Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Viver o luto com Fé


Quando se perde alguém que amamos, quando termina uma história, é normal ficar triste, sentir-se perdido, sem rumo… e isto acontece à medida que os anos passam. As perdas fazem parte da vida.

É certo sim ficar triste, e é humano. E devemos sim compartilhar o que sentimos. Não existe a possibilidade de seguir em frente, de virar a página, sem “viver” o luto. É preciso respeitar a nossa própria dor, a nossa própria tristeza e o nosso tempo.

A dor de se perder um ente querido é singular. Toda pessoa tem o direito de chorar essa perda o quanto desejar, pois somente ela sabe a dor que passa em seu coração.

Contudo, o luto é um processo e precisa ser elaborado aos poucos. Sufocar a tristeza e as lágrimas pode ser prejudicial. Dê tempo ao luto, pois pode demorar semanas, meses, até mesmo anos. Durante esse tempo, é normal que você sinta raiva, chore, se revolte e até mesmo questione Deus. É preciso viver esse “outono” para que um novo tempo comece a surgir lentamente, anunciando novas esperanças.

Muitos querem ficar sozinhos, outros preferem partilhar sua dor com algumas pessoas.Tudo isso ajuda a elaborar o processo do luto na vida. Outros ainda buscarão forças na oração.

Nesse período sentimos um vazio enorme. E dói muito, parece dilacerar tudo por dentro, e em alguns momentos a dor é tão grande que parece que não vamos suportá-la. Mas se é o que você está sentindo, sinta, só assim será possível ultrapassar esse momento difícil. É preciso enfrentar a dor para seguir em frente.

Se a tristeza vier, deixe que ela venha, é importante que você a coloque pra fora, fale, chore, partilhe, desabafe... sinta toda a sua tristeza porque, existindo, ela tem que ser vivida, e somente assim ela poderá ser superada.

Permita-se recomeçar. A saudade ficará, as lágrimas voltarão, mas o amor que você sente pela pessoa que se foi nunca se apagará. Este amor que você sente lhe dará forças para continuar sua vida e cuidar daqueles que também precisam do seu carinho, do seu abraço e da sua ternura.

Carregue em seu coração a certeza do reencontro !!

 Texto do Pe. Flávio Sobreiro - com modificações que fiz.


                                         Um final de semana abençoado para todos !!!
                                                          Meu abraço apertado.




3 comentários:

  1. Viver a vida com a fé em tudo que existe vem de Deus e acreditar nos múltiplos
    planos da existência. Um belo texto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Simples e na medida! Sincero e puro! Texto excelente Dona Ilca! Dá um medo de não conseguir vencer a dor que nos corta ao meio sem anestesia... de não entender como poderá ter o manhã, se não há a pessoa que mais se ama no mundo. Demora mas vai passando e com outro olhar, com provas reais, sabemos que trata apenas de saudade... E que já, já nos encontraremos... tenho certeza! Continue a transmitir sua força... a daqui mandamos boas energias para a senhora também! Um forte abraço, amiga Tati

    ResponderExcluir
  3. Amiga como estás? hace mucho que no se nada de ti. He dejado algunos mensajes pero no he tenido respuestas. Siempre estas presente. y Thais en mis oraciones. Te extraño amiga. Espero que todo este bien. te dejo un grande abrazo. Cuidate.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...