Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 14 de setembro de 2014

Luto - A difícil arte de lidar com as perdas


Quando falamos em perdas podemos imaginar perda por "n" motivos. Hoje, vamos refletir sobre perdas afetivas por morte.

Toda forma de lidar com ela varia conforme a pessoa; não existe um programa preestabelecido. As reações são individuais podendo durar muito ou pouco tempo. Várias reações podem surgir desde um choque inicial, altos e baixos emocionais, descrença, negação, culpa e raiva.

Quando a perda foi muito significativa as reações podem ser mais fortes, como um grande desânimo, mudanças de humor, falta de sono, indisposição, esquecimento, falta ou excesso de apetite, ressentimentos com a vida ou entes queridos.

Nesse momento de dor e sofrimento evite tomar decisões importantes. Algumas pessoas quando sofrem grandes perdas tomam atitudes radicais em relação à vida, ao trabalho ou à casa onde moram. Pense bem se essas mudanças farão bem à você. Conte com a ajuda de pessoas queridas, amigos que talvez tenham passado por isso também, ou profissionais da área.

Seja paciente com suas próprias atitudes e com seu tempo de recuperação. As perdas abrem feridas que podem demorar para cicatrizarem. Seja paciente com os outros também. Nesse momento seu ritmo de vida ainda não está equilibrado e assim pode se achar incomodado com o ritmo do outro.

Algumas pessoas não sabem o que dizer para consolar. Compreenda que é difícil para elas lidarem com sua dor. Reflita sobre seus valores internos e externos, faça uma revisão de si mesmo. Quando sair dessa situação, sairá bem melhor, e as lembranças do ser amado que partiu poderão vir com mais leveza.

Opte por uma forma de vida mais agradável. Saindo de casa, aos poucos, poderá cumprir sua rotina de trabalho e cuidar de suas responsabilidades. Busque algumas horas tranquilas do dia em que possa chorar, desabafar, se esvaziar. Desse modo, será possível perceber o que está mais profundo em si mesmo.

Viva seu luto no tempo que for necessário, respeite seus sentimentos. Algumas pessoas, nesse período, não gostam de ver fotos ou objetos do ente querido. Não há problema, isso não quer dizer que gostem menos dele. Não tenha medo do luto terminar, não é prova de desamor, é sinal de equilíbrio interior.

Tente ficar tranquilo, perceba sua forma de reagir, conscientize-se dela, assim, irá em direção ao seu equilíbrio de maneira natural e suave.

Lembre-se: falar sobre a perda ajuda muito em sua cura.

Maria Cecília C. Varejão
Terapeuta holística. 


Obrigada amigos, por estarem sempre comigo e pelo carinho que aqui deixam.
Deus abençoe a todos nós! Que nossa vida seja sempre permeada de fé, de amor e esperança !!

Abraços apertados !!




 

6 comentários:

  1. Linda mensagem. Falar sobre as perdas ajuda a viver o luto. Um bj e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Penso ser verdade...acho que o silêncio pesa e dói mais. Procuro lembrar sempre dos momentos bons e da experiências conjuntas vivenciadas. Assim mantenho viva na memória a gratidão das dádivas.
    Um abraço, paz e Luz!

    ResponderExcluir
  3. Momento de luto , muito difícil passar essa fase.
    Gostei de ler sua mensagem!
    boa semana !

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Ilca !
    Como vai minha amiga? Olha achei uma ótima mensagem, é muito difícil lidar com perdas, isso pra todos, então é na fé e na esperança que devemos nos agarrar mesmo.
    Um abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga querida:
    Eu que coordeno o grupo amigo Solidários na Dor do Luto, há muito tempo, quando li a tua postagem entendi, e todas as pessoas, que estão vivendo a dor do luto, não tem um tempo certo , para amenizar essa dor tão profunda a dor da alma, mas vão encontrar uma maneira de cada dia colocar um pouquinho desta dor dentro do seu coração, esquecer jamais, com o tempo essa dor vai amenizando e ficando mais suave...
    Um carinho para o Thiago e para vc muita Luz e paz no teu coração... bjss......

    ResponderExcluir
  6. Boa mensagem! É isso mesmo, cada pessoa reage do seu jeito, ao seu tempo, em sua dor. A dor não nos abandona, temos que apenas aprender a conviver com ela. Acredito fielmente que essa dor de saudade um dia terá seu fim quando encontrarmos nossos amores, entendermos porque passamos por isso e após o ponto que achavámos ser o final, entendermos que só se tratava de uma vírgula. E a história continua...Um abraço apertado Dona Ilca, Tati.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...