Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

A dor da perda de um Ente Querido


A dor causada pela perda dos entes amados atinge a todos nós com a mesma intensidade. É a lei da vida a que estamos sujeitos.
Quando nascemos,  nossa única certeza absoluta no transcorrer da vida será a de que um dia morreremos. Não há como fugir a esta realidade.
A morte não faz parte de nossas preocupações imediatas. Vamos levando a vida sem pensarmos que um dia morreremos, aí, quando menos esperamos, ela nos bate à porta arrebatando-nos um ser amado e então, sentimo-nos impotentes diante dela e o pensamento de que "nunca mais o verei", aumenta mais nossa dor.


Algumas pessoas sentem com maior intensidade a perda do ente amado, demorando a se recuperar da dor pela partida. Principalmente, se a morte ocorreu repentinamente, de uma forma brusca, como acontece em desastres ou através da violência. Existem também pais que perdem seus filhos em tenra idade, quando começam a sonhar para eles um futuro promissor.
Com a perda, vem a tristeza e a revolta: "Por que meu filho morreu tão cedo? Era preferível a morte ter me levado no lugar dele, pois já vivi muito enquanto ele não teve tempo de viver", e por aí seguem outras tantas exclamações contra a partida daquele ser tão querido. Então, vem a procura, a busca de um consolo que possa realmente acalmar e levar um pouco de tranquilidade ao espírito, e vem a indagação que tanta angústia traz ao coração: "Onde meu filho(a) estará agora? Só queria saber se ele(a) está bem, como se sente.". Começa, então, a procura por notícias, o afã de saber o paradeiro daquele que se foi para nunca mais, segundo a visão acanhada que se tem da "vida e da morte."


A possibilidade da comunicação com o ser querido, leva muitas pessoas a desejarem, a todo custo, uma mensagem, uma palavra que possa proporcionar-lhes a aceitação do ocorrido ou que lhes minore a enorme saudade que sentem.
É muito gratificante, através do intercâmbio espiritual, sabê-los felizes, certificando-se, através de relatos deles próprios com detalhes de sua nova existência, que eles continuam ligados aos familiares pelos laços indestrutíveis das afeições sinceras.
No entanto, é necessário precaver-se contra a urgência desenfreada de se obter, a qualquer custo, principalmente em pouco tempo de desencarnação dos entes queridos, a comunicação tão desejada com intuito de acalmar o coração saudoso.
Sabemos que a comunicação em pouco tempo de desencarne, não é totalmente impossível, mas não é recomendável, visto o espírito encontrar-se num estado de adaptação a sua nova vida, e de sentir-se ainda fortemente ligado às vibrações materiais.


A mediunidade não deve ser encarada como um dom nosso, e sim, um dom a nós dado por Deus, uma ferramenta de trabalho em benefício não só do próximo como do próprio médium, pois se bem utilizada é uma ponte para a evolução de nosso ser. Mas a paciência para se obter a comunicação deve ser levada em conta, pois existem barreiras dos dois lados que podem adiar por um bom tempo o tão sonhado intercâmbio.
Em casos extremos, pode acontecer do desencarnado, ao ver o estado de sofrimento dos familiares com a sua partida, pedir aos espíritos responsáveis por sua adaptação ao mundo espiritual para ir acalmar-lhes os corações..
Muitas vezes, os espíritos dos entes queridos vêm nos visitar e nós não damos por isso, ou mesmo, durante o sono, o nosso espírito vai se encontrar com o dele, vai visitá-lo, e não guardamos lembrança de nada, a não ser uma saudade, uma lembrança dele que não sabemos nem porque nos vem tão repentinamente. 


