Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

sábado, 12 de agosto de 2017

A dor da Saudade e a certeza do Reencontro!

                                                         
O Espiritismo e a Saudade

O Espiritismo é uma doutrina consoladora, por nos demonstrar a continuidade da vida após a separação terrena. Mas devemos reconhecer que o fato de sabermos que a vida continua não ameniza a saudade, pois é difícil superar o silêncio. Esse silêncio que dói e que não é preenchido
por nada.

Talvez se tivéssemos em mente, se nos lembrássemos com frequência, que todos aqueles que amamos um dia irão partir da matéria, muitos deles antes de nós, talvez então os valorizássemos mais, talvez então notássemos mais as suas virtudes e menos os seus defeitos.

Mas isso também vale para quem, por algum motivo, esteja afastado dos seus. É claro que então a saudade ainda dói, mas ao mesmo tempo alenta, porque o reencontro não depende de que todas as pessoas estejam novamente no mesmo plano…

Uma coisa a ser evitada nos momentos de saudade é justamente pensar nela. Antes de deprimir-se, é melhor se manter ocupado com coisas úteis. Não há um monte de coisas que deixamos pra fazer quando tivermos tempo? Pois que se aproveite o espaço vazio deixado pela saudade para ocupar-se com essas coisas.

A palavra saudade só existe na língua portuguesa, e sua etimologia é a mesma da palavra solidão. E são realmente sentimentos que se confundem. Pois a solidão também pode ser aproveitada para coisas que em outras ocasiões e circunstâncias não seriam possíveis. É na solidão que entramos em contato com nós mesmos, com nosso universo interior. Na solidão podemos encontrar respostas seguras para as incertezas que alimentamos, e esse contato com nosso íntimo é que nos dá coragem para enfrentar as dificuldades da passagem pela Terra.

Quando estiver de braços com a saudade, não permita que ela se transforme numa prisão emocional, impedindo que você saiba aproveitar os dias que de repente ficaram mais compridos, impedindo que você domine o seu pensamento, que você domine as lágrimas, que você domine o desânimo que bate à porta ameaçadoramente.

Não! Todos os períodos da vida são importantes, nenhum se repete, com toda a certeza um dia a oportunidade de aprendizado e vivência desse momento da sua vida lhe será cobrado, e é bom que você tenha aproveitado. Seja útil, seja útil aos outros, aos que ficaram, seja útil a você!

E quando puder estar novamente ao lado das pessoas que ama, aproveite ao máximo, viva cada detalhe, cada momento; sabe-se lá quando terá outro abraço como esse? É triste? Talvez.

Seria pior se não houvesse o reencontro nesta vida; pior ainda se não houvesse amanhã. Mas a vida é um dia depois do outro, cada um deve ser aproveitado ao máximo, com saudade ou sem saudade.  

Quanta oportunidade um dia nos oferece!

Que o vazio da ausência seja preenchido com bons pensamentos e atividades construtivas.

E que se aproveite essa oportunidade de aprendizado para, no decorrer dessa vida e pela eternidade, darmos o devido valor às coisas simples, que não exigem nada de extravagante para serem feitas.....
Basta a presença daqueles que amamos !


 Morel Felipe Wilkon

8 comentários:

  1. Linda reflexão e essa saudade é mesmo grande, do tamanho da certeza do reencontro! Lindo domingo! bjs., chica

    ResponderExcluir
  2. Um consolo e uma exortação ao bem viver...Obrigada pelo texto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Ilca
    A saudade é grande. Jesus prometeu vida eterna para todo aquele que o recebe como Salvador e essa certeza nos anima na caminhada. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Ilka!
    Saudade é prova de maor... isso nos basta!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Sim a certeza desse reencontro é muito consolador, e ajuda a gente a continuar nessa vida, com a esperança de um dia poder desfrutar da alegria desse reencontro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Ilca!

    Um senhor texto, impregnado de lucidez e esperança.
    Um dia, voltará a se reencontrar com sua amada filha, tenho certeza.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, pois quando a saudade dos meus pais e outros entes queridos que já partiram, aperta as lágrimas descem, a dor intensifica e a solidão machuca. Esse texto é bem esclarecedor no tocante ao que fazer para minimizar esse sentimento torturador.
    Beijos e uma semana de paz.

    ResponderExcluir
  8. Espero um dia reencontrar meu amado filho....as vezes penso e se ele estiver encarnado quando eu me for? Com será/ Coisas que ainda não entendo muito bem.... mas a saudade é tão grande...as vezes dura de suportar!

    mas vamos seguindo ! bjssssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...