Dedico este blog à minha filha Thais, meu eterno amor, que partiu muito cedo para um lindo lugar... no outro lado da vida ..!!!

Seguidores

domingo, 7 de setembro de 2014

Metáfora - A alma e os pássaros


As metáforas são pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.

As Escrituras Sagradas das diferentes tradições religiosas, não raramente lançam mão de metáforas para tornar mais claro o entendimento das verdades do mundo espiritual.

Uma das mais belas metáforas é uma passagem dos textos da Fé Bahá'í... que compara o corpo físico a uma gaiola e o espírito a uma ave que nela habita.

"Imaginar que o espírito pereça ao morrer o corpo, é como imaginar que o pássaro morra ao quebrar-se a gaiola. Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro. Nada tem o pássaro que recear com a destruição da gaiola."

"Se a gaiola for quebrada o espírito continuará a existir, e seus sentimentos serão até mais poderosos, suas percepções mais intensas, e sua felicidade maior."

A morte física - um mergulho no infinito, a hora de voar...
O suave voo das aves é uma metáfora visual a nos sussurrar que a alma é livre das limitações impostas pela matéria.
Uma metáfora visual e poética que se revela aos que se dispõem a enxergar além do que os olhos podem... 

E ao deslizar pelo céu, as aves nos recordam dos nossos entes queridos que já partiram. Todos os que deixaram para trás este mundo de provações e caminhadas, sonos e vigílias, noites e dias, esperanças...

E as aves nos recordam ainda que em breve também chegará a nossa hora de voar.

Da força das asas depende a altura a que se pode alcançar.

O corpo, frágil argila, sofre os efeitos do tempo.
A alma, puro sopro, é eterna.

Aproveitemos os breves e incertos dias da nossa jornada terrena, para fortalecer as Asas do Espírito e alimentar a nossa alma com valores nobres e ideais elevados.

Uma dieta espiritual farta de amor e bondade, caridade, pureza, compaixão, perdão e justiça, gratidão, bem-aventuranças. De modo que, quando a hora derradeira bater à nossa porta, possamos voar com asas limpas e puras até as mais sublimes alturas.

(Autor desconhecido)




Deixo meu grande e forte abraço com o meu maior agradecimento a todos que me visitam e pelo carinho que aqui recebo de cada um, esperando em breve voltar a visitar os blogs amigos. Obrigada, sempre, por toda força que vocês têm me dado para continuar minha árdua caminhada.

Beijos, amigos queridos. Fiquem na paz!



 

10 comentários:

  1. Olá Sônia, mãe de Letícia que hoje vive no Mundo Espiritual.
    Obrigada pela presença e pelo seu comentário no post anterior.
    Deixei um recadinho lá para você.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e como já disse leio as suas mensagens religiosamente toda semana. A saudade fica agradeço a DEUS todos os dias pelas notícias que tenho recebido do Mundo Espiritual de como está minha filha, uma semana depois do seu desencarne ela enviou para consolo da família uma carta psicografada relatando que está bem e em outros momentos através de médiuns do Centro Espírita que frequento.
      Bjs e uma boa semana para você.
      Sônia

      Excluir
  2. Oi, Ilca , obrigada pela sempre inspiradora mensagem que pode ser sentida pela alma de quem a lê.
    Obrigada
    Um abraço, Paz e Amor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ilca bela mensagem ...aproveitamos os breves e incertos dias da nossa jornada terrena,fortalecer as asas do Espríto e alimentar nossa alma com valores nobres e ideais elevados.Beijo de luz.

    ResponderExcluir
  4. Muito linda esta metáfora, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  5. Amiga! Vim aqui dar uma olhadinha, antes de mais para lhe pedir desculpa do meu procedimento, pois tinha vários comentários seus e de outras pessoas não publicados. Tive um problemazinho de saúde que me afastou um pouco da blogosfera, e esqueci até de ver os comentários feitos aos meus trabalhos.
    Gostei muito deste texto, voltarei para dar mais uma voltinha por aqui para aprender sempre mais, pois são as partilhas que nos enriquecem.
    O melhor do mundo para si e todos os seus. Obrigada pelos seus carinhos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. ¡Hola, Ilca!!!

    Que bellísimo texto nos dejas, para una buena reflexión. Lo leí dos veces para entenderlo mejor; y que verdad tan grande esa metáfora, efectivamente somos una jaula que va envejeciendo... enfermando y llega un momento que se rompe y se escapa en un vuelo infinito, nuestro espíritu que es como un pájaro en vuelo.

    Ojalá que cuando llegue ese momento, no encuentre tormentas y tempestades, vaya derechito al cielo al lado del Padre eterno.
    Ha sido un inmenso placer pasar a leer este texto fantástico que nos enseña cual es el camino a seguir.

    Te dejo mi gratitud y mi estima siempre.
    Un abrazo y se muy muy feliz.

    Estuve de vacaciones un tiempo y no he podido pasar antes por tu rincón bello.

    ResponderExcluir
  7. Ilca como sempre você alimenta nossas almas, linda mensagem, bjos Luconi

    ResponderExcluir
  8. Bellissimo racconto, sospeso a metà tra favola e poesia.

    ResponderExcluir
  9. OI ILca querida, sempre um alimento para o nosso corpo alma, essas tua ricas postagens, gostei demais e acredito e creio que é dela que devemos cuidar o resto tudo é nada..
    Realmente não tinha lido, só agora visitei o blog e adoreiii
    Eu com esse meu probleminha de saúde muita coisa passa...
    Bjs te amo querida continue com essa LUZ..
    Carinho para o meu amigão Thiago...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...