencontrar.

O Espírito de Deus está presente em nossa vida, mas cabe a nós, abrirmos a porta do nosso coração, dando espaço para que Ele se manifeste. À proporção que evoluímos espiritualmente, que fazemos a nossa parte, orando e meditando, que O deixamos fluir em nosso ser, nossa mente vai se acalmando, boas e felizes lembranças começam vir à tona, e nós vamos, aos poucos, aprendendo a viver junto ao nossos entes queridos, espiritualmente, mesmo que deles afastados fisicamente.

Com a saudade temos que nos acostumar... Este é um caminho difícil, mas não impossível, que, ao menos, ela seja uma saudade saudável, que nos ajude a reviver situações alegres, lembranças emocionantes, palavras ditas, emoções compartilhadas...Que nela encontremos um refúgio onde possamos chorar e sorrir. E quando isto acontece, adquirimos a certeza de que o Amor é realmente eterno; é o elo indestrutível que nos mantém para sempre unidos àqueles que já ressuscitaram, e que, portanto, continuam Vivos e na Paz.

E, assim, é chegada a hora de agradecermos a companhia, a atenção, o cuidado, o carinho, os beijos e os abraços, e principalmente à Deus, pelo presente maravilhoso que nos foi dado e pelo privilégio de termos convivido com eles aqui na Terra.

Marisa Cremer


Um grande abraço para você amiga e amigo queridos, com todo meu carinho.

Muita paz a todos !!!
 


 

10 comentários:

  1. Amiga to sem palavras é muito triste
    mas deixo meu abraço bem apertadinho
    e que vc continue nos visitando pq a sua presença é
    sempre bem vinda........Dói muito eu sei disso


    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  2. O conforto das palavras sempre nos traz o alento e a paz e acreditar na vida eterna é uma benção.
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Ilca, faz um tempinho que não venho aqui. Mas não esqueci de vc não.
    Desejo a vc um dia repleto de alegrias mesmo nos momentos difíceis que seu coração esteja sempre confortável e em paz. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que texto é esse Dona Ilca? Cada palavra expressa o que sentimos. hoje mesmo falei isso, se tivesse oportunidade de escolher, viveria tudo de novo, pois a presença, a convivência e o amor que trocamos são muito maiores... a dor é imensurável, mas o amor verdadeiro é infinito. E nos encontraremos...é só questão de tempo! Um abraço apertadinho, amiga Tati.

    ResponderExcluir
  5. Ilca acabei me afastando daqui, e não só daqui fiquei mais de dois m eses sem nem publicar, vivo tendo recaídas, parece que cada vez aumenta mais a dor, penso que deve ser culpa, culpa do que? Não sei, talvez por não ter vivido o que poderíamos ter vivido, talvez porque nunca falei a ele sobre a sua doença, ele nunca perguntou, talvez porque para fugir a realidade e não deixar ele perceber levei a vida como levava antes da doença, cuidava dele com extremo, mas continuava a me dedicar a casa, a net, como sempre, acho que era mais fuga da verdade que outra coisa, sinto não ter conversado com ele a verdade, sinto não ter tido a ele o que ele nunca perguntou, sinto ter adormecido ao lado de seu leito uma hora antes de seu desencarne, confiei em uma pessoa que me disse descansa um pouco que qualquer coisa te chamo, não chamou, disse ficar com medo de minha reação, queria estar segurando a sua mão, não segurei, sinto e sinto tanto, não consigo transformar a dor em saudades saudável, não consigo, perdoa o desabafo mas nunca falei disso com ninguém e precisava falar, bjos Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luconi! Como te entendo minha amiga, não é fácil, eu bem sei... Dói, dói, muito! É preciso buscar forças, a cada dia, para seguirmos com os altos e baixos de nossa vida. E desabafar é bom, faz bem, falar sobre a nossa perda nos ajuda a superar o sofrimento. Mas, não fique se culpando não, esse sentimento de culpa que vc está sentindo é muito ruim, corrói nossa alma, deve ser terrível. Agora, é daqui pra frente amiga, e apenas os bons momentos devem ser lembrados, não é verdade? Pare por um momento e reflita, procure analisar a situação extremamente dolorosa em que te encontravas, tão difícil de lidar como a que estás vivenciando agora, e veja se você efetivamente tinha condições de agir diferente de como agiu. Certamente que não, é complicado. A nossa luta é árdua, sabemos, mas não podemos desanimar. Siga adiante, minha querida amiga. Fé e coragem! Deus está contigo! Um grande beijo no teu coração.

      Excluir
  6. OI QUERIDA
    SAUDADE DE VC. SINTO MUITO VIU. MAIS DEUS NOS CONFORTA QUANDO MAIS PRECISAMOS. NÃO SUMA VC É UMA PESSOA IMPORTANTE PARA A NOSSA AMIZADE, FICA EM PAZ.

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Passando para conhecer este espaço de sentimentos,
    onde se vê palavras perfumadas
    de uma dor que na minha opinião é incurável,
    mas também cheias de esperança
    que para mim,
    são inspiração para muitos que dela necessitam...

    Que a vida lhe traga a cada manhã,
    o maravilhoso perfume da alegria...

    ResponderExcluir
  8. Querida Ilca, quanto tempo! Não tenho conseguido mais visitar os amigos como fazia, mas não esqueço em minhas orações a todos que tenho imenso carinho! Essa mensagem nos convida a uma grande reflexão, estamos aqui de passagem, qualquer hora "voltamos para casa", não somos daqui, apenas viajores no tempo! Mas é muito difícil entender essa saudade que doí de quem nos antecedeu na viagem de volta! Fique com Deus e tenha um abençoado domingo de Páscoa! Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Com o tempo nosso coração se aquieta e a sdsss é boa e bem vinda !
    Bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...