Sabemos através dos ensinamentos espirituais, que todos nós ao fecharmos nossos olhos para a vida material e nos transferirmos para a vida espiritual, ficaremos num sono, numa espécie de torpor, recebendo todo o amparo e ajuda de equipes espirituais para nos desfazermos das vibrações materiais com maior rapidez.
Então, esse período para o espírito é de fundamental importância, requer daqueles que ficaram, o amparo da prece e de vibrações de amor e de que seus sofrimentos não ultrapassem aquele da saudade, sem extrapolar para a revolta com os desígnios de Deus. O importante, é sabermos que o desencarnado requer um tempo para se reconhecer. Muitas vezes eles não se sentem mortos, sente-se como se estivessem num sonho; ficam sem entender o estado em que estão. Mas, esses irmãos não ficam sozinhos nunca. É preciso que saibamos disso: os espíritos responsáveis por eles estão junto esperando que as vibrações materiais mais grosseiras se desfaçam, cuidando com todo o carinho para que eles possam se adaptar ao novo estado.


Abra o seu coração para Deus, apenas Ele poderá te ajudar. A saudade é grande, mas devemos pensar que, esteja onde estiver, nosso ente querido estará bem, melhor do que aqui, e ao lado de Deus nosso Pai!


Por Guilhermina Batista Cruz

20 comentários:

  1. É verdade querida, perder pessoas amadas, dói por demais,mas sabemos que com certeza estão num lugar cheio de paz e no colo de Jesus...beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Venha o que vier.
    Não diga que não fez o bastante para fazer
    feliz quem você ama.
    Não ache que não houve tempo para dizer
    tudo o que queria dizer. Agradeça a oportunidade de
    ter havido um anjo em sua vida, mesmo que por pouco
    tempo, e saiba que esse mesmo anjo esteve e sempre estará
    ao seu lado.
    E se tuas palavras e gestos foram de coração, então
    você disse tudo e fez o bastante.
    Temos nosso próprio tempo, passamos
    por esse mundo deixando pessoas queridas,
    mas na certeza de que ainda possamos
    um dia nos encontrar novamente. As alegrias
    desse novo tempo sempre irão marcar vida após vida.
    Por tudo isso não chore, não diga que poderia ter feito mais,
    que você não terá forças. Pois o mesmo anjo que passou por
    sua vida sempre estará por perto dando-te forças para que cada
    queda seja uma lição de vida.
    Se sentir saudades, cante nossa musica favorita, lembre de nossas piadas, se puder feche os olhos e tente tocar a estrela mais distante do céu.
    O amor cura as magoas e fecha as feridas. Apenas ame, ame muito...


    Por: Priscila Alencar

    Fiz esse texto e lembrei de você!!
    MIl beijos =D
    http://enigmadaalama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Saudades de vcs!
    Perder um ente querido significa um dos momentos mais difíceis da existência humana. A dor da separação daqueles que amamos pode ser definida de inúmeras formas.A pessoa deve tentar levar sua vida adiante, porque quando ficamos presos demais à perda, no futuro acabamos tomando conhecimento de que não vivemos a própria vida e sim, a vida do outro.
    A pessoa que sofre a dor da perda de um ente querido não deve depender emocionalmente disto. Apesar de muitas vezes servir como consolo, a pessoa precisa criar forças em seu próprio mundo interior...é o q eu penso!
    Bom final de semana!
    Beijos]..obrigado pela visita carinhosa ao meu blog

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, aliás, como todos os que tens colocado à nossa disposição para ler. Perdas nunca deveriam existir, mas não temos como fugir delas, elas são a porta para a nossa elevação, o retorno a nossa verdadeira casa. E aproveitando te desejo um super Feliz Dia das Mães com muita paz, muita luz, muito amor. Um grande beijo no teu lindo coração. Suzana.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que o tempo amenize a dor mas nunca nos recuperamos, só nos resta acreditar e eu creio nisso fielmente, que é um até breve e que logo estaremos juntos. Um texto maravilhoso, desejo a ti um feliz das mães com muita paz a amor.

    ResponderExcluir
  6. Um texto que merece ser lido e refletido.Uma prova de aceitação
    e de amor.Bj. Irene Alves

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga
    Nunca é fácil perder um ente querido. Que Deus continue te oferecendo forças para a aceitação, já que é impossível a aceitação. É uma dor imensa que esmaga o coração aos pouquinhos. Que texto maravilhoso. Perfeito para nos fazer refletir
    Beijokas de carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!
    que seu dia de mãe seja abençoado!
    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ilca querida...
    A dor de um ente querido principalmente um filho, doi e doi, muito em qualquer lugar do mundo doi e doi muitooooooooooo.
    Não gostaria que ninguém sentisse o que nós sentimos nas nossas entranhas.
    Essas datas são muito dificies, mas temos que pensar nos que cercam e nos rodeiam eles estão vivos e precisam muito de nós.
    Vou fazer um almoço para meus filhos e sei que o Saulo como a Thais vão estar presentes e junto conosco.
    Força amiga bjs...

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite
    Tudo bem?
    Vou sair um pouco do meu padrão de comentar..
    Apesar de ser "copy and paste", é do Meu para seu Coração
    " ...é dia de agradecer à Deus
    pelo privilégio de se ter uma mãe,
    tão corajosa, quanto cautelosa
    seus sábios conselhos, a sua mão estendida
    nos momentos certos, prova que és um farol a indicar e clarear
    a melhor direção que devemos seguir.
    Que a cada amanhecer, um sorriso brilhe
    que sua caminhada seja suave, sem tropeços,
    que olhes o futuro com esperanças renovadas
    com a certeza que chegará ao seu destino
    tendo cumprido as determinações de Deus.
    Observe com olhos brilhantes o mundo a sua volta
    pois os maiores segredos da felicidade
    estão escondidos nas pequenas coisas
    e nos gestos mais simples de carinho.
    ... é somente mais um dia que pertence
    à todas as mães durante a sua existência preciosa
    Ofereço o máximo dos meus melhores desejos
    os meus sinceros votos de paz , de serenidade
    e que a vida de cada mãe se enriqueça cada vez mais
    com saúde, compreensão e amor no coração."
    Feliz Dia das Mães
    Bom final de semana
    Beijos
    (IN)FELIZ

    ResponderExcluir
  11. Olá Ilca...
    É impossivel não se emocionar aqui, tudo transborda e transfere amor.
    Essa semana minha tia nos deixou, era idosa já.
    Minha avó faz cinco anos que não a vejo, mas a amo muito, como sempre foi. Não é a presença ou a ausencia que nos faz amar ou deixar de amar, né mesmo?

    Minha amiga, bom demais ter estado aqui, e voltarei...minha vida é um pouco agitada , trabalho muito, mas tentarei sempre passar aqui pra te deixar um abraço minha querida.

    Feliz dia das mães, a Thaís é linda. Uma princesa do Senhor, que agora vive num Reino lindo.

    Bjos, Deus te abençoe...
    Até breve!

    FELIZ DIA DAS MÃES!!!

    ResponderExcluir
  12. Ilca querida,

    nós sabemos o quanto esta data significa... Quem passa por isso, sabe!
    Ouvia muito uma frase logo que perdi o meu anjinho: "Feliz a mãe que tem um anjo no céu!"
    Hoje o céu está em festa. De lá, nós mães, receberemos mensagens carinhosas de anjos, trazidos por anjos.

    Que neste dia, todas as alegrias sejam compartilhadas como se ela estivesse junto, e ela estará, tenha certeza!
    Por isso, desejo um dia muito feliz pra você!

    Parabéns a todas as mães!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Minha querida Ilca,
    Que bom reencontrar voce! Fiquei muito feliz com sua presença no Sonhos! Sabemos que hoje não teremos um dia das Mães feliz em sua totalidade...falta-nos um pedacinho de nós!
    Que Deus possa consolar o meu e o teu coração.
    Um dia das Mães sereno...
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha amiga mais querida!
    Que alegria vc me dá, com todo esse carinho. Fico aqui pensando, como posso lhe diminuir a dor da saudade?
    Gostaria de poder. Mas acho que a saudade, embora doída, é uma ponte entre vcs.
    É quando vc se sente ao mesmo tempo, tão perto e tão distante.Junto com ela vem as lembranças de momentos inesquecíveis e felizes, que só o amor que lhes uni pôde construir.
    Não tenho uma relação assim com minha mãe. Mas graças a Deus tenho com a família que eu formei.Depois de muitas decepções com relação a ela, hj percebo que ela precisa muito de ajuda, mas não admite. Contudo, não perco a fé, quem sabe um dia...
    Seu amor pela Thais é lindo, pense o quanto ela estará feliz, te sentindo bem, e o Thiago tbm. Força minha amiga. Nosso pai em sua infinita bondade, zela por vc.
    Te quero muito bem, e em minhas preces, vc está sempre incluída.
    Deus te abençoe e ao Thiago.
    Bjs de luz, com o abraço apertado de sempre.
    Rita

    ResponderExcluir
  15. Olá, minha amiga mais querida!
    Que alegria vc me dá, com todo esse carinho. Fico aqui pensando, como posso lhe diminuir a dor da saudade?
    Gostaria de poder. Mas acho que a saudade, embora doída, é uma ponte entre vcs.
    É quando vc se sente ao mesmo tempo, tão perto e tão distante.Junto com ela vem as lembranças de momentos inesquecíveis e felizes, que só o amor que lhes uni pôde construir.
    Não tenho uma relação assim com minha mãe. Mas graças a Deus tenho com a família que eu formei.Depois de muitas decepções com relação a ela, hj percebo que ela precisa muito de ajuda, mas não admite. Contudo, não perco a fé, quem sabe um dia...
    Seu amor pela Thais é lindo, pense o quanto ela estará feliz, te sentindo bem, e o Thiago tbm. Força minha amiga. Nosso pai em sua infinita bondade, zela por vc.
    Te quero muito bem, e em minhas preces, vc está sempre incluída.
    Deus te abençoe e ao Thiago.
    Bjs de luz, com o abraço apertado de sempre.
    Rita

    ResponderExcluir
  16. Ilca no corre corre da vida perdi o caminho desta tua casa abençoada, quanto lenitivo você leva aos corações saudosos, lenitivo tão necessário para a superação da separação dos entes amados. O nosso sentimento de saudades é saudável ao nosso ente querido se com ele não vier a dor e a revolta. A saudades em si, é apenas mais uma forma de amor, se com ele lembrarmos os bons momentos vividos, nossas lágrimas serão bençãos que lavarão nossa alma e ao mesmo tempo não prejudicaram de forma nenhuma aquele que partiu ao contrário das lágrimas de dor e revolta.
    A melhor maneira de nos consolar e consolá-los, pois eles também sentem saudades, é tentarmos levar uma vida digna e construtiva na seara do amor. Obrigada pela tua presença em minha casinha na net, levando-me carinho e incentivo através de teus generosos comentários, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  17. Amigos queridos!
    Agradecendo muito a presença de todos, quero dizer que fiquei feliz e me emocionei muito ao ler as mensagens tão lindas de cada um de vocês, amei! Obrigada por todo carinho e ternura, por cada palavra que trouxe conforto e muita paz ao meu coração. Amigos, vocês realmente fazem a diferença em minha vida!
    Que Deus cubra de bênçãos e luz todos os dias de suas vidas!
    Meu abraço carinhoso e grande beijo a todos.

    ResponderExcluir
  18. en verdad es realmente doloro pero siempre se deve aceptar la voluntad de dios nuestro señor, solo el sabe lo mejor para cada uno de nosotros... lindas letras... bjs.

    ResponderExcluir
  19. Lica,obrigada pelo blog! Abraços. Inté!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